Calamidade pública em Juazeiro do Norte

O prefeito Raimundo Macedo vai decretar agora a tarde, estado de calamidade pública, no município de Juazeiro do Norte, por 30 dias. O anúncio foi feito no final da manhã de hoje (1), em entrevista coletiva à imprensa, realizada no auditório do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest). A medida visa recuperar de forma emergencial ruas, pontes e avenidas danificadas pela chuva de 110 milímetros, que caiu na cidade durante a madrugada do último dia 30, sábado passado. Uma empresa da região será contratada para realizar o trabalho de recuperação dos trechos danificados.
Desde o último sábado, o prefeito Raimundo Macedo e sua equipe percorrem diversos pontos da cidade, verificando in loco, os locais atingidos pela chuva. De acordo com levantamento feito pelo próprio prefeito, os bairros mais castigados foram Timbaúbas, Triângulo e Parque Antônio Vieira. "Apesar de toda as áreas urbana e rural terem sido atingidas, detectamos mais urgência nesses três bairros", declarou o prefeito.
Ainda no final de semana passada, Raimundão designou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Ivan Bezerra, para alocar máquinas, veículos e equipamentos, afim de fazer a limpeza emergencial de alguns trechos. A lama e uma grossa camada de areia chegaram a invadir uma das pistas da avenida Padre Cícero, em frente a Singer. Uma pá mecânica e uma retroescavadeira fizeram a limpeza provisória do trecho, retirando quase quatro toneladas de areia e lama.
Hoje pela manhã, o prefeito Raimundo Macedo se reuniu com os secretários da Ação Social, da Cidade, infraestrutura , finanças e com a procuradora-geral do município Mariana Gurgel para traçar plano de elaboração do decreto de Calamidade Pública. "É preciso ação e rapidez na solução. A população não pode ficar no prejuízo. Vamos contratar uma empresa para solucionar esse problema. Todo o recurso será oriundo do município", disse o prefeito.
Raimundo Macedo informou também que há dois meses sua equipe vem trabalhando na elaboração de projetos visando liberação de verbas por parte do Ministério das Cidades, através do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. A prefeitura tem até a próxima sexta-feira (5) para concluir os projetos para enviá-los à Brasília. Devem ser contempladas drenagens de ruas e avenidas, construção de pontes e outras ações na infraestrutura da cidade. "Estamos correndo contra o tempo, pois a gestão passada não conseguiu liberar nenhum centavo do PAC", finalizou o prefeito Raimundo Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário