Opinião


Xenofobia Brasileira
Grecianny Cordeiro - Promotora de Justiça

Preconceito de pessoas da Região Sudeste contra a Região Nordeste do Brasil nunca foi novidade para ninguém. Fingir que isso nunca existiu ou não existe é pura demagogia.

Apelidos jocosos dados a nordestinos e piadas de mau gosto; skinheads para exterminar nordestinos; antipatia a nordestinos que passam em concursos ou mesmo em cursos de graduação e pós-graduação em Estados do Sudeste, isso sempre existiu e só sabe quem já passou.

A campanha presidencial, em especial, a partir do segundo turno, apenas reacendeu essa chama, disseminando-se pela internet uma verdadeira onda de preconceito contra o povo nordestino, apontado como o responsável pela eleição de Dilma Roussef a presidente do Brasil.

Afogar um nordestino passou a se constituir num favor, conforme divulgado no twitter.

Quanta bobagem! Quanta ignorância! Quanta falta de classe! Quanta falta de espírito democrático! Quanta descortesia! Os adjetivos parecem poucos para descrever a contento o significado desse tipo de atitude.

Foi assim, através desse tipo de atitude, que Hitler deu início à “Endlösung” ou Solução Final, o projeto para exterminar os judeus da face da Terra. Curiosamente, um dos encarregados de levar tal missão a efeito, o famoso chefe das SS, Heinrich Heydrich, tinha familiares de origem judia em sua árvore genealógica.

Mas o que isso tem a ver com o preconceito contra os nordestinos veiculado pela internet?
Simplesmente tudo, porque é justamente assim, mediante uma campanha dessa natureza, aparentemente sem importância, estimulando a “afogar nordestinos em São Paulo como sendo um favor”, que se começa a bestial intolerância contra o próximo.
E a exemplo de Heydrich, são poucos os paulistas, cariocas, brasilienses, dentre outros, que não têm parentes nordestinos em sua árvore genealógica.

Ah, mas o povo da Região Sudeste é tão mais culto!
Os alemães nazistas também eram muito cultos, capazes de se deleitar com as óperas de Wagner, com a filosofia de Nietzsche!
Que seja, mas os nordestinos têm algumas características inconfundíveis, que talvez ninguém mais tenha: a receptividade, o bom humor, o sorriso sincero, a tolerância, a parcimônia, a humildade, a perseverança...

Nenhum comentário:

Postar um comentário