Caminhos dos lábios de mel


Passeio percorre os caminhos de Iracema

Thatiany Nascimento
thatynascimento@oestadoce.com.br

Das cinco estátuas que existem em Fortaleza em homenagem a Iracema a “índia dos lábios de mel” do romance escrito em 1865, pelo cearense José de Alencar, três estavam no percurso.
A ideia do projeto realizado pela ONG Caminhos de Iracema, com o apoio, em caráter experimental da Prefeitura de Fortaleza, é percorrer os ícones históricos da Capital, que remetem ao escritor e à personagem, que, curiosamente, possui mais monumentos que seu criador na Cidade. Do Centro a Messejana, o passeio que reuniu fortalezenses e turistas, evidenciou a riqueza da memória, mas também expôs as fragilidades de conservação do patrimônio cultural em Fortaleza.
Da Praça dos Leões, no Centro, rumo a Messejana. Às 9h da manhã foi essa a orientação dada ao grupo de cerca de 30 visitantes, que compareceu à atividade idealizada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com a ONG. Um trenzinho foi o veículo utilizado para carregar o público, que durante o percurso pôde conhecer um pouco mais da história da Capital de 287 anos, que segundo o guia, turismólogo e integrante da ONG, Gerson Linhares, “merece ser olhada com mais sensibilidade por seu povo”.
ENTUSIASMO E RESGATE
Responsável por conduzir e orientar o grupo, Gerson enfatizou que a atividade busca “revitalizar o fluxo de visitante a pontos importantes da Cidade, bem como aproximar cearenses de sua história a fim de garantir que a mesma não se perca no tempo”. A Estátua de Iracema, localizada na Lagoa de Messejana foi palco da primeira parada. O monumento, inaugurado em 2004, que por diversas vezes já sofreu com degradações e ações de vandalismo, atraiu olhares curiosos e evidenciou discursos preocupados com a preservação. 

“Essa é uma ótima ideia. Uma maravilha, porque temos oportunidade de ter mais conhecimento sobre os fatos. Tem muita coisa que eu nunca tinha ouvido e soube hoje”, ressaltou a vendedora e estudante de turismo, Darlene Martins. O mesmo entusiasmo foi demonstrado pelo turista gaúcho, professor Fabrício Cabral, que soube do percurso através da imprensa e decidiu conferir a atividade. “Sem esse passeio eu teria perdido a oportunidade de ver muita coisa bacana em Fortaleza. Já é a terceira vez que venho, mas a primeira que faço esse tipo de roteiro”, garantiu.
No decorrer do caminho, parada na Casa José de Alencar, para conferir a réplica da residência da família do escritor construída originalmente em 1826. Em seguida, passagem pela frente do Palácio de Iracema, onde encontra-se a quarta estátua construída em homenagem à índia na Capital.
Da Água Fria, o trenzinho seguiu para a Praia de Iracema, rumo à apreciação da Estátua de Iracema Guardiã, monumento inaugurado em 1996, que frequentemente também sofre com ações de vândalos. No mais recente episódio, a estátua teve as mãos cortadas e o arco roubado. Restaurada, ela foi entregue à população em julho de 2012.
OUTROS PROJETOS
Segundo o presidente da ONG Caminhos de Iracema, Luiz Falcão, a iniciativa do percurso tenta colaborar com a efetivação da Lei Municipal 9884 de 2011, que oficializou a personagem Iracema como ícone cultural de Fortaleza. Dentre as providências, a Lei prevê justamente “o desenvolvimento de roteiros e programações turístico-culturais relacionadas ao personagem na Cidade”. Conforme Luiz, há um diálogo sendo iniciado com a atual gestão para que a atividade possa tornar-se fixa no calendário da Capital.

Além disso, ele contou que a ONG irá pleitear a construção da 6ª estátua de Iracema na Cidade, localizada na Lagoa da Parangaba, junto a um complexo de peças de outros personagens do romance.
Outro projeto intitulado “Livro Urbano” também está sendo debatido. Neste caso, a ONG idealiza que seja utilizado um dos espigões da Praia de Iracema para garantir a fixação de painéis, com os 33 capítulos do livro de José de Alencar. “Pensamos neste livro, onde todas as pessoas vão poder ler. Além da construção de uma estátua do autor. Tudo isso foi discutido com a gestão passada, inclusive tem verba de 400 mil reais da Caixa Econômica, só falta tirar do papel”, destacou.
INCIDENTES NO PERCURSO
Alguns incidentes também marcaram o percurso previsto para começar às 8h. O primeiro deles ocorreu devido à interdição de algumas ruas do Centro, devido a Meia Maratona de Fortaleza, evento também apoiado pela Prefeitura. Com isto o trem que transportou os visitantes ficou impossibilitado de parar na Praça do Ferreira e apenas às 9h a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) liberou o tráfego do veículo, que estacionou próximo à Praça dos Leões. Durante o deslocamento dos visitantes de um ponto a outro, uma das participantes foi assaltada.

Ao chegar à Praça dos Leões, uma das adolescentes teve seu celular roubado por dois jovens que, ao praticar o assalto, carregavam uma faca dentro da roupa. Na ocasião não havia PMs nem guardas municipais no local.
 SERVIÇO
O passeio Caminhos de Iracema terá continuidade nos próximos três domingos.
Saída e chegada: Praça do Ferreira, Centro
Quando: Nos dias 21, 28 de abril e 05 de maio, das 8h às 12h.
Roteiro: Centro, Praia De Iracema, Meireles, Mucuripe, Edson Queiroz, José De Alencar e Messejana
Informações: 8504-9318/ 8835-9915

Nenhum comentário:

Postar um comentário