Antonio Patriota deve substituir Celso Amorim no Ministério das Relações Exteriores

A presidente eleita, Dilma Rousseff, tem sobre a mesa uma equação, apresentada como a mais provável por fontes do governo e da equipe de transição, para o Ministério das Relações Exteriores: substituir Celso Amorim por Antonio Patriota e nomear Vera Machado, atualmente subsecretária para assuntos políticos do Itamaraty, para a Secretaria Geral - posto ocupado por Patriota. Dilma decidirá como ficará a chancelaria brasileira nos próximos dias, assim que confirmar os nomes dos ministros palacianos.

Com essa definição, Dilma poderá anunciar ainda esta semana, ou no início da próxima, os chamados ministros de Estado: Justiça, que deve ser ocupado pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP); Defesa, com a manutenção de Nelson Jobim; e Relações Exteriores.

Dilma quer mulheres no comando de embaixadas
A Secretaria Geral do Itamaraty é o posto mais alto na carreira diplomática - o ministro não é, necessariamente, da carreira - e nunca foi ocupado por uma mulher. Dilma também quer aumentar o número de mulheres à frente de embaixadas do Brasil. Dados do Itamaraty mostram que, de 1.584 diplomatas brasileiros, apenas 339, ou 21%, são mulheres.

O atual assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, fecha o grupo que vai cuidar da política externa do futuro governo Dilma. Garcia foi o coordenador da campanha da presidente eleita e tem bom trânsito entre os países vizinhos. Além disso, Garcia possui contatos com a ala esquerda dos principais países de interesse do Brasil, incluindo os Estados Unidos. No campo interno fará a intermediação da presidente com o PT.

A presidente eleita dará prioridade à pauta interna, pelo menos no primeiro ano de governo. Suas grandes preocupações são as obras de infraestrutura que possam preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014, o último ano de seu mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário