Uma cota na Mesa da Assembleia. Para as deputadas.

 



















 Rochana Lyvian
rochana@oestadoce.com.br

A Bancada feminina reuniu, ontem, com o candidato à Presidência da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PSB), para pedir apoio às suas reivindicações. As deputadas querem garantir a presença de uma mulher na composição da Mesa Diretora, além da votação de um projeto de resolução que garante a presença feminina nos espaços de decisão da Casa. A medida funcionaria como uma cota, a ser preenchida por indicação da bancada feminina.
A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, de autoria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, que assegura a presença de pelo menos uma mulher na Mesa Diretora e de cada comissão. A bancada busca apoio do candidato à presidência da Casa a essa proposta. A sugestão é semelhante à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB/SP), no Congresso Nacional.
“O papel e a presença da mulher no Legsilativo está crescendo e é fundamental para a democracia que os espaços de poder estejam representados por nós”, disse a deputada Eliane Novais (PSB).
Conforme ressaltou, a participação é “significativa” e “simbólica”, já que, nesta legislatura, existe um bom número de deputadas estaduais. Disse, ainda, que a representação partidária, na qual faz parte do Regimento Interno da Assembleia para compor a Mesa  “é o que está pesando na conversação”.
De acordo com a parlamentar, mesmo que o projeto não seja aprovado, cabe aos partidos a responsabilidade para indicar pelo menos uma mulher para compor a Mesa Diretora.
A deputada Rachel Marques ressaltou, no entanto, que espera que os partidos tenham sensibilidade de também lançarem mulheres para concorrer aos cargos da Mesa, já que a atuação das parlamentares frente às Comissões tem obtido resultados “positivos”.
Apesar da saia-justa, Zezinho Albuquerque parabenizou as deputadas pela atuação durante o ano, haja vista, segundo ele, a sociedade está “satisfeita” com os trabalhos desenvolvidos, principalmente com a participação nas comissões. Contudo, cabe também pressionar os demais parlamentares da Casa.
ARTICULAÇÃO
Quem também articula um lugar na composição da Mesa Diretora é o Partido dos Trabalhadores (PT).

A líder do PT, deputada Rachel Marques, anunciou, surpreendendo as expectativas, apoio do partido à candidatura de Zezinho Albuquerque à presidência da Casa. Segundo ponderou, que, “como prática dos últimos anos”, um consenso está sendo construído para disputar chapa única, desta forma, o PT resolveu participar deste processo.
Ainda segundo a parlamentar, tem sido prática em eleições do PT, não participar da Mesa Diretora, e assumir presidências de comissões permanentes. Neste ano, no entanto, salientou que a postura será outra, sendo o deputado Dedé Teixeira (PT) indicado pelo partido para a Mesa Diretora. Além dessa indicação, o PT quer manter a presidência da Comissão de Educação, preservando o cargo para a líder da bancada, Rachel Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário