Icó celebra os 263 anos da Festa do Senhor do Bonfim

Uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará ocorre nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, distante 360Km de Fortaleza. Os católicos celebram, com fervor e devoção há 263 anos, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). O novenário prossegue até o próximo dia 31, reunindo milhares de devotos em celebração campal em frente ao santuário. No dia 1º de janeiro, acontece a tradicional procissão pelas ruas do centro histórico.
A caminhada com a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, vinda de Portugal, começa às 17 horas e deve reunir cerca de 20 mil fiéis.
O andor com o santo é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos. Depois de duas horas de procissão, ocorre a esperada queima de fogos. Dura cerca de cinco minutos e assinala a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário.
Bênção
Em seguida, há a bênção do santíssimo sacramento no altar e os ritos finais de celebração. A caminhada reúne milhares de devotos oriundos da região Centro-Sul e de outras cidades. Do vizinho Estado da Paraíba, há fiéis que participam dos festejos para pagar promessas ou renovar preces de agradecimento.
As festividades em louvor ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 e prosseguem até o próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem do santo ao altar mor.
Neste ano, o tema do novenário é "Unidos ao Senhor do Bonfim, vivemos em fé e anunciemos com alegre esperança".
As novenas têm celebração campal, ao lado do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico da cidade.
O número de fiéis desde o ano passado vem aumentado, segundo os organizadores da festa religiosa. O crescimento ocorreu desde 2010 a partir da chegada de três frades carmelitas.
Os religiosos realizam um trabalho permanente que motivam os devotos, fazem peregrinação nos bairros e nas comunidades rurais da região.
Durante a celebração do novenário, os devotos ocupam uma ampla área em frente ao santuário. Espalham-se até o Teatro da Ribeira dos Icós. Homens e mulheres, jovens e idosos, cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com fervor e devoção. "A festa está organizada e muito participativa", disse o comerciário, José Leandro Ribeiro.
Para a aposentada Maria Custódio, a festa em louvor ao Senhor do Bonfim é uma das maiores celebrações religiosas do Ceará. A devoção ao santo é tradicional no município. A participação dos fiéis supera o número dos que comparecem à festa da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, realizada no período de 9 a 18 de dezembro. "Não poderia ser diferente, pois estamos celebrando Jesus, que venceu a morte e ressuscitou", disse o Rogério Severino de Lima, pároco do Santuário do Senhor do Bonfim.
Durante dez dias, os devotos homenageiam o santo. A demonstração de fé começa cedo. Diariamente, às 4h30 da madrugada os fiéis fazem caminhadas para os bairros. À noite, celebram novenas, cujos pregadores são padres convidados da Diocese de Iguatu.
Os religiosos falam sobre a importância de se vivenciar a fé na comunidade. "Jesus viveu em comunidade", observa o vigário geral da Diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga. "Nós devemos seguir os ensinamentos de Senhor do Bonfim, ao longo de toda nossa vida", ressalta o religioso. O frade Rogério Severino de Lima viveu por quase oito anos em Moçambique, na África, chegou a Icó, em julho de 2011.
No ano passado, organizou pela primeira vez a festa, ao lado de outros religiosos carmelitas. "É um momento de grande vivência religiosa, da experiência da fé desse povo, de uma tradição de quase três séculos", observou. "É um momento de compromisso, de confraternização na comunidade católica da região", ressaltou.
Quem também veio da África em outubro passado foi o frade Ruterlan Jacele de Souza, depois de quatro anos de serviço religioso, convidado a ajudar na Festa do Senhor do Bonfim.
"O povo cearense é de muita devoção e a cada noite mais de duas mil pessoas participam do novenário", disse. "Há casais que vêm há quase 50 anos do Rio Grande do Norte e de outras estados pagar promessa".
Procissão
No próximo dia 1º, haverá celebração de missa solene de encerramento do novenário às 9 horas, presidida pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, e, a partir das 17 horas, começa a procissão com a condução do andor do santo pelas ruas do centro histórico da cidade.
Muitos fiéis pagam promessas caminhando descalços e com pedras na cabeça. É o momento de maior concentração de católicos, cerca de 20 mil. "A minha expectativa é enorme para esse momento, que é de bênção para o ano que se inicia", disse frei Rogério Lima.
No próximo dia 6, os católicos do município voltam a se reunir para festejar a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar principal. É mais um rito religioso marcado por intensa participação e queima de fogos.
No período de 2 a 6, o santuário permanece aberto e recebe visita de devotos que fazem preces, agradecimentos e tocam na imagem exposta do santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário