O Roberto Moreira foi à Espanha

O Jornalista Roberto Moreira, pai do blog que leva o nome dele, foi à Espanha pra ver, e ouvir, como se faz rádio por lá. Quer se atualizar, eis que sabe muito bem que nós fazemos um dos rádios mais benfeitos do mundo. É que gostando de escelencia, como é do seu feito, resolveu, ao assumir o controle do rádiojornalismo da Rádio Verdes Mares, olhar as vitrines, ouvir a voz rouca das ruas...européias.
Olha só o que ele acaba de postar desde Madri:



Desembarquei em Madrid e a Catalunha contava os votos pra se tornar independente ou não, mas o povo disse não ao oportunismo

A Catalunha é uma região da espanhola autônoma, um privilégio. As sucessivas disputas internas criaram uma sociedade espanhola vigorosa. Aqui tem um Rei doente que não apita nada. Tem governo forte e um parlamento vigiado pelo povo atento. O parlamentar trabalha.
Pois bem, abertas as urnas da eleição na Catalunha, o partido do presidente Artur Mas foi derrotado. Perdeu 12 cadeiras. Caiu de 62 para 50 cadeiras. O povo decidiu que outros partidos devem resolver a parada. O debate sobre independência fica adiado e o atual presidente vai ter que costurar uma aliança ampla para se manter no cargo. O povo espanhol está mais preocupado com a economia.

Tem louco em todo lugar na Espanha também

A Catalunha é a região da Espanha que tem serra, sertão, terra boa e praia. Seu povo é vaidoso porque é rico. Lá na Catalunha a população fala o catalão e não o espanhol. A comida é diferenciada. A vitória do time do Barcelona sobre o Real Madrid não é apenas um simples resultado de um jogo de futebol é, acima se tudo, uma batalha vencida. Eles são assim. Um louco, chamado Artur Mas, se juntou aos chamados “nacionalistas”, que querem separar Barcelona e o resto da Catalunha, da Espanha. Hoje, a Catalunha é autônoma, ou seja, faz suas leis, tem autonomia financeira e administrativa, mas recolhe impostos para a Espanha. Seu presidente é o da Espanha e sua representação internacional é a espanhola. É quase um país.

E o Ceará o que perde com a crise dos europeus

Os portugueses, italianos, espanhóis e franceses investiram muito dinheiro no Brasil, em geração de energia, setor imobiliário e no setor do turismo. No Ceará seus investimentos pesados foram em energia. Estão ganhando dinheiro. Investiram muito no setor imobiliário e hoteleiro, apostando no turismo entre a Europa e o Ceará. A crise está esfriando o turismo, o Europeu não sai nem para o restaurante, economizando e com medo de gastar. Resultado: muitos estão quebrando aí no Ceará. A bolha está por um fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário