155 anos da Capitania dos Portos e 38 anos da Soamar são celebrados na AL

Na noite desta terça-feira (30/10), a Assembleia Legislativa realizou, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 155 anos da Capitania dos Portos do Ceará e dos 38 anos da Sociedade de Amigos da Marinha do Brasil no Ceará (Soamar). A solenidade foi proposta pelo presidente da Comissõa de Constituição, Justiça e Redação da AL, deputado Sérgio Aguiar (PSB) que ressaltou o trabalho da Capitania e da Soamar.

"Nosso Estado possui um grande litoral, o que torna mais importante e necessária essa instituição que é responsável pela segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica. A Marinha é a mais antiga das três forças armadas e ao longo da história tem desempenhado um papel fundamental na proteção do território brasileiro, em um trabalho conjunto com a Capitania dos Portos", afirmou.
Em relação à Soamar, o parlamentar abordou as realizações e articulações políticas da entidade que divulga junto à sociedade as ações desenvolvidas pela Marinha. "A Soamar sempre está presente com grandes realizações, colaborando para a hegemonia dessa importante força armada brasileira que desenvolve um trabalho de conscientização, informação e cumprimento das leis", disse.
Na ocasião, foram homenageados com placas comemorativas à data o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil no Ceará, Ary Gadelha de Alencar Araripe; o vice-presidente da Soamar, Meton César de Vasconcelos e o capitão dos Portos do Ceará, Adauto Braz da Silva Júnior.
Ary Gadelha de Alencar Araripe agradeceu em nome dos homenageados. Ele falou sobre o pioneirismo da Soamar no Ceará e das atividades desenvolvidas nacionalmente, entre elas, a Convenção Nacional da Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil, que acontecerá de 13 à 15 de Novembro, em Fortaleza.
"É a quarta vez que o Ceará sedia este importante evento. É uma luta de 38 anos ininterrupta da Soamar, por isso a relevância de uma homenagem do Parlamento Cearense", destacou. O presidente abordou ainda as particularidades de um país como o Brasil, com toda riqueza e extensão territorial, que torna mais necessário o trabalho da Marinha de Guerra.
Também participaram da solenidade o comandante da 10ª Região Militar, general Geraldo Gomes de Mattos; o comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel Marcondes Fontenele de Menezes e o comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará, capitão Marcelo Gurgel de Souza.

A Capitania dos Portos do Ceará foi criada por meio do Decreto nº 1944 no dia 11 de julho de 1857, pelo imperador Dom Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário