Ceará: cão sem dono

Aneel autoriza aumento de 3,52% nas tarifas da Coelce

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, o reajuste tarifário da empresa Companhia Energética do Ceará (Coelce).
O valor médio para os consumidores de baixa tensão ficará na casa de 3,52%, isso porque a tarifa residencial foi estabelecida em 3,44%, e para os demais usuários de até 2,3 kV (pequenos comerciantes), terão alta de 4,38%. Já os de alta tensão (entre 2,3 kV e 230 kV, grandes comércios e indústria), terão reajuste de 1,47%.
As novas tarifas devem entrar em vigor no próximo dia 22, mas ainda estão passíveis de ajustes, pois dependem de análise de alguns temas, por parte da Aneel.
O reajuste vale para 3,1 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará. Os índices aprovados pela Aneel deverão incidir na tarifa já reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), anunciada em 24 de janeiro último e conforme dispõe a Lei Nº 12.873/2013.
PERCENTUAIS
A agência reguladora explicou que os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período; o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), e os gastos que a distribuidora teve com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Isso aconteceu, principalmente, devido ao período prolongado de falta de chuvas em todo o território brasileiro, que provocou uma redução significativa do volume de água nos reservatórios onde existem usinas hidrelétricas Com isso, foram acionadas as termelétricas, cujo custo de produção é bem mais elevado, impactando na soma final do custo para a geração de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário