Solidariedade

Caravana da Estrada de Canindé leva doações e esperança no Natal

Um natal de solidariedade! É assim que um grupo de voluntários decidiu passar a data que celebra o nascimento de Cristo e que traduz o sentimento de compartilhar dádivas. Em sua 13ª edição, a Caravana da Estrada de Canindé reacende a esperança de centenas de pessoas que se aglomeram na estrada, com a expectativa de receber algo, nem que seja apenas uma palavra de afeto.

“É uma experiência muito forte. Essas pessoas vivem em um nível de miséria pior do que estamos acostumados a ver no dia a dia. Por isso escolhemos passar o Natal na caravana, pois enquanto o mundo está feliz com a data, trocando presentes, organizando festas etc., essas pessoas vão para a estrada que leva a Canindé, aguardando o que podemos levar até elas”, reflete Emi Teixeira, voluntária da Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz, instituição espírita que organiza a Caravana.

Durante o ano, os voluntários da Casa da Caridade arrecadam doações (alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos), convidam mais pessoas para integrar a Caravana ou para ajudar na organização das cestas e seguem no dia 24 de dezembro para Canindé. A ação já se tornou conhecida. “Muitas pessoas já nos conhecem e ficam nos aguardando na estrada”, afirma Rafael Farias, também voluntário da Caravana da Estrada de Canindé.

A iniciativa não se resume apenas na entrega das doações. Os voluntários – quase 50 membros – descem dos carros para conversar e humanizar o natal daqueles que esperam um gesto de afeto. “A gente faz esse trabalho de forma humanizado. Até porque não teria sentido distribuir os donativos e não parar para falar com essas pessoas. Esse projeto nos permite extrapolar os limites do muro da Casa da Caridade. A gente tem que ir até eles para ajudar. O natal costuma ser um período de fartura, o que contrasta com a realidade dessas pessoas. Então, este é o momento para a gente se aproximar delas e levar um pouco do espírito natalino”, explica Emi.

De acordo com os voluntários, a reação dos beneficiados é gratificante. O gesto é simples, mas o resultado reflete o poder que uma ação solidária tem. “É uma explosão de felicidade. É mágico o momento que elas recebem as doações. As crianças, por exemplo, acham que estão recebendo presentes das mãos do Papai Noel”, conta Emi.

Como ajudar
Os interessados em ajudar a Caravana da Estrada de Canindé podem levar suas doações (alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos) para a Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz - Rua Irmão Olímpio, nº 60 - Pq. Sta. Filomena (Grande Jangurussu).

Aos que desejam participar da Caravana é importante procurar o Rafael Farias (8842-5228 / 9667-2607) ou a Emi Teixeira ( 9687-8709), pois existem algumas normas de segurança na estrada que devem ser adotadas pelo grupo que integra o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário