Solonópole-CE: Cinco pessoas de uma mesma família que moravam em Juazeiro e Caririaçu morreram em acidente


Raimundo Soares
Um grave acidente com um veículo Pajero foi registrado por volta das 16 horas desta quinta-feira na Rodovia Padre Cícero, resultando na morte de cinco pessoas. À altura do Distrito de São José, entre os municípios de Quixelô e Solonópole, o carro passou direto em uma curva e caiu dentro de um acúde na zona rural de Solonópole. Os corpos de um casal e dois filhos foram resgatados sem vida de dentro do manancial, a exemplo de um aposentado de 82 anos.

Raimundo Inácio de Oliveira, mais conhecido como Raimundo Soares, residia na Rua Carlos Morais em Caririaçu e era presidente do PMDB daquela cidade. As outras vítimas fatais foram o seu sobrinho José Jucier Fernandes, de 49, a esposa deste, Socorro Vania Gonçalves Fernades, de 47, e os filhos do casal Juliana Gonçalves Fernandes, de 10, e João Pedro Gonçalves Fernandes, de 6 anos de idade. O adolescente Lucas Samon Fernandes, de 19 anos, sobrinho de Jucier, escapou ileso do acidente

Os seis haviam deixado Juazeiro do Norte no início da tarde e se dirigiam à Fortaleza. O Sargento Cristóvão do Corpo de Bombeiros de Iguatu comandou o trabalho de resgate dos corpos auxiliado por mergulhadores e o rabecão conduziu as cinco vítimas fatais para o IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu. Jucier Fernandes era auditor da Secretaria da Fazenda e residia na Rua Pedro Henrique de Souza (Parque São Geraldo) em Juazeiro do Norte.

O mesmo havia sido transferido para trabalhar na SEFAZ em Fortaleza e ía aproveitar o período de férias a fim de cuidar da mudança e tratar junto à Secretaria de Educação do Estado da transferência de sua esposa para os quadros da SEDUC na capital cearense. Além disso, ía escolher uma nova escola para a educação dos dois filhos que morreram no acidente. Jucier era irmão do jornalista Demontieux Fernandes, diretor do Jornal Folha da Manhã.

Já o seu tio, Raimundo Soares, tinha encontrado agendado nesta sexta-feira com o deputado federal Mauro Benevides para tratar algumas pendências em relação à agremiação em Caririaçu. Por se tratar de uma conhecida liderança política da cidade, o prefeito Edmilson Leite (PSB) decretou luto oficial de três dias no município, onde o clima é de consternação.
Este blog está aguardando fotos do local do acidente.

Delegado prende pernambucano que se passava por .juiz arbitral..‏


Um suposto juiz está preso na cadeia pública de Icó desde a manhã desta quarta-feira após ter sido levado à Delegacia Regional do município para averiguações. José Carlos da Silva, de 30 anos, é de Recife (PE) e, ultimamente, estava residindo em Icó. Foi o próprio Delegado Adriano Félix que o prendeu juntamente com os inspetores Rubens e Nogueira nas imediações do seu "Tribunal de Justiça Arbitral", que funcionava perto da Faculdade Vale do Salgado.

A polícia já havia recebido algumas informações de pessoas desconfiando do "juiz" e passou a monitorar os passos do pernambucano. Soube inclusive que, algumas vezes, José Carlos ludibriou militares do Ronda do Quarteirão em ocorrências nas quais o mesmo se passava por magistrado. Afora isso pegou carona em viaturas da polícia e era tratado respeitosamente como uma autoridade e o título de doutor.

No momento da prisão ele se encontrava com uma carteira ostentando o Brasão da República Federativa do Brasil que o identificava como juiz arbitral ou juiz conciliador em um documento com sua fotografia. Os cartões de visita do suposto juiz seguiam o mesmo padrão. O Delegado Adriano Feliz o autuou em flagrante e o mesmo vai responder por uso indevido dos símbolos nacionais, falsidade ideológica, usurpação de funções. O crime é inafiançável com pena que varia de 2 a 6 anos de reclusão.

Miséria

Boletim do Governo do Estado do Ceará


Clique sobre a imagem para ampliar

Divulgado calendário escolar de reposição de aulas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), divulgou os dois calendários de reposição de aulas que devem ser seguidos pelas escolas municipais que aderiram a greve. De acordo com os calendários, do dia 1º a 15 de julho haverá aulas de reposição. O recesso escolar será do dia 16 ao dia 31 de julho. As reposições também ocorrem em três sábados de cada mês. De acordo com o primeiro calendário, o período letivo de 2011 será encerrado no dia 28 de fevereiro. Já no segundo calendário, no dia 29 de março. Segundo a secretária de Educação, Ana Maria Fontenele, não existe outra alternativa de calendários que garantam os 200 dias letivos e as 800 horas aula que respeitam a determinação da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB). "Precisamos priorizar os alunos, que na administração da Prefeita Luizianne Lins tem garantidos os dias letivos determinados pela LDB", reforçou.

Mutirão mobiliza o Pici pelo fim do sub-registro civil

Sábado (2), a população do Pici vai receber uma edição do Mutirão pela Cidadania – Campanha pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica. A ação acontece das 9h às 15h, no Centro de Cidadania César Cals (Rua. Cel. Matos Dourado, 1499). O objetivo é erradicar o maior número de casos de sub-registro civil de nascimento daquela região. Durante o Mutirão, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), a população terá acesso a emissão de documentos, como carteira de trabalho, CPF, RG (primeira e segunda via), certidão de nascimento, atendimento do Conselho Tutelar, atendimento jurídico, Procon Itinerante, vacinação, verificação de pressão arterial e diabetes, corte de cabelo, massoterapia, dentre outros serviços. Esta é a terceira edição do Mutirão, que já esteve na Granja Portugal e no Vicente Pinzón. Vale lembrar que quem não possui certidão de nascimento, não comprova o registro civil e não está apto a obter documentação básica. Sem ela, a pessoa não pode se cadastrar em programas sociais, matricular-se em escolas, abrir conta em banco, obter crédito, votar, entre outras limitações. No caso das crianças, a falta de registro aumenta a vulnerabilidade ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao aliciamento para atividades criminosas e ao tráfico de crianças.

Deputada Bethrose lança sua página na internet

Já está no ar o site do mandato da deputada estadual Bethrose (PRP) www.bethrose.com.br , onde são divulgadas as ações da parlamentar. Além de notícias, o internauta poderá ficar informado dos Requerimentos e Projetos de Lei de autoria da deputada. O portal favorece uma navegação dinâmica e agradável e proporciona uma interação entre Bethrose e a população.

Através do site, os internautas poderão sugerir Projetos de Lei e temas para pronunciamentos. Também poderão acompanhar a agenda de compromissos, responder enquetes, conferir fotos e vídeos e acessar as redes sociais Facebook, Orkut e Twitter; e o Canal no Youtube.

A partir de agora, o cidadão poderá acompanhar toda a atuação política, 24h por dia e de qualquer lugar do planeta, o que torna o mandato ainda mais participativo.

PERFIL – Em seu primeiro mandato eletivo, a deputada Bethrose foi eleita com 45.506 votos. É formada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com especialização em Tecnologia Educacional. Antes de ingressar na vida política, foi professora universitária por 15 anos.
Press release do gabinete de deputada

Evento de lançamento da Frente Parlamentar do Audiovisual

No dia 05 de julho, às 17:00h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual.

O evento contará com a presença de Senadores, Deputados, Ministros e demais membros do governo, além de representantes da comunidade audiovisual brasileira, diretores, produtores, atores e atrizes, técnicos e trabalhadores de cinema e TV, distribuidores, exibidores de cinema e empresários de TV.

A presidente da Frente é a atual vice-presidente nacional do PT e presidente da comissão de educação e cultura, Deputada Fátima Bezerra, do PT/RN. São esperados mais de 600 convidados para prestigiar o evento. A frente conta com 204 deputados e 22 Senadores, com nomes como Romero Jucá, líder do governo no Senado e Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados.

Audiência em Itapipoca debate a situação da cajucultura no Ceará


A situação da cajucultura no Ceará será debatida, em audiência pública, nesta sexta-feira, às 9 horas, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) de Itapipoca, que fica na Praça dos Três Climas. A promoção é das comissões de Agropecuária e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo o deputado Manoel Duca (PRB), autor do requerimento que solicita a audiência, a intenção é debater com autoridades do setor a atual situação da cajucultura no Ceará. “Temos que trabalhar em conjunto, com todos os envolvidos. Ouvir a demanda do associado - não só o segmento industrial, mas toda a cadeia produtiva -, procurando ouvir as autoridades que estão envolvidas neste assunto”, conclama o republicano.

Manoel Duca já havia falado sobre esse assunto na sessão plenária do dia 19 de maio deste ano, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele disse que faltam investimentos do Governo do Estado no setor e que os produtores estão desestimulados. Ele cobrou providências emergenciais da parte do poder público, sob pena de o setor sucumbir.

De acordo com o republicano, mais de 57 mil famílias são produtoras de caju no Estado. Por ano, mais de 28 mil trabalhadores rurais são envolvidos na manutenção de cajueiros e colheita de caju. Em indústrias de beneficiamento de castanha, são outras 15 mil pessoas – sendo 80% mulheres.

A cidade de Itapipoca foi escolhida como sede da audiência, segundo Manoel Duca, por ser equidistante de outros municípios produtores de caju.

PPA discute ações de Governo em Sobral



Encontro ocorreu na quinta-feira 30 no Centro de Convenções de Sobral. Foto - Divulgação
Foi realizada em Sobral, na quinta-feira 30, no Centro de Convenções, encontro regional do Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA), com a presença do governador em exercício Domingos Filho (PMDB). Ele aproveitou para explicar o PPA e a importância da contribuição da sociedade. “O governador Cid Gomes quer planejar o Ceará colocando sua equipe em todas as regiões para ouvir o cidadão”, reforçou.

Domingos Filho destacou em seu pronunciamento os investimentos feitos pelo Governo do Estado na microrregião de Sobral no período de 2007 a 2009. “É importante essa apresentação que temos feito em cada região para que a sociedade possa constatar o que representou para o Governo o PPA passado”, disse o Governador em exercício.

Também estiveram presentes, dentre outras autoridades, o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT); o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo; e o Ouvidor Geral do Estado, João Melo. Prefeitos da região também compareceram ao evento.

Guanabara decide suspender novamente suas rotas pela BR 222

A empresa de ônibus Expresso Guanabara voltou mais uma vez a intervir na linha que serve aos passageiros dos Municípios da Zona Norte do Estado e suspendeu pela terceira vez, este ano, a circulação de parte de sua frota pela BR-222.
As linhas interestaduais e para outros Municípios mais distantes, incluindo os executivos para Sobral, voltaram a circular pela Rodovia Estruturante, passando por Itapipoca. Isso por conta das condições de trafegabilidade na BR-222, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região Norte do Estado.
Segundo o diretor de Marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, as obras de recuperação da malha viária neste trecho da BR foram suspensos e, por conta disso, se torna arriscado trafegar pela rodovia federal.
"Em respeito ao compromisso com a segurança de seus clientes, a Guanabara vem a público comunicar suspensão parcial de suas operações no trecho compreendido entre as cidades de São Luís do Curu e Forquilha", informou ele.

Boa chance

A conta é do senador Eduardo Suplicy, que preside a Subcomissão de Reforma Administrativa do Senado. Há, na Casa, 2.072 funções e 1.538 cargos comissionados, que custam uns R$ 100 milhões por ano (dinheiro meu, seu, nosso). A Subcomissão, diz Suplicy, propõe reduzir as funções para 1.129, e os cargos, para 1.278. Ah, bom!
Somados os atuais 1.538 cargos e 2.072 funções comissionadas, dá 44,5 funcionários por senador.
Até que, quando um Senador é Senador a gente aguenta, mas tem senador aí...

ASSEMBLEIA BARRA INVESTIGAÇÃO DO STJ CONTRA CID GOMES

Os deputados estaduais votaram na sessão desta quinta-feira (30) o pedido de autorização ao Superior Tribunal de Justiça para que o governador Cid Gomes (PSB) fosse processado por injúria e difamação.

A votação foi secreta. O resultado foi de 40 contra 2. Os parlamentares mantiveram a decisão do relator do processo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, deputado Antonio Granja (PSB), de que o governador não seja investigado pelo STJ.

A ação foi movida, através de uma queixa-crime, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em resposta às acusações de Cid Gomes. No mês passado, o governador chamou o ministro de “inépto, incompetente e desonesto” e classificou o Dnit de “quadrilha” e o ministério dos Transportes de “laia”.
Oposição
Até mesmo o deputado Heitor Férrer (PDT), que faz oposição ao governo Cid Gomes, reafirmou nesta quinta que é contra a abertura do processo. O parlamantar disse que votou a favor do relatório de Antonio Granja, seguindo a maioria. Na justificativa de voto, Férrer disse que é preciso preservar a figura institucional do governador e que o processo será retomado quando Cid Gomes deixar o cargo.

Fogo amigo
Mesmo com a votação secreta, a deputada Eliane Novais (PSB) já havia manifestado à imprensa a intenção de autorizar o STJ a abrir processo contra Cid Gomes. A parlamentar, que é da base de apoio ao governo, tem divergido de Cid Gomes nas últimas semanas. Ela justificou o voto a favor da investigação, afirmando que estaria seguindo o desejo já manifestado pelo governador.

Vale lembrar que Cid Gomes havia dito publicamente que iria “provar nas barras dos tribunais” a veracidade das informações contra o Ministro.

Pra relembrar
No último dia 15 de junho, o Governador Cid enfatizou numa referência clara ao Ministro Alfredo Nascimento que:

“Eu disse: o Ministério e o Ministro [dos Transportes] são ineptos, incompetentes e desonestos. Isso é uma questão. Não tem nada a ver com o nosso movimento aqui. Isso é uma questão porque eu conheço a pessoa de algum tempo atrás e o a opinião que eu tenho dele, eu vou demonstrar lá nas barras dos Tribunais”.

Com a decisão desta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa, Cid Gomes só poderá ser processado quando deixar o cargo, por ter foro privilegiado.

Filho da deputada estadual Mirian Sobreira (PSB) é investigado pela Polícia Federal por crime de sonegação fiscal


A Polícia Federal iniciou, na terça-feira, dia 28, uma série de investigações contra o Trevo Capitalização, com sede em Sobral, distante 230Km de Fortaleza, que semanalmente realiza sorteio de prêmios pelo sistema de bingos, válidos para os municípios da região Norte do Estado.

O Trevo Capitalização está sendo denunciado pela Caixa Econômica Federal (CEF) por suposto crimes de sonegação fiscal e contra a economia popular. De acordo com o delegado da PF, Luís Wagner Mota Sales, os sorteios do Trevo do Norte deverão ser suspensos até a conclusão do Inquérito Federal.

Foram apreendidos, e se encontram na sede do Posto Avançado da PF em Sobral, o globo utilizado na realização das extrações semanais e o caminhão com os prêmios do próxima extração de domingo.

O gerente do Trevo Capitalização em Sobral, Marlon Sobreira, é filho da deputada estadual, Mirian Sobreira (PSB) e do ex-deputado Marcelo Sobreira. Ele foi intimado a prestar depoimento na sede da Polícia Federal contra as denúncias de sonegação fiscal e crime contra a economia popular.

E mais – Nas eleições municipais de 2010, a R.A. Promoções e Serviços Ltda (Trevo do Norte), foi uma das empresas que mais doou para a campanha vitoriosa da deputada estadual Mirian Sobreira (PSB). Inclusive a deputada estadual é alvo de investigação pelo MPF por possuir laços familiares com donos da empresa.

Campo do América: prefeitura de Fortaleza faz nova investida


A indefinição sobre o futuro do Campo do América pode ganhar rumo nesta quinta-feira (30). Às 16h30 a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, vai formalizar uma proposta de compra ao Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS tem a propriedade do terreno, que foi recebido como pagamento de uma dívida que o clube do América tinha com a Previdência Social.

No final do ano passado o INSS chegou a anunciar o leilão do Campo do América, o que gerou manifestações populares, já que o espaço é utilizado como área de lazer por crianças e adolescentes da comunidade. O futebol praticado no local não é apenas diversão para a garotada. Do Campo do América já saíram jogadores para clubes grandes. O espaço descobre e forma talentos esportivos.

De acordo com a tabela dos corretores de imóveis da capital, o metro quadrado no Meireles, bairro onde fica o Campo do América, custa cerca de R$ 3 mil. Mas como a área é cercada por casas populares há uma desvalorização de aproximadamente R$ 500 no metro. Ainda assim, o terreno, que tem 4.378,15 m2 valeria R$ 10 milhões. O INSS chegou a anunciar preço mínimo sugerido para o leilão: R$ 6,2 milhões.

O valor da proposta de compra que será feita pela prefeitura de Fortaleza ainda não foi divulgado, mas com certeza vai ter muita gente cruzando os dedos na tarde desta quinta-feira.
Quando, faz coisa de 25 dias, perguntei como andavam as coisas pelo Campo do América, sabia o que estava ocorrendo. Dificilmente alí terá os equipamentos anunciados pela Prefeitura, pelo Governo, pela Perna Cabeluda. Todo mundo virou pai de um filho que não vai nascer tão cedo,

Pergunta inocente

Motivos quais o prefeito de Senador Pompeu e o Vice, estão presos no Quartel do Corpo de Bombeiros?
A Delegacia de Capturas, por acaso de pequena demais para os dois ou é coisa de artistagem?
Qual é o motivo dessa regalia? Alguém aí, por favor responda.

Prefeito de Senador Pompeu é denunciado por improbidade administrativa

O Ministério Público Federal em Limoeiro do Norte ingressou com duas ações contra o prefeito do município de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira, por improbidade administrativa. As irregularidades praticadas pelo gestor, de acordo com as denúncias apresentadas à Justiça Federal, causaram prejuízo de aproximadamente R$ 3,5 milhões aos cofres públicos.

Apenas à Fazenda Nacional, o município de Senador Pompeu deve quase R$ 3,3 milhões de reais devido a infrações fiscais cometidas na administração de Oliveira e comprovadas pela Receita Federal. Houve declarações feitas fora do prazo e outras com informações incorretas ou omissas. A prefeitura também deixou de recolher contribuições referentes ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Além dos prejuízos financeiros, os atos de improbidade do prefeito de Senador Pompeu impediram que os moradores do município pudessem usufruir de três novas barragens que seriam construídas nas localidades de Amanaju, Jenipapeiro e Xavier. O dinheiro para as obras foi assegurado por meio de convênio firmado em 2007 com o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Caixa Econômica Federal (CEF). Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) e CEF demonstraram irregularidades na construção e má execução de serviços.

A prefeitura de Senador Pompeu chegou a receber 79,96% dos recursos necessários para a construção das barragens. As obras, segundo apontou a CEF no relatório produzido em março, estavam paradas, o que as tornam inúteis na avaliação do procurador da República Luiza Carlos Oliveira Júnior, já que não possuem utilidade se não concluídas por inteiro, pois são incapazes de conter o avanço das águas.

(Fonte: MPF)

Falta remédio

Ontem um paciente do Hospital Cesar Cals, teve duas convulsões seguidas, porque a Casa não tinha o remédio que toma para o problema. Um paciente vizinho é que, penalizado, pediu a um parente para comprar o remédio e dar para o mocinha em convulsão. ISto é uma cena cearense.

Prefeito e vice de Senador Pompeu se entregam à Polícia


Antônio Teixeira de Oliveira e o vice-prefeito estão presos no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza
O prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e o vice, Luis Flávio Mendes Carvalho, entregaram-se à Polícia no fim da noite desta quarta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS), eles estão presos no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, pois possuem nível superior completo.

PT adota cautela e não fala em expulsão do prefeito foragido da justiça
Prefeitos cobram “explicações” do Ministério Público sobre “corrupção generalizada” no Ceará

Os dois estavam foragidos há cerca de oito dias. Esta é a terceira prisão de acusados envolvidos no esquema de fraudes na Prefeitura de Senador Pompeu. Na última terça-feira (28), o secretário de comunicação do município, José Felismino Souza Neto, também foi preso em um restaurante no bairro Mucuripe, em Fortaleza.

Além do secretário, outro suspeito já havia sido preso na última quinta-feira (23) em Madalena, no Sertão Central do Ceará. Agora, 27 envolvidos no esquema de corrupção ainda continuam foragidos da Polícia. Eles tiveram a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no último dia 21 de junho.

Como tudo em torno do Prefeito Teixeira está correndo às esconjdidas, que nem ele próprio, não se sabe ainda se ele e seu colega de cela já tocaram piano, entregaram o escondirijo dos comparsas de fuga, pediram relaxamento da prisão, usaram algemas entre a carceragem e a cela, por fim, todo mundo quer saber o que ele teve no café da manhá, no almoço e no jantar de ontem. Quem levou a comidinha deles? Foi de casa, ou foi quentinha daquelas da Praça da Polícia, alí no centro?

Mais quatro envolvidos no escândalo de Senador Pompeu se entregam à Polícia

Mais quatro envolvidos no escândalo de corrupção no município de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense, se entregaram à Polícia nesta quinta-feira (30). Miguel Alves de Almeida, secretário de Obras e Urbanismo; Tarcísio de Souza, secretário de Obras; Francisco Adriano Costa, secretário de Turismo; Paulo Antônio Nogueira, membro da Comissão de Licitação se entregaram na manhã desta quinta e estão presos na Delegacia de Capturas, em Fortaleza.

Além dos quatro acusados, o assessor jurídico Robério Barbosa Lima também se entregou na manhã desta quinta-feira (30). Na noite desta quarta-feira (29), o prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e o vice, Luiz Flávio Mendes de Carvalho, já haviam se entregado.

Já presos

Agora, já são dez pessoas presas, envolvidas no escândalo do município de Senador Pompeu. Nove foram detidas esta semana, e outro empresário, suspeito de ser o líder do esquema, já está preso há cerca de 10 dias. Os 31 envolvidos tiveram a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no último dia 21 de junho.

TV Assembleia do Ceará será a primeira emissora legislativa no Brasil com transmissão em sinal digital

Ainda este ano, a TV Assembleia terá sua programação transmitida em sinal digital pelo canal 61-2. Isso será possível graças ao convênio assinado no último dia 30, entre a TV Assembleia e a TV Câmara. O presidente do Legislativo cearense, deputado Roberto Cláudio, celebrou a parceria durante a solenidade de inauguração da transmissão digital da TV Câmara, no Distrito Federal.

O convênio com a TV Câmara irá permitir o compartilhamento da transmissão da programação das duas televisões em sinal digital aberto. A cargo da Assembleia Legislativa do Ceará ficam os custos de energia elétrica e de pessoal para manutenção dos equipamentos – que serão instalados pela TV Câmara.

Segundo Roberto Cláudio, “existe uma imposição legal para que, a partir de 2016, todas as TVs brasileiras façam a migração do sinal analógico para o digital e nós estamos antecipando em cinco anos essa exigência, prezando pela excelência do conteúdo, da imagem e do som da TV Assembleia”.

A TV Assembleia está no ar há cinco anos, com sinal analógico, e pode ser assistida em 20 municípios cearenses, além das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Porém, o presidente da AL afirma que tem planos para até o final do próximo ano cobrir todos os municípios do Estado.

Frente Nacional de Prefeitos comemora decisão sobre restos a pagar

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) comemora a decisão do Governo Federal em prorrogar por mais 90 dias a data de vencimento do pagamento dos restos a pagar. “A medida é um avanço, pois oferece mais oportunidade para que os gestores possam vencer obstáculos comuns em obras, como licenças ambientais, licitações, entre outros. Parabenizamos a presidenta Dilma por mais essa iniciativa em benefício à gestão municipal”, destacou o presidente da FNP, João Coser.

A decisão ocorreu ontem (29) e vale para recursos federais oriundos de emendas parlamentares ainda não repassados a Estados e municípios. A medida atende à reivindicação de prefeitos e prefeitas, encabeçada pela Frente Nacional de Prefeitos e Associação Brasileira de Municípios, frente às dificuldades de realizar investimentos com recursos próprios, fato agravado pela crise de 2009.

Os restos a pagar das emendas parlamentares incluem no orçamento projetos e obras direcionados a estados e municípios. O Decreto 7.468/2011, publicado em abril deste ano, havia prorrogado o cancelamento até esta quinta-feira (30). O objetivo seria conter gastos públicos como forma de controle da inflação.

_Penso eu - A Frente Nacional de Prefeito deve estar pensando que teve alguma participação nessa posição da presidente DIlma. Foi pressão, sim, dos partidos da base aliada que fizeram chantagem para qeu ela fosse demovida do pensamento inicial.

JORNAL REVELA QUE CHÁVEZ DEMONSTRA EVIDENTE DIFICULDADE PARA CAMINHAR E VOZ MAIS FRACA


Chávez está visivelmente mais magro e abatido

Visivelmente mais magro e mostrando dificuldade para caminhar, o caudilho Hugo Chávez reapareceu quarta-feira desde Cuba nos vídeos de televisão dos venezuelanos numa espécie de "prova de vida" que pretendia calar as persistentes especulacões de que está demasiado enfermo para governar, diz o jornal El Nuevo Herald, em seu site nesta quinta-feira.
De acordo com o diário editado em Miami em español e como ampla circulação no âmbito latino-americano, não obstante as imagens de televisão, horas depois seguiu-se o anúncio de que uma reunião de cúpula presidencial planejada para os dias 5 e 6 de julho na Venezuela foi suspensa devido à enfermidade de Chávez, que continua na capital cubana depois de sofrer uma intervenção cirúrgica no último dia 10 de junho que se finda nesta quinta-feira.
Não se sabe se Chávez prevê, de todas as maneiras, estar na Venezuela no próximo dia 5, conforme foi anunciado no final presidente dda Assembléia Nacional, Fernando Soto Rojas. Sua presença para essa data, que assinala a comemoração do bicentenásrio da Declaração da Independência venezuelana, é vista por analistas como um indicador importante sobre quão severa é a enfermidade que lhe acomete.
Imagens transmitidas pelas TV estatal venezuelana mostraram um Chávez que caminha lentamente e com evidente incômodo para reunir-se e depois abraçar o ditador cubano Fidel Castro, com quem procedeu a leitura em voz alta das edições do Granma e Juventud Rebelde que circularam na terça-feira.
Chávez se mostrava lúcido - lendo e comentando as notícias do dia, ainda que sua voz mostrava uma menor energia que o habitual - num vídeo que parecia destinado a demonstrar que estava vivo depois de não ter sido visto em público desde sua intervenção cirúrgica realizada em 10 de junho.
As imagens de Chávez lendo ao lado de Castro os diários do dia mostravam certa semelhança às "provas de vida" que comumente apresentam os sequestradores ao mostrar fotografias de suas vítimas junto a publicações recentes.
O hermetismo sobre a enfermidade do caudilho, que oficialmente foi descrita como um abscesso pélvico, tem propiciado uma onda de rumores no país petroleiro. Os rumores mais persistentes sugeriam que sofre de câncer em estado avançado e que até se encontrava em estado de coma.
Fontes da inteligência norte-americana consultadas pelo jornal El Nuevo Herald confirmaram na semana passada que Chávez sofria de um quadro clínico muito difícil, ainda que não terminal, mas admitiram nao podiam confirmar se padecia de câncer.
Uma fonte dentro do hospital em que se encontra Cháveza disse ao jornal The Miami Herald que as normas de segurança se haviam endurecido esta semana e que não estava sendo permitido aos visitantes chegar à sessão VIP onde se encontra o ditador venenzuelano.

Mensagem do Executivo cria Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos

Durante o expediente da sessão desta quinta-feira (30/06), foram lidas quatro mensagens do Executivo Estadual. A de nº 7.268/11 altera o inciso VIII do art. 51 da Lei nº 14.844, de 28 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, institui o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH).

A 7.269 cria o cargo de Secretário Executivo, no âmbito da Casa Militar; a 7.270 autoriza o Estado a implantar Programa de Locação Social, destinado a subsidiar aluguel provisório em virtude de Projetos Sociais de Responsabilidade do Governo; e a 7.271 dispõe sobre a extinção e criação de Cargos de Direção e Assessoramento Superior, no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Também iniciaram tramitação os projetos de lei 169/11 , do deputado Ferreira Aragão (PDT); e 170/11, de Lucílvio Girão (PMDB). O primeiro dispõe sobre a inclusão da disciplina Direitos Humanos no programa curricular das escolas públicas da rede estadual. O de Lucílvio denomina de Salaberga Torquato Gomes de Matos a Escola Profissionalizante do Município de Maranguape.

O projeto de indicação 157/11 , da deputada Bethrose, lido na sessão de hoje, institui a Campanha Estadual de Combate ao Câncer de Próstata.

Também iniciou a tramitação a mensagem do Poder Judiciário 01/2011 , que altera a Lei nº 14.786, de 13 de agosto de 2010 e modificações posteriores, sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Servidores do Quadro III – Poder Judiciário do Estado do Ceará.

INESC desmente fala da prefeitura de Fortaleza sobre transparência do ciclo orçamentário

O Instituto de Estudos Socieconomicos (Inesc) esclarece informações e rebate dados apresentados pela Prefeitura de Fortaleza sobre transparência do ciclo orçamentário nas capitais do Brasil. Em nota, o Inesce faz questão de "esclarecer alguns equívocos divulgados pela Nota Oficial enviada pela prefeitura de Fortaleza respondendo ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente-CE". O Instituto é citado como fonte da pesquisa "Transparência Orçamentária nas Capitais do Brasil", no entanto, alguns erros foram cometidos pela gestão.

O incidente se deu após denuncias feitas pelo vereador João Alfredo e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-Ceará) sobre a retirada em R$ três milhões a verba de projetos das áreas da criança e do adolescente. O vereador pediu à Câmara a transcrição da Nota, que em anexo no email, por considerar muito grave o fato de que a Prefeitura de Fortaleza se utilizou de dados inverídicos em nota enviada pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza para o Blog do jornalista Eliomar de Lima.

A Nota do INESC pontua todas as informações usadas de forma incorreta pela Prefeitura de Fortaleza, restabelecendo a verdade dos fatos. Contestar informações em sua defesa é lícito e válido, desde que se tome como base dados verídicos. Mas, utilizar incorretamente os dados a seu favor, além de levar à população informações incorretas, demonstra desrespeito a uma instituição que tem a credibilidade do INESC.

Pimentel articula redução da contribuição previden ciária para dona de casa de baixa renda

A dona de casa de baixa renda poderá contribuir bem menos do que hoje para ter acesso aos benefícios previdenciários. O senador José Pimentel (PT-CE), que foi ministro da Previdência Social de 2008 a 2010, quer que a contribuição dessas mulheres passe a ser de apenas 5% do salário mínimo, o que corresponde hoje a R$ 27,25.

Pimentel defendeu a idéia em reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (28/6), da qual participaram representantes do governo, da Previdência, da Fazenda e da Câmara dos Deputados. O senador propõe a inclusão do benefício à dona de casa de baixa renda por meio de uma emenda à Medida Provisória que reduz a contribuição previdenciária dos empreendedores individuais de 11 para 5% do salário mínimo (MP 529/11). A MP está em análise na Câmara dos Deputados, cujo relator é o deputado André Figueiredo (PDT-CE). E o texto da emenda, construído por todos esses setores, está quase pronto.

José Pimentel entende que uma redução drástica na contribuição será um incentivo para que mais donas de casa passem a fazer parte do sistema previdenciário e, com isso, tenham direito a aposentadoria por idade, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão para seus dependentes.

O senador também explicou que a emenda à MP 529/11 seria uma forma de regulamentar o parágrafo 12º do artigo 201 da Constituição Federal. O artigo foi introduzido na Carta Magna pela Emenda Constitucional nº 47/2005, da qual José Pimentel foi relator. O texto estabelece que uma lei tratará do sistema especial de inclusão previdenciária para trabalhadores de baixa renda e para as donas de casa de famílias pobres que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico em sua própria residência.

Hoje, essa dona de casa tem de contribuir com 20% do salário de contribuição, que varia de R$ 545 a R$ 3.689, para ter direito aos benefícios previdenciários. Se aderir ao Plano Simplificado, a contribuição é de 11%.

Mais de 1.200 formandos colam grau na UFC a partir de hoje (30)

A Universidade Federal do Ceará forma, neste semestre letivo 2011.1, mais de 1.200 profissionais, através de seis solenidades de colação de grau que acontecerão nos campi da Capital e Interior. Em Fortaleza, as solenidades acontecem na Concha Acústica da Reitoria (Campus do Benfica), às 20h, nos seguintes dias:

30 de junho – Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA) e Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), totalizando mais de 231 formandos;

1º de julho – Centros de Ciências, Ciências Agrárias e de Tecnologia, com mais de 445 profissionais;

4 de julho – Centro de Humanidades, Faculdades de Direito, Educação (Faced) e de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (FEAAC), totalizando mais de 525 formandos.

Nos campi do interior, o calendário é o seguinte: 6 de julho – Cursos do Campus de Sobral, com formatura de pelo menos 36 profissionais; 8 de julho – Cursos do Campus do Cariri, totalizando 46 formandos; e 12 de julho – Cursos do Campus de Quixadá.

DISSIDÊNCIA BAIANA

Embora já seja considerada a futura ministra do TCU na vaga que será aberta com a aposentadoria do cearense Ubiratan Aguiar, a deputada Ana Arraes (PSB) passa a enfrentar um novo concorrente na bancada nordestina: o deputado Sérgio Carneiro, da bancada do PT baiano, ligado ao governador Jacques Wagner. A Bahia, aliás, adora competir com Pernambuco, mas a mãe de Eduardo tem um cabo eleitoral de peso: o ex-presidente Lula.

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 5 milhões no sábado

Ninguém acertou os números do concurso 1.296 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quarta-feira (29) em Ubá (MG), o prêmio acumulou e pode pagar R$ 5 milhões neste sábado (2), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram: 10 - 14 - 43 - 46 - 49 - 53.

Ao todo, 48 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 27.308,81 cada um. Outras 3.607 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 519,15.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Cardozo apoia novo TRF na região Norte

O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, discutiram com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) a criação do Tribunal Regional Federal da Região Norte (6ª Região), de novas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais e de cargos para juízes federais. O presidente do STJ pediu o apoio do ministro para o projeto de lei que prevê a ampliação da Justiça Federal. “A quantidade de juízes disponíveis não é suficiente para dar vazão à demanda de processos num prazo adequado. Precisamos dar celeridade à Justiça”, defendeu Ari Pargendler. “Podem contar com o meu apoio”, disse Cardozo. O projeto prevê a criação de 75 Turmas Recursais em todo o Brasil, sendo uma em Manaus com três juízes titulares. Ao todo, deverão ser criadas 225 vagas para juízes. O TRF da Região Norte será proposta por meio de outro projeto de lei. O tribunal vai abranger os Estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.

Pensando alto

Ex-namorada é que nem aquela calça boca-de-sino: você vê em foto antiga e não acredita que teve coragem de um dia ter saído com aquilo!

Setfor e Convention Bureau assinam convênio para realizar Noite de Fortaleza

A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e o Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FCVB) assinam hoje (30), às 9h30, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), um convênio que consolida a parceria entre os órgãos para a realização de cinco edições da Noite de Fortaleza. O evento será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte e Brasília.
No evento serão distribuídos kits promocionais de Fortaleza e apresentado um vídeo divulgando os atrativos turísticos da cidade aos operadores e agentes de viagens, imprensa especializada, empresas organizadoras de eventos e empresários das cinco cidades que receberam a promoção do destino Fortaleza.
A ação visa fortalecer a imagem da capital cearense como destino turístico, que é reforçada pelas demais participações da Setfor em grandes eventos de turismo do país e pela realização de Road shows, seminários e workshops.
A primeira Noite de Fortaleza, da série, será realizada dia 14 de julho, no Estação São Paulo, localizado na capital paulista, a partir das 19h. A Noite, que acontece na semana da sexta edição de um dos maiores eventos de turismo do país, o Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, contará com a apresentação do humorista Paulo Diógenes e show da Banda Pirata, que comandarão a animação.

Penso eu - Podiam trazer o Miss Gay mundial pra cá.

Candidatos à adoção participam de curso no Fórum Clóvis Beviláqua

O Setor de Adoção das Varas da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza promoveu, nesta terça-feira (28/06), curso de preparação para interessados em adotar. A palestra contou com 25 participantes, sendo dez casais e cinco solteiros, todos inscritos no Cadastro Nacional de Adoção.

Casados há oito anos, J.C.M.X. e A.A.O. afirmaram que o curso é motivador e esclarecedor, tendo em vista que temas como revelação, adoção tardia e adoção inter-racial são abordados. “Como o filho natural ainda não veio, acreditamos que a nossa vocação é adotar”, afirmou A.A.O, que sonha em ser mãe.

A palestra, ministrada pela psicóloga Cristiana Ramos e pela assistente social Fátima Carneiro, servidoras do Fórum Clóvis Beviláqua, também contou com o depoimento de Soraya de Palhano, fundadora da Casa de Jeremias, que acolhe crianças abandonadas de 0 a 3 anos. “É uma honra estar junto a essas pessoas que desejam adotar. Isso é promover justiça”, ressaltou.

Os interessados em adotar devem procurar o Fórum para aderir ao Cadastro Nacional da Adoção. É necessário apresentar cópia de Certidão de Casamento ou Nascimento, CPF, RG e de comprovantes de residência e de renda, além de certidão negativa, atestado de sanidade física e mental e comprovante de idoneidade moral. Outras informações pelo telefone 3278.1113.

CAPITAL GAY

O Brasil pode receber a final do concurso Mister Gay Mundo de 2013. "Estamos entre SP, Rio e Buenos Aires", diz Dean Nelson, vice-presidente do concurso. "Só depende de patrocinadores locais. Mas, pelo tamanho da Parada LGBT daqui, não parece que será muito difícil."

Esse povo não conhece Fortaleza! Vindo pra cá a turma banca tudo.

Seguidora

Olha só como a Denny faz sua própria definição:

DENNY ACS

Sobre mim
SOU EU... MESMO COM TANTOS DEFEITOS MAS ESSE É MEU JEITO E É ASSIM QUE CONSIGO VIVE... SOU FELIZ E SINCERA, NO MUNDO QUE ESPERO TEM SEMPRE UM LUGARZINHO PRA MIM... NEM QUE SEJA DENTRO... BEM DENTRO DE UM CORAÇÃO QUE MEREÇA SER TÃO FELIZ COMO EU...

Pois que seja feliz Denny. Quando aparecer por aqui vou levar você pra achar graça no circo do Tiririca. Ou aqui ou em Itapipoca.

O Sebrae

Programação de Cursos - Julho 2011
04 a 07/07/2011

Cursos Horário C/H
Como Organizar, Planejar e Executar com Sucesso seu Evento 14h00 às 17h45 15

Valor R$ 110,00 ou 5x 22,00

Instrutor(a) Onilda Gomes


Planejando para Internacionalizar 18h00 às 22h00 16

Valor R$ 250,00 ou 5x 50,00

Instrutor(a) Candice Borges Phelipe Guidon

O Boletim do Governo



Clique para ampliar

Incrivel! Existe vida no Cedro

VEREADORA ANA NILMA LAMENTA O FATO DE CEDRO SER, POR MAIS UMA VEZ, MATÉRIA NEGATIVA NA IMPRENSA ESTADUAL

A vereadora Ana Nilma (PSDB), na última sessão da Câmara lamentou o fato de mais uma vez o município de Cedro ter sido estampado em página de jornal de forma negativa, citando matéria do jornal Diário do Nordeste, mostrando a situação de abandono em que se encontra o mercado público do município, momento em que destacou e reforçou requerimento de nº 12/2011, de sua autoria, aprovado pela Câmara, para reforma e melhoria dos prédios que abrigam os dois mercados existentes na sede do município.

Ana Nilma também lamentou que além da situação precária dos imóveis, o poder executivo, recentemente, reajustou as taxas de uso dos boxes do mercado, passando de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para R$ 70,00 (setenta reais), na parte externa, e de R$ 8,50 (oito reais e cinquenta centavos) para R$ 30,00 (trinta reais), o uso da parte interna. A vereadora considerou o aumento abusivo, já que não está existindo retorno para os permissionários.

A parlamentar se reportou sobre um programa de pacto federativo para contratação de agentes rurais no Ceará e reclamou o fato do município de Cedro não figurar na relação dos contemplados. Para Ana Nilma, essa questão reflete a falta de vontade política da gestão municipal que provoca um retrocesso total do Cedro.

Prefeita recebe visita de comissão da executiva nacional do PT


No encontro, Luizianne Lins apresentará para o grupo os projetos Cuca e Vila do Mar.


A prefeita Luizianne Lins recebe, nesta quinta-feira (30), a visita de uma comissão da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, com a presença do presidente nacional do partido, Rui Falcão. No encontro, que terá início a partir das 9h, no Paço Municipal (Centro), Luizianne apresentará para o grupo as experiências da política de Juventude da Prefeitura de Fortaleza. A comissão conhecerá as obras do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Regional V, que está em construção no Mondubim, bem como o Cuca Che Guevara, maior equipamento público voltado para a juventude no Brasil. O Cuca Che Guevara está em pleno funcionamento desde setembro, atendendo a jovens de toda a Regional I. Também está em construção o Cuca da Regional VI, no bairro São Cristóvão.


A prefeita também deve apresentar para o grupo o Vila do Mar, em execução no litoral oeste. Com o Vila do Mar, a Prefeitura está reurbanizando o litoral da Barra do Ceará, Pirambu e Cristo Redentor. A obra contempla uma avenida litorânea com ciclovia e calçadão, além de equipamentos esportivos e culturais. São realizadas ainda contenção do mar e preservação de encostas. A obra viária, iniciada em agosto, já avança em mais de três quilômetros dos 5,5 km previstos.

QUem sabe a Polícia encontra no meio da visita o pessoal de Senador Pompeu.

Ariosto Holanda dará palestra na Sessão Plenária do Confea hoje, 30 de junho sobre Capacitação Tecnológica



Paulo Augusto Vivacqua falou sobre o tema “Engenharia e soberania: um
binômio inseparável - o exemplo das sociedades desenvolvidas"


A convite do conselheiro Luiz Ary Romcy do Conselho Federal de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o deputado Ariosto Holanda dará
palestra na sessão Plenária do Confea nesta quinta-feira (dia 30 de
junho) às 16h, na sede do órgão, em Brasília. Falará do tema:
”Capacitação Tecnológica da População”.

“Como estamos com problema de falta de mão de obra na área
tecnológica, achei oportuno o deputado apresentar seu modelo de
capacitação profissional para tecnologia, com que está envolvido há
anos”, defendeu Luiz Ary Romcy, conselheiro federal em relação às
palestras.

A palestra faz parte do painel que relaciona o foco da tecnologia
aliado ao desenvolvimento nacional, que começou nesta quarta-feira, no
plenário do Confea, com a palestra de Paulo Augusto Vivacqua,
presidente da Academia Nacional de Engenharia, sobre o tema
“Engenharia e soberania: um binômio inseparável – o exemplo das
sociedades desenvolvidas” que diz respeito à relação entre
desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico e militar.

Wikileaks: Serra pediu ajuda dos EUA contra o PCC quando era governador de São Paulo

Assim que assumiu o governo, em janeiro de 2007, José Serra (PSDB) foi procurar o embaixador dos EUA no Brasil Clifford M. Sobel para pedir orientações sobre como lidar com ataques atribuídos ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
PEnso eu - O Zé Serra nunca enganou a este blogueiro.

Municípios emancipados em junho são homenageados na AL

No próximo dia 4 de julho a Assembleia Legislativa realiza mais uma edição da Jornada Municipalista. Nove municípios que aniversariam no mês de junho serão homenageados. Na oportunidade, fazem uma apresentação para os participantes os secretários de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira.

O encontro será realizado a partir das 9 horas, no Plenário 13 de Maio, e tem como objetivo uma maior interação entre as instâncias municipais e o Poder Legislativo estadual.

Nessa jornada serão homenageados os municípios de Alto Santo, Crato, Ererê, Eusébio, Itapiúna, Quiterianópoles, Salitre, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte

Participam da atividade, além dos parlamentares da Assembléia Legislativa, prefeitos, vereadores, secretários e representantes das diversas instâncias de poder dos municípios convidados.

Quando o exemplo vem de cima

Artur Virgílio
Disse-me uma amiga: “Não! Não é piada! Tampouco sonho fantástico”. Pois o desembargador cearense Darival Bezerra determinou a prisão do prefeito petista da cidade de Senador Pompeu e mais do vice-prefeito e do vice-presidente da Câmara Municipal.

Acusado de fraude em licitações, desvio de dinheiro público; lavagem de dinheiro; ocultação de bens, direitos e valores; falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha, o prefeito Antônio Teixeira de Oliveira fugiu num ônibus, no dia 19 passado, junto com seus dois principais “parceiros” e mais 34 outros suspeitos de corrupção.

A notícia é bizarra. “Coisa ridícula!”, pensam uns. “Até onde pode ter durado essa fuga esquisita?”, sugerem outros. “Corrupto agora deu para passear de ônibus?”, indaga uma terceira ala.

A verdade é que nos acostumamos com a turma dos jatinhos espúrios e tendemos a rir de algo que não é, de modo algum, engraçado. Mas passeio não era, porque este já tinha sido dado por quase toda a extensão do Código Penal.

O prefeito e sua turma “progressista” queriam apenas fugir do flagrante para depois mergulhar no mar de impunidade que envolve o Brasil. Fogem do flagrante, contratam bons advogados e deitam na rede à espera da próxima oportunidade de delinquir.

É por isso que os mensaleiros precisam ser julgados, como bem deseja o ministro Joaquim Barboza. O sentimento de que tudo é possível e ninguém nunca é punido vem do consulado petista de aloprados, fraudadores de sigilos e dossiês. Que viraram sócios cotistas do Estado brasileiro, “privatizado” por eles e para eles.

Quando o exemplo vem de cima, fica insustentável esperar moralidade embaixo. Vale tudo. Salve-se quem puder. Farinha pouca, o pirão da “companheirada” primeiro.

Perto dessa gente, Gabriel Garcia Marques não tem imaginação nenhuma.

Arthur Virgílio é diplomata

Pra descontrair na quinta




'' Ocê gósdevinho?


Degustação de vinho em Minas

- Hummm...

- Hummm...

- Eca!!!

- Eca?! Quem falou Eca?

- Fui eu, sô! O senhor num acha que esse vinho tá com um gostim estranho?

- Que é isso?! Ele lembra frutas secas adamascadas, com leve toque de
trufas brancas, revelando um retrogosto persistente, mas sutil, que enevoa as papilas de lembranças tropicais atávicas...

- Putaquepariu sô! E o senhor cheirou isso tudo aí no copo ?!

- Claro! Sou um enólogo laureado. E o senhor?

- Cebesta, eu não! Sou isso não senhor !! Mas que isso aqui tá me cheirando iguarzinho à minha egüinha Gertrudes depois da chuva, lá isso tá!

- Ai, que heresia! Valei-me São Mouton Rothschild!

- O senhor me desculpe, mas eu vi o senhor sacudindo o copo e enfiando o narigão lá dentro. O senhor tá gripado, é ?

- Não, meu amigo, são técnicas internacionais de degustação entende? Caso queira, posso ser seu mestre na arte enológica. O senhor aprenderá como segurar a garrafa, sacar a rolha, escolher a taça, deitar o vinho e, então...

- E intão moiá o biscoito, né? Tô fora, seu frutinha adamascada!

- O querido não entendeu. O que eu quero é introduzi-lo no...

- Mais num vai introduzi mais é nunca! Desafasta, coisa ruim!

- Calma! O senhor precisa conhecer nosso grupo de degustação. Hoje, por exemplo, vamos apreciar uns franceses jovens...

- Hã-hã... Eu sabia que tinha francês nessa história lazarenta...

- O senhor poderia começar com um Beaujolais!

- Num beijo lê, nem beijo lá! Eu sô é home, safardana!

- Então, que tal um mais encorpado?

- Óia lá, ocê tá brincano com fogo...

- Ou, então, um suave fresco!

- Seu moço, tome tento, que a minha mão já tá coçando de vontade de meter um tapa na sua cara desavergonhada!

- Já sei: iniciemos com um brut, curto e duro. O senhor vai gostar!

- Num vô não, fio de um cão! Mas num vô, messs! Num é questão de tamanho e firmeza, não, seu fióte de brabuleta. Meu negócio é outro, qui inté rima com brabuleta...

- Então, vejamos, que tal um aveludado e escorregadio?

- E que tal a mão no pédovido, hein, seu fióte de Belzebu?

- Pra que esse nervosismo todo? Já sei, o senhor prefere um duro e macio, acertei?

- Eu é qui vô acertá um tapão nas suas venta, cão sarnento! Engulidô de rôia!

- Mole e redondo, com bouquet forte?

- Agora, ocê pulô o corguim! E é um... e é dois... e é treis! Num corre, não, fiodaputa! Vorta aqui que eu te arrebento, sua bicha fedorenta!...



Luiz Fernando Veríssimo

Manchetes desta quinta

- Correio Braziliense: Consumidor paga, mas luz e telefone pioram

- Globo: Cabral diz que vai 'rever conduta' e agora defende código de ética

- Folha: Hacker violou e tenta vender e-mails de Dilma

- Estadão: Ministro ataca bancos por não apoiarem fusão no varejo

- Valor: Governo dá sinal verde à operação Diniz-Carrefour

- Estado de Minas: 1.666 passagens de risco

- Zero Hora: Reforma brasileira - Planalto amarra pacote para mudar previdência

Opnião

Homossexuais devem casar?
A Igreja Católica reconhece a dignidade de todas as pessoas, e não as define nem rotula segundo sua orientação sexual. A pessoa humana “feita à imagem e semelhança de Deus”, dificilmente pode ser descrita adequadamente através de uma referência redutiva à sua orientação sexual. O Catecismo da Igreja Católica exige que os homossexuais sejam “acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza” e condena “todo sinal de discriminação injusta” contra eles (cf. CIC No.2358). Ao afirmar a dignidade de pessoas que são homossexuais, a Igreja Católica está sendo coerente com seus ensinamentos. Em matéria de sexo há dois princípios fundamentais que orientam o ensinamento da Igreja. O primeiro é que a Igreja “sempre ensinou que a expressão sexual genital do amor, conforme o plano criador de Deus tem seu lugar exclusivamente dentro do casamento entre um homem e uma mulher”. O segundo princípio é que “a expressão sexual genital do amor tem que ser aberta à possível transmissão de nova vida”. Por estas razões a Igreja Católica não aprova casamentos ou uniões homossexuais.
O documento da Congregação para a Doutrina e Fé: “Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais” (2003) afirma que “não existe nenhum fundamento para equipar ou estabelecer analogias, mesmo remotas, entre uniões homossexuais e o plano de Deus sobre o matrimônio e a família. O matrimônio é santo, ao passa que as relações homossexuais estão em contraste com a lei moral natural” (cf. op. cit. n.4). Segundo o moralista, o Pe. Dr. Marciano Vidal, uma atitude pragmática começa a se advertir, tanto por parte da reflexão teológica-moral como por parte do episcopado. Ele cita, por exemplo, que “os bispos suíços não se opõem a um ordenamento jurídico das uniões homossexuais, ainda que defendam “que o caráter único do matrimônio entre homem e mulher seja protegido pela jurisdição do Estado de maneira incondicional”. O canonista Dias Moreno, afirma que o matrimônio é “o que tem sido sempre em todos os contextos culturais – uma união essencialmente heterossexual fundada na mesma configuração e estrutura da pessoa sexuada. A expressão sexual, física e afetiva, daqueles que são portadores da tendência homossexual, não pode ser equiparada à expressão heterossexual. Qualificar as uniões homossexuais de matrimoniais e dotá-las de uma configuração jurídica igual ou semelhante ao matrimônio, suporá, como primeiro efeito nocivo, dar passagem a um equívoco absurdo” (cf. J.M. Dias Moreno, “Razón y Fe 236”, 1997, p.51-53).
Padre Breman Coleman - Assessor da CNBB

Ceará pega Coxa hoje no Couto Pereira para distanciar-se da zona

O Vozão pega hoje às 19h30, no Couto Pereira, o Coxa, em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão 2011. Os jogadores alvinegros seguem concentrados e o volante Rudnei é uma das novidades entre os relacionados e vai estrear fazendo a linha de três volantes com Michel e Heleno. O jogador chegou à Porangabuçu no início da semana passada e ganhou condições de jogo, quando teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O técnico Vágner Mancini finalizou na tarde de ontem, a preparação para a partida. O técnico alvinegro realizou apenas um treino recreativo, no Eco Estádio Janguito Malucelli, o “Janguitão”, de propriedade do Sport Club Corinthians Paranaense.
Nem a baixa temperatura e a garoa, que caiu na capital paranaense, empataram o descontraído rachão dos atletas. A equipe comandada pelo lateral-direito Boiadeiro venceu o time de Washington por 4 x 2. Os gols foram marcados por Boiadeiro, Diguinho, Felipe Azevedo e Geraldo (time do camisa 2 do Vovô). Thiago Humberto e Washington descontaram. Após o treinamento, a delegação alvinegra retornou para o hotel, onde permanecerá concentrada até momentos antes da partida.

É o mundo todo!

Mais um prefeito envolvido em denúncia
MP acusa prefeito de Ibaretama, Francisco Édson de Morais, e mais 20 outras pessoas de participarem de corrupção e fraude

O promotor de Justiça Igor Pinheiro, que investiga a corrupção em Tianguá, disse que há uma “metástase da corrupção com dinheiro público”. O promotor disse ainda que se instalou naquela cidade uma “verdadeira fábrica de processos licitatórios fraudulentos”. O promotor confessou-se admirado com a “proporção dos indícios de corrupção”, e disse que as descobertas exigirão empenho do Ministério Público e da Polícia.

Para o promotor, “chegou-se a hora de desmistificar a máxima de que o ‘crime compensa’, e que a mão justa e forte do Poder Judiciário dará a devida resposta”. Igor disse ainda que “a sociedade não aguenta mais tanto desmando, o que deságua na falta de legitimidade dos representantes do povo”. Ele salientou que o Ministério Público continuará “nesta onda de combate à corrupção, num caminho sem trégua”. “Os políticos corruptos têm agora dois caminhos: um, é o da cadeia, e o outro, é a mudança de atitude, passando a agir de forma íntegra”, falou o promotor.

Na terça, foram realizadas prisões e apreensões, dentro da operação Caça-fantasma, nas cidades de Santana do Acaraú e Tianguá. Cinco pessoas foram presas pela polícia a pedido do Ministério Público, que investiga fraudes em processos licitatórios municipais. Aproximadamente R$ 4 milhões em euro, dólar, real e cheques foram apreendidos na casa do filho do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita. “O recado que eu gostaria de deixar à sociedade, explicou Igor Pinheiro, os maus só prosperam quando os de bem ficam de braços cruzados, e não podemos mais assistir ao desmando existente em nosso País”.

Ibaratema
Mais um prefeito envolvido em denúncias de corrupção no interior do Ceará. Desta vez, o Ministério Público Estadual (MPE), através da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), apresentou denúncia às Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, contra o prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes, e mais outras 20 pessoas. Todas estariam envolvidas em um grande esquema de corrupção e fraudes em licitações naquele município.

Também foi solicitada a decretação da prisão preventiva e o afastamento do prefeito e dos denunciados, Raimundo Rodrigues Filho, Francisco Júnior de Queiroz da Silva, Armando Gomes de Oliveira (tesoureiro), Roberto Roque Pires (engenheiro fiscal), respectivamente secretários de governo e engenheiros municipais; e somente a prisão preventiva dos empresários: Amália Lopes de Sousa, Almir Pereira de Sousa, Almir Pereira de Sousa Júnior e José Adécio Bezerra.

As investigações, que serviram de base para o oferecimento da denúncia, foram levadas a efeito pelos promotores de Justiça auxiliares da Procap, Luiz Alcântara Costa Andrade e Eloilson Augusto da Silva Landim, com o apoio da Polícia Federal neste Estado durante a operação “Iceberg”.

Independência
As Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Ceará mantiveram ontem a denúncia contra o prefeito de Independência, José Valdi Coutinho, acusado de cometer crimes contra a administração pública. De acordo com o Ministério Público estadual, José Valdi Coutinho se apropriou de bens públicos e desviou verbas da Prefeitura, entre os anos de 1997 e 2000. Em fevereiro de 2009, as Câmaras Criminais Reunidas receberam a denúncia contra o gestor.

Alegando falta de fundamentação jurídica para o recebimento da peça, ele ingressou com embargos de declaração no Tribunal. Ao analisar o caso, o órgão julgador decidiu por unanimidade manter a denúncia para apurar a responsabilidade do prefeito. A decisão teve como relator o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto. Segundo ele, o prefeito feriu os princípios que regem a administração pública e causou evidentes danos ao patrimônio municipal.

"Fim da coligação é retrocesso", afirma senador Inácio Arruda

Por 14 votos a favor e seis contrários, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senador Federal aprovou ontem, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. Agora, a matéria segue para aprovação pelo plenário. Depois de aprovado, o projeto integra o pacote de proposta da reforma política, que seguirá para tramitação na Câmara dos Deputados. Para o senador Inácio Arruda (PCdoB), a aprovação significa um “retrocesso democrático”.

Pela proposta de emenda constitucional (PEC), os partidos políticos ficam proibidos de formar coligações nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias e Câmaras de Vereadores. As coligações, somente, nas eleições majoritárias – presidente da República, governos estaduais, municipais e Senado.

Relator da PEC na comissão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a mudança ao afirmar que o fim das coligações impede “uniões efêmeras” de partidos que, em muitos casos, não têm nenhuma afinidade política ou ideológica.

RETROCESSO
Já o senador Inácio Arruda disse que a decisão representa “um retrocesso na trajetória democrática do país”. Isso porque diminui o caráter democrático das eleições. “Ela golpeia o pluralismo político, um dos cinco fundamentos do Artigo 1º da Constituição, e agride a plena liberdade de associação, expressa no inciso XVII, art. 5º”, salientou.

“Sem o direito de coligação, somente um partido teria alcançado o quociente eleitoral de 12,5% em um dos Estados brasileiros. Logo, todos os deputados federais seriam de um único partido”, explicou o senador, acrescentando que em outros cinco Estados e no Distrito Federal, somente dois partidos teriam alcançado o quociente eleitoral. E em outros sete Estados, só três ou quatro partidos teriam elegido deputados federais. Segundo Inácio, apenas três partidos serão beneficiados se prevalecer a decisão do CCJ. “Todos os outros terão suas bancadas diminuídas. Ou seja, os votos dados aos pequenos e médios partidos não elegerão ninguém”, denunciou.
O senador informou ainda que, durante a votação em plenário, insistirá na questão para garantir à população brasileira o cumprimento da Constituição Federal. Para ele, a extinção das coligações só beneficia os grandes partidos, impedindo que os pequenos e médios se unam para buscar seu crescimento junto ao eleitorado.

Penso eu - O Inácio está certo. Sem coligação onde é que ele vai arrumar voto pra tentar ser eleito deputado? A vaga dele pro senado tá lotada.

Absurdo

A cidade de Senador Pompeu, no sertão central cearense, vive o drama de afastamento de seu Prefeito (Antonio Teixeira) procurado pela Polícia e mais 16 pessoas, todas funcionários da Prefeitura que figuram com ele. Mesmo assim, pra calar a boca do povo e fazer todo mundo de besta, vão realizar hoje e amanhã um festival de quadrilha junina, quando deveriam se reunir e procurar a quadrilha foragida. Vai ver na hora da festa o Prefeito vai ser o Prefeito e o Padre o vice. Como no Brasil tá casando homem com homem e mulher com mulher, a quadrilha da cidade não precisa nem de mulher.

Despejo de lixo no canteiro central da Av. Leste Oeste é proibido

A partir de sexta-feira (1º), a coleta de lixo domiciliar não será mais feita no canteiro central da Avenida Leste Oeste, ficando a colocação de lixo no local proibida. A população dos bairros Cristo Redentor, Barra do Ceará, Goiabeiras e Pirambu devem agora depositar os resíduos em ruas adjacente à avenida, somente nos dias de coleta. Placas indicando a proibição também serão instaladas no local. Os moradores dos locais próximos à avenida terão ainda a opção de receber a coleta na porta de casa, por meio de quatro garis comunitários que visitarão vilas e vielas da área, coletando o lixo. Os horários e datas já estão sendo comunicados à população. Uma ação de fiscalização também será intensificada na Leste Oeste, para evitar o despejo de lixo e entulho no canteiro central da avenida.

Não é de hoje que este blog denuncia a zona que o povo faz ao longo da Leste-Oeste. parece de propósito: o caminhão do lixo passa e recolhe o lixo. Quando chega na esquina o povo sai de casa e põe o lixo na rua.

Cadê?

Por favor, alguém aí sabe informar onde andam ANtonio TEixeira, prefeito afastado de Senador Pompeu e 16 de seus parceiros foragidos da polícia? Pago um pastel com caldo de cana na Leao do Sul pra quem mandar e.mail pro blog e disser que sabe onde os caras estão.

PF PRENDE ITALIANOS PORTANDO EQUIPAMENTOS PARA CLONAGEM DE CARTÃO

A Polícia Federal prendeu na tarde de hoje, 29, dois homens, iniciais, A.C de 28 anos e D.C de 26 anos, naturais de Palerno na Itália, portando vasto material para clonagem de cartões bancários.

Com a dupla, foram encontrados aparelhos tipo chupa-cabra, leitores magnéticos de cartões, laptops, impressoras de cartões , vários cartões em branco, além de câmaras fotográficas utilizadas para fotografar as senhas dos correntistas e cerca de 26 mil reais em dinheiro.

Os presos residiam num flat localizado em um bairro nobre da capital cearense, e ,como estavam irregulares no Brasil, foram surpreendidos pela fiscalização da Policia Federal.

Nervosos confessaram a prática do crime e foram autuados em flagrante
delito por furto qualificado, previsto no artigo 155, § 4º, inciso IV do Código Penal brasileiro.

Os presos encontram-se na carceragem da Superintendência Regional da PF no
Ceará, onde permanecerão a disposição da justiça.

Penso eu - Houvesse, por parte da Polícia Federal maior rigor na entrada dessa vagabundagem italiana no aeroporto Pinto Martins e não passaríamos por isso. Aliás, a entrada pelo portão internacional no Pinto Martins, quase sempre é conferida por pessoal terceirizado e não PF dos bons, como aquele macho que botou um desses vagabundos de volta na mesma pisada. E eu apoio.

Primeira página do Jornal O Estado


Clique sobre a imagem para ampliar

Coluna do blog


Livre,leve e...solto
Estávamos dando nossos saltos tipo duplo mortal carpado na tentativa de sobreviver com um mínimo de dignidade, quando de repente, no lado oposto do tablado surge ninguém menos que um artista de solo, montado num cavalo de alça, partindo feito uma flexa sobre a rampa e...crau! Estava assaltada a Prefeitura de Senador Pompeu. De nada adiantaram nossos exercícios artísticos, as evoluções e nem mesmo um perfeito cristo invertido. A platéia queria mesmo era saber como terminariam as peripécias da arrumação que tirou o cara do peito quase seco da Viúva e o levou aos bastidores enquanto seus treinadores, quer dizer, desculpe, advogados, desistiam e/ou assumiam a postura de patrocinadores de sua causa. Virou pedido de habeas corpus, a nota mais alta nesse momento de exibição do mais alto nível profissional de desvios e posturas arrebitadas. Ansiosos, olhares postos no placar eis que deu o...esperado:negaram-lhe o habeas corpus, ou um duplo twist carpado e o cara levou a nota máxima: fica no rolamento da coxia, pronto pra desarrumar quem ousar dar uma tripla pirueta completando três voltas no ar, de forma a poder desfazer os pontos dados com nó nas barras paralelas da vida. E nós, ó!

A frase: “Se você emprestar R$200 para alguém e essa pessoa simplesmente desapareceu da sua vida para não ter que pagar a dívida, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela, que não deve ser a melhor pessoa do mundo.” De um simplório observador da cena.


Sem noção (Nota da foto)
Sérgio Novais dormiu com os documentos do PSB embaixo da rede. Disse que não confiava em deixá-los na sede do partido. Tinha razão. Tem muita gente que não lhe é de confiança. Era preciso proteger a ata que mostrava a robustez de Sérgio Novais no partido e garantiria a candidatura prévia da deputada Eliane Novais à prefeitura de Fortaleza. Os meninos descobriram. Deram um boa-noite-cinderela no Novais e tomaram o partido dele.

Sim, e daí?
Criado o Sindicato dos Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana. Um sindicato para fazer frente à OAB? É pra valer?

Deu num blog
Danilo Forte, que obteve votação expressiva no Distrito de Bonfim por conta do serviço prestado por Gilmar Bastos naquela comunidade, será recebido com festa no Balneário dia 02 de julho...

Quem?
Gilmar Bastos é um locutor de rádio de Sobral que se anuncia primo de Danilo Forte e que deve ter muito serviço prestado ao Distrito. Que nem a deputada do Iguatu votada lá.

Todo pimpão
Quem anda assim é o deputado Pe.Zé Linhares. Voltou a ir pra Sobral pela BR 222 só pra fiscalizar a obra e diz que o andamento dos trabalhos tem ritmo acelerado.

Sem novidades
O Padre Zé, que é fiscal da BR 222 e que por ela é quem mais fala, dificilmente deixa de passar por ela duas vezes por semana, nas idas e vindas de Brasilia, há quase 30 anos. Foi o estupim.

Que coisa
Seu Bananeira é dono de uma funerária em Senador Pompeu. Serve ao Prefeito afastado,Antonio Teixeira e agora tá doidim da silva. Seu Bananeira quer receber pelos caixões de defunto que vendeu e não recebeu.

Choro
Seu Bananeira diz que o buraco é grande e que já viajou com defunto até pro Rio Grande do Norte a mando do Prefeito e está com dificuldades de receber. -Será que ele paga,pergunta.

Especulação
Nos meios jurídicos do Ceará a notícia que intriga é a desistência do famoso advogado Paulo Quesado ter desistido de patrocinar a causa do prefeito afastado de Senador, Antonio Teixeira.

Pior
O mais intrigante ainda é saber como vazou e se vazou a notícias de que Teixeira e seus golden boys teriam prisão preventiva decretada na terça feira pra eles fugirem no domingo. Isso sim.

Checando a competência
Tudo isso porém fica em segundo plano quando a Polícia não consegue descobrir o paradeiro de um bando com 21 pessoas dentro de um onibus, fugitivo da Justiça,com prisão decretada.

Tempo elástico
Com o habeas corpus negado, a Polícia ganha sobrevida para achar os carinhas foragidos da Justiça. O Bonde do Tonhão tá bombando que nem fez o Fernando da Gata nos áureos tempos do COE.

FIEC e CNI homenageiam personalidades
A Fiec e a Confederação Nacional da Indústria realizam hoje a partir das 19 horas, no La Maison Dunas, solenidade alusiva ao Dia da Indústria. Na ocasião, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, vai entregar a Ordem do Mérito Industrial ao empresário Beto Studart. Já o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, vai conceder a Medalha do Mérito Industrial ao ex-governador do Ceará Ciro Ferreira Gomes e aos industriais Francisco José Andrade Silveira e João Batista Fujita.

Bom dia

O Sindicato dos Taxista anda tentando negar o que este blog e a coluna de papel disseram: Tem gente que tem mais de cem táxis em Fortaleza e vive do trabalho dos rendeiros que pagam até 500 reais por semana, limpinhos ao dono. Taxistas chegam a afirmar que de dentro da Viúva tem dono de vaga cheio de laranja. Os caras reclamam mas não podem botar a cara, ou perdem o trabalho.

Sérgio diz que pesca e aquicultura são prioridades para o Governo

O vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (29/06), algumas ações do Executivo em prol do fomento da pesca e aquicultura no Ceará. Ele citou a passagem do Dia do Pescador e do Dia de São Pedro (padroeiro da categoria), ambos comemorados hoje.

Sérgio Aguiar classificou o pargo e a lagosta como os maiores potenciais mercadológicos e econômicos do Estado. Segundo o socialista, há tanta preocupação do Governo com o setor que uma secretaria foi criada especificamente para tratar do tema. A pasta vai atuar em consonância com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

O parlamentar informou que várias oficinas regionais estão sendo realizadas para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Conforme Sérgio, o documento cita a pesca como uma atividade que pode fortalecer o desenvolvimento do Ceará. Como exemplo, ele destacou o posto do Ceará de maior produtor de camarão em 2012. Foram mais de 30 mil toneladas do produto. Desde 1975, o posto era do Rio Grande do Norte.

Por isso, a atividade será tratada como prioridade. “A Secretaria está tentando fazer com que possam ser criados no Ceará atrativos para incrementar a pesca marítima”, sublinhou, e divulgou alguns programas já implementados pelo Governo.

O primeiro deles foi o “Serra Pelada”, que cria recifes artificiais como forma de incrementar a pesca e dar mais chances de renda aos pescadores. “Além de desenvolver a flora e fauna marinha”, acrescentou.

Lula ressalta que ação do MPF contra Coelce foi resultado de CPI da AL

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (29/06), o deputado Lula Morais (PCdoB) destacou matéria publicada hoje no portal O Povo On Line sobre a audiência de conciliação que acontecerá amanhã (30/06), na Justiça Federal, para debater o ressarcimento de valores cobrados indevidamente a clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Para a audiência, marcada para as 14h30, foram intimados representantes do Ministério Público Federal (MPF), Coelce e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o deputado, a companhia responde a ação civil pública movida pelo MPF por ter incluído no cálculo de reajuste do preço de serviços custos que não poderiam ser repassados aos consumidores. “Para o MPF, a cobrança é excessiva e compromete parte do orçamento dos cearenses”, comentou, acrescentando que a ação movida pelo órgão teve como base o relatório elaborado pela CPI da Coelce realizada na Assembleia, cuja relatoria ficou a cargo dele.

Lula informou, ainda, que a ação civil pública pede, entre outras medidas, que a Justiça Federal decrete a ilegalidade dos reajustes efetuados a partir de 2008; determine a devolução dos valores em excesso já pagos, mediante compensação; e proíba novos reajustes com base nos critérios utilizados nos anos de 2008 e 2009.

O parlamentar comunista disse que a Coelce incluiu nos cálculos do reajuste de tarifas custos com a compra de energia térmica comprada da Termofortaleza, empresa que pertence ao mesmo grupo empresarial que a distribuidora.

“A energia paga pelo cearense é 20% mais cara devido a um contrato o que a Coelce tem com a Termofortaleza, que vende 33% da energia que a Coelce distribui, o que equivale a 2 milhões e 600 megawatts de energia. Só que a Termofortaleza compra, no mercado livre, energia por R$ 18,00 e vende a Coelce por R$ 180,00. Depois, empurra na conta do consumidor, que passa a ser explorado, extorquido e roubado”, frisou.

CAMPANHA

Lula também enfatizou a campanha em defesa do ressarcimento dos R$ 8 bilhões da energia elétrica, cobrados indevidamente, entre os anos de 2002 e 2009, em todo o Brasil. “A campanha vem ganhando reforços em vários estados”, comentou.

Conforme ele, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) é o relator do Projeto de Decreto Legislativo que anula a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que desobrigou as empresas a ressarcir os consumidores.

De acordo com Lula, embora tenha admitido o erro, a Aneel “não reconheceu o direito dos consumidores serem ressarcidos, alegando que não tem condições jurídicas para isso”.

Para o deputado, com a medida, a Annel comprovou que “é um escritório de representação das concessionárias, no qual a grande maioria dos que passaram por lá prestam serviços a essas empresas”.

Olhar 33


Caro Eliomar de Lima,
Consultando o especialista Pedro Gomes de Matos, neto, fiquei sabendo que nossos queridos José Maria Melo e Tarcisio Colars voltaram às suas respectivas academias para novas sessões de ginástica. Em disso sabendo, o estimado Luiz Carlos Correa, Confiança, ousou mandar, dos Estados Unidos, onde chegou esta manhã, este exemplo de alongamento que peço submeter aos brilhantes Zé Maria e Colares.
Grande abraço e feliz quarta sem lei,

Aprece contrata advogados para defender suas causas

Diante de tantas denúncias envolvendo prefeitos em escândalo com fraudes em licitações e outras práticas de improbidade administrativa,. a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) resolveu adotar uma medida: acaba de contratar os serviços dos advogados Waldir Xavier, Juraci Mourão e Waldetário Monteiro, este último presidente da Ordem dos Advogados do Ceará.

Esse profissioais atuarão no assessoramento jurídico da Aprece frente a uma avalanche de acusações de fraudes envolvendo prefeitos e prefeituras como as de Senador Pompeu e Santana do Acaraú.

Nesta quarta-feira, esses três advogados vão conversar com a procuradora geral de Justiça, Socorro França, para expor a “indignação” da entidade pela forma “generalizada” como as ações e investigações relacionadas às Prefeituras estão sendo propaladas pelo próprio Ministério Público Estadual.

Penso eu - Não entendi. A Aprece quer defender os Prefeitos, as prefeituras ou impedir que o Ministério Público Estadual faça carnaval com o anúncio das prisões e das investigações barulhentas?

Ferrúcio Feitosa – Reforma do Castelão é a obra mais adiantada da Copa 2014

O secretário especial da Copa 2014, Ferrúcio Feitosa, encontra-se em Brasília nesta quarta-feria participando de reunião de avaliação das obras do certame no Ministério do Esporte. Uma das principais obras sob a responsabilidade do Estado entra a reforma do Estádio Castelão.

Ferrúcio Feitosa disse que a obra “está em ritmo bem acelerado” e que já atingiu acima de 20%, devendo chegar entre 48% a 50% até dezembro.

Transposição e Transnordestina: Welington Landim anuncia visita ao Ministério da Integração Nacional

O deputado Welington Landim (PSB) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (28/06), que recebeu telefonema do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, convidando uma comissão de deputados estaduais para visitar o Ministério. O objetivo é tratar das obras federais em curso no Ceará – a transposição do rio São Francisco e a construção da ferrovia Transnordestina.

O parlamentar lembrou que, quando foi relator da Comissão de Acompanhamento das obras do PAC no Ceará, teve a responsabilidade de ir aos locais das construções e receber os responsáveis pelas obras, além da documentação dos ministérios. “Nosso relato foi inteiramente verdadeiro. Apontamos as obras atrasadas, o percentual dos serviços e o que foi pago. Todos os secretários, ministérios e executores receberam cópias do relatório encaminhadas por nosso gabinete”, frisou.

De acordo com o deputado, as obras começaram a dar sinais de que iriam atrasar e comprometer a entrega final no final do ano passado. “Nada pessoal. Mas duas grandes obras passam pela minha região, o Cariri, e recebo da população uma cobrança muito grande. Por isso minha preocupação com o tema.”

Welington Landim acentuou que a transposição do São Francisco deveria ter as suas licitações publicadas em 2007. Porém, alguns trechos ainda aguardam publicação de editais. “Os lotes sete e 15 foram publicados e revogados em 17 de dezembro de 2010. Os de número oito, 15, 16, 17, e 18 e cinco deveriam ser licitados em 2007, mas ainda hoje aguardam o lançamento de editais”, assinalou.

Welington Landim disse que, em 2009, procurou o Ministério. Foi informado que os editais previstos entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010 seriam publicados em março do ano passado. Porém, isso não aconteceu. “Mandei um novo documento e responderam que do lote cinco está em elaboração e com previsão para ser publicado no segundo semestre desse ano”, acrescentou.

O deputado informou que as obras estão com atraso de três anos e ainda serão analisadas pelo Tribunal de Contas da União. “Uma reportagem do O Povo, escrita pela jornalista Marcela Belchior, oferece um norte importante. Realmente, a transposição está parada. Em Penaforte, onde é executado o lote quatro, todas as pessoas foram demitidas. Eram 500 trabalhando no trecho ligando Pernambuco ao Ceará. O lote seis, que estava adiantado, diminuiu a intensidade das obras. Retirou-se a construtora EIT e ficou só a Delta. Estamos com a metade dos operários do ano passado”, avisou.

O deputado avaliou ainda que a construção da Transnordestina “é de fazer pena”. Segundo ele, a ferrovia foi dada como inaugurada pelo presidente Lula, mas agora parou um lote inteiro, e o outro está pela metade. “Assembleia não tem culpa se o rumo tomado foi diferente do previsto”, pontuou. “Apesar dos atrasos vamos marcar com a Mesa Diretora uma ida a Brasília para ser recebido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e tratar do assunto”, adiantou.

De Olho cargo

O jornalista mineiro Olavo Drummond, que foi deputado estadual, Procurador da República, ministro do Tribunal de Contas da União. Secretário de Juscelino Kubitschek,entre outras atividades que exerceu na vida, encerrou sua carreira política em 1997 como prefeito de Araxá, sua terra natal. Era tucano e o vice era do PT. Um dia pegou uma gripe danada que o deixou de cama . Foi obrigado a tirar licença para se recuperar. Foi quando a mulher do vice prefeito foi flagrada num mercadinho, conversando com uma amiga que quis saber como estava a saúde do prefeito. - “Fiquei sabendo – disse ela- que o dr. Olavo teve uma piorazinha boa”.

Postado por Wilson Ibiapina, do pessoal do blog em Brasilia.

Agenda do Dia – Três audiências públicas nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (29/06) três audiências públicas. Na parte da manhã, a partir de 9h, a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL realiza debate sobre a situação do rio Jaguaribe em Limoeiro do Norte. A audiência pública acontece na Câmara Municipal, atendendo solicitação do deputado Dedé Teixeira (PT).

A partir de 14h, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido vai discutir a construção da lagoa de saneamento no município de Ipaporanga. A obra faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A audiência pública será no Complexo de Comissões Técnicas da AL, atendendo requerimento do deputado Antônio Granja (PSB).

Na sequência, às 14h30, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania realiza audiência pública para tratar da violência doméstica e familiar contra mulheres e idosos. O debate foi solicitado pela presidente da Comissão, deputada Eliane Novais (PSB), e também acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

TV Assembleia e TV Câmara assinam convênio para transmissão digita

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio (PSB), e o gestor dos veículos de comunicação da Casa, Hermann Hesse, assinaram nesta terça-feira (28/06) convênio com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS), para viabilizar a transmissão compartilhada em sinal digital aberto da programação da TV Câmara e da TV Assembleia.

A solenidade aconteceu ao meio-dia, no Centro de Transmissão da TV Câmara, em Sobradinho – cidade satélite de Brasília. Na ocasião, foi inaugurada a transmissão digital da TV Câmara no Distrito Federal.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, Roberto Cláudio afirmou, durante o evento, que as TVs legislativas trouxeram um novo conceito de representação popular e o aumento do controle social do Parlamento. Ele disse ainda que a TV Assembleia do Ceará está no ar há mais de cinco anos, com sinal analógico, e está honrada com a parceria com a TV Câmara, com a qual vai compartilhar recursos para a transmissão digital.

Na opinião de Marco Maia, o canal digital vai ampliar a aproximação da Câmara com a sociedade. “Precisamos estar cada vez mais conectados com a tecnologia, mas o grande motivo desse projeto é aproximar cada vez mais a Câmara da sociedade, apresentar a Câmara de forma transparente”, disse.

Maia lembrou que a intenção é ampliar o sinal da TV Câmara para todas as capitais brasileiras o que faz parte de uma política de fortalecimento das ferramentas de relacionamento do Parlamento com a sociedade. “Quanto mais transmitirmos em sistema digital e aberto, mais estaremos divulgando as ações do Parlamento, que têm influência decisiva na vida dos cidadãos”, ressaltou.

A secretária de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro, destacou a importância deste momento para a consolidação da democracia no Brasil. “Estamos colocando ao vivo as discussões do Plenário, que é um grande ambiente democrático com defensores de todas as ideias e interesses da sociedade”, disse. Segundo ela, os mecanismos de interatividade a serem implantados permitirão cada vez mais a participação da sociedade nas decisões da Câmara.

A Câmara Municipal de Fortaleza e a reforma do centro

O presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Roberto Gomes, apresentou ontem, 28, em audiência pública, na Câmara Municipal, o Plano Habitacional para reabilitação da área central de Fortaleza. O objetivo do projeto é requalificar os setores comercial, residencial, ambiental, cultural e de construção, para dar melhores condições de vida às pessoas que vivem naquela área.

Na construção do plano, foram trabalhados os perfis administrativo, cultural e comercial do Centro. “Esse não é simplesmente um plano habitacional, é um plano para a cidade de Fortaleza. Um plano de médio a longo prazo”, afirmou Gomes. Os trabalhos estão, atualmente, na etapa de captação de recursos para a sua implantação.

A Secretária Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), Luiza Perdigão, destacou a importância do Plano para a população, e o trabalho da Secretaria no que diz respeito às melhorias feitas naquela área. “O plano vem abrir um leque, e mostrar a realidade do Centro. Nós trabalhamos para melhorar a iluminação pública, limpeza urbana, arborização e segurança pública”.

A moradora do centro Nucia Monteiro falou que os moradores da área, há muito, reivindicam a existência de um plano habitacional.”Nós queremos ser priorizados com esse plano, na questão da moradia e do aluguel”, frisou a moradora.

Também estavam presentes na audiência, os vereadores Ronivaldo Maia (PT); Walter Cavalcante (PHS); Vitor Valim (PHS); e Carlos Dutra (PSDB); o presidente da Associação dos Empresários do Centro de Fortaleza (Ascefort), João Maia Júnior; e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Germano Botelho Belchior.

Hugo quer modificações do Procom da Assembleia

Depois de visitar o Procom da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado Fernando Hugo quer fazer modificações no congenere cearense. Acha que deve ser totalmente liberto da Assembleia e atender a todo mundo.

Sérgio Machado recebe a chave do Rio


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, homenageou nesta terça-feira (28) Sergio Machado, presidente da Transpetro. A homenagem foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo cearense que está a frente da estatal desde 2003. O carro-chefe da Transpetro é o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que está fazendo renascer a indústria naval brasileira.

O Rio de Janeiro tem dois estaleiros contratados pelo Promef, o que já garantiu a geração de 25 mil empregos no estado. E há mais vagas a serem geradas, já que a Transpetro encomendou outros 19 navios aos estaleiros cariocas Eisa e Superpesa, no Rio, e Mauá, em Niterói.

O Promef foi criado em 2004. Nesses sete anos de atuação o programa já contratou 41 embarcações construídas por estaleiros brasileiros. As negociações marcam a retomada de um mercado que estava em decadência há anos. O Brasil, que já foi o segundo país do mundo em encomendas de navios na década de 1970, está retomando a posição no mercado naval.
Com Transpetro/Prefeitura do Rio e Roberto Moreira

Líderes chantageiam governo por restos a pagar

Isabel Braga, O Globo

A base aliada do governo deu nesta terça-feira um ultimato à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, numa reunião na residência do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Os líderes governistas avisaram que se não houver a prorrogação do prazo dos restos a pagar, que termina nesta quinta-feira, não se vota mais nada na Câmara. Eles querem uma resposta até quarta-feira.

A presidente Dilma Rousseff avisou na tarde desta terça-feira a senadores do PSB, PDT e PCdoB que não vai prorrogar o prazo dos restos a pagar de 2009. Questionada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) sobre essa demanda, ela foi categórica. Segundo o parlamentar, Dilma disse que não tem como prorrogar o prazo.

Senadores discutem na TV Senado desenvolvimento e qualidade de vida do estado do Ceará

Bancada do estado participa da segunda edição do programa Assunto de Estado
A TV Senado apresenta no dia 4 de julho, às 21h30, a segunda edição do programa ASSUNTO DE ESTADO, com participação da bancada do Ceará. Os senadores Eunício Oliveira (PMDB), Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT) estarão reunidos, ao vivo, para discutir questões ligadas ao desenvolvimento e à qualidade de vida do estado que possui a terceira maior economia do Nordeste.
O programa tem uma hora e meia de duração e é transmitido direto dos estúdios da emissora em Brasília, sempre reunindo, em uma segunda-feira à noite, três senadores de uma bancada para debater os temas mais importantes para a população. O programa é conduzido pelos jornalistas Armando Rollemberg e Antônia Márcia Vale e tem transmissão simultânea pela Rádio Senado e cobertura da Agência Senado.
Uma das características do novo programa da TV Senado é a interatividade. Os telespectadores podem participar por meio do Twitter (@tvsenado), pelo telefone Alô Senado (0800-612211) e pelo formulário de mensagens disponível na página do Senado Federal (www.senado.gov.br/alosenado). Questões ligadas ao crescimento e dificuldades enfrentadas nos 184 municípios cearenses poderão ser enviadas com antecedência ou em tempo real para a produção, que vai se encarregar de reuni-las e encaminhá-las aos senadores para debate.
Primeira edição
ASSUNTO DE ESTADO estreou no dia 13 de junho e reuniu a bancada do estado de São Paulo. Eduardo Suplicy (PT), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Marta Suplicy (PT) debateram problemas e soluções para o transporte paulista. Eles responderam perguntas de telespectadores e moradores de todo o Brasil, além de questões trazidas pelos apresentadores do programa e especialistas selecionados pela equipe de produção. A primeira edição de Assunto de Estado contou com forte participação do público que questionou e encaminhou propostas para a bancada paulista.

A TV Senado opera com sinal aberto UHF em 13 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza (CE).

SERVIÇO
Programa Assunto de Estado recebe a bancada do Ceará
Exibição: 4 de julho, segunda-feira, às 21h30
Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel.

É apenas uma recomendação.

MPF/CE: Recomendação exige Estudo de Impacto Ambiental para as obras da Copa do Mundo 2014

Em razão dos impactos resultantes das obras a serem executadas para promover a Copa do Mundo de Futebol em 2014 na cidade de Fortaleza, o Ministério Público Federal faz recomendação ao Governo do Estado do Ceará para que suspenda os efeitos do Decreto nº30.263, de 14 de julho de 2010, até que seja apresentado o Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, que está sendo elaborado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE.

A recomendação tem por finalidade instar o Governo do Estado a rever seus atos de execução dos projetos, respeitando fielmente os parâmetros constitucionais a fim de preservar os direitos fundamentais das pessoas que residem nas áreas que serão afetadas bem como o patrimônio público, evitando desperdícios com as desapropriações eventualmente desnecessárias, explicam os procuradores da República Nilce Cunha Rodrigues e Alessander Sales. Após recebimento, o Governo do Estado tem 10 dias para adotar as medidas possíveis para cumprimento da recomendação.

A recomendação tem por base dois procedimentos administrativos instaurados pelo Ministério Público Federal voltados para acompanhar os diversos desdobramentos dos impactos das obras a serem realizadas em razão da Copa do Mundo em 2014, levando os procuradores da República a se precaverem de violações dos direitos humanos, especialmente no que se refere a moradia das pessoas de menor poder aquisitivo, algo já constatado em vários países que já foram sede de grandes eventos esportivos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (85) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br

Embrapi

O presidente da Fiec, Roberto Macedo, com o ex-presidente Jorge Parente,foram ontem à Confederação Nacional da Indústria, quando foi dado o primeiro passo para o lançamento da "Embrapi", a Embrapa da Indústria, que contará com a presença do ministro Aloísio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, "isso para que a indústria brasileira se torne competitiva". À tarde, foi a vez de Luís Alberto Moreno, presidente do BID, que assinou convênio com a CNI.

A indústria patina e derruba consumo de energia

Cai 1% o consumo de energia cearense

No Estado, a classe rural registrou retração mais expressiva no mercado, com queda de 7,5% em maio de 2011

Na média nacional, energia elétrica registrou aumento de 2,8% no mês passado, diante de maio de 2010.

Em maio de 2011, o consumo de energia elétrica no Ceará totalizou 732 Gigawatts (Gwh), o que representa uma redução de 1% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, o mercado local teve uma queda de 1,5%, e nos últimos 12 meses, um acréscimo de 5,3%, diante do mesmo período do ano passado, segundo informações da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

O boletim mostra que a classe residencial cresceu 1,3% diante de maio de 2010, e foi a única que teve saldo positivo. O segmento industrial registrou queda de 2,2% e a classe comercial teve uma redução de 4,9%. A queda mais expressiva ficou com o setor rural, com redução de 7,5%, em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.