Roberto Cláudio e embaixador da Suécia discutem possíveis parcerias


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), recebeu na tarde desta terça-feira (27/11) o embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, para discutir possíveis parcerias comerciais, culturais e tecnológicas entre os dois países.
Foi abordado pelo presidente Roberto Cláudio o atual desafio de Fortaleza em relação ao tratamento dos resíduos sólidos. Segundo ele, a cidade produz seis mil toneladas de lixo por dia, que são armazenados em um aterro sanitário no município de Caucaia. “Além de sair caro e ser insuficiente para toda Região Metropolitana, o aterro polui o Rio Ceará, não sendo a solução ideal”, defendeu.

Roberto Cláudio demonstrou interesse em projetos desenvolvidos na Suécia, como a implantação de biogestores, que transformam o lixo em energia, através de biogases. Conforme Magnus Robach, atualmente, 50% do lixo produzido na Suécia é queimado, 30% reciclado e o restante transformado em material de construção. “Às vezes temos que importar lixo para fomentar esse tipo de indústria”, informou o embaixador.

Outro assunto de destaque na visita foi o transporte coletivo da capital Cearense. Para o presidente da Assembleia e prefeito eleito, a cidade sofre grandes problemas nesta área. “A tarifa é barata, mas o serviço oferecido à população é precário”, afirmou.

Ele defendeu a implantação do bilhete único, válido por duas horas, que foi uma das propostas de sua campanha e que, de acordo com ele, será implantada logo no início de sua gestão para melhorar o transporte público. “Outra ação para resolver esse problema é a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que será entregue em 2014 pelo Governo do Estado, como forma de integrar ônibus e metrô”, disse.

Foram citados também alguns dos projetos do Estado para a Copa do Mundo de 2014. Ao final da conversa, o embaixador ressaltou a possibilidade de parcerias para um desenvolvimento sustentável, devido ao grande potencial do Ceará na produção de energia renovável, com destaque para a eólica e a solar.

Roberto Cláudio também demonstrou disposição para estabelecer parcerias internacionais em benefício de Fortaleza. “Temos muito que aprender com esse País, principalmente quando se fala na produção de combustível, na eficiência energética e no planejamento urbano inteligente”, pontuou.

Também participaram do encontro o cônsul da Suécia no Brasil, Marcos de Castro, e o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PSB). O embaixador da Suécia também foi recebido pelo governador Cid Gomes na manhã de hoje, com o objetivo de estreitar as relações entre a Suécia e o Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário