De fracasso em fracasso...


Apenas entorno do Castelão será entregue

Dentre as cinco obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo sob a responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, apenas as das avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, incluindo a reestruturação da rotatória do Castelão, serão entregues até junho, quando a Capital sediará jogos da Copa das Confederações.
Segundo o prefeito Roberto Claúdio, o atraso (creditado à gestão anterior) na elaboração dos projetos executivos das obras na Dedé Brasil e Via Expressa, além da necessidade de readequação do projeto da Raul Barbosa, justifica o retardo nas conclusões. As estimativas de custos, conforme ele, passaram de R$ 232 milhões para R$ 410 milhões.
Segundo o prefeito, os recursos para a efetivação das obras, que seguem em curso, estão garantidos. Porém, como algumas interferências não foram incluídas (pela gestão passada) nos gastos, o montante a ser investido teve de ser recalculado este ano. De acordo com Roberto, além do ritmo lento, algumas obras não dispunham de projeto até o início deste ano. “Nós, agora, já entregamos todos os planos que faltavam, e só falta o detalhamento da Raul Barbosa, que foi o projeto que tivemos que alterar”.
PREVISÕES
No cruzamento Raul Barbosa com a Avenida Murilo Borges, está prevista a construção de um viaduto que, até agora, segundo a Secretria Extraordinária da Copa, não teve início. Para viabilizar a obra no cruzamento, a Prefeitura estima que serão necessárias cerca de 500 desapropriações. Na Via Expressa, onde conforme o prefeito, “as obras terão um ritmo diferenciado”, pela necessidade de serem executadas em menos de 14 meses, quatro túneis estão previstos. As intervenções devem começar ainda este mês.  

Dados da Secretaria Extraordinária da Copa dão conta de que, na Alberto Craveiro, desde janeiro, a execução das obras avançou 45%, o que potencializa a entrega antes da Copa das Confederações. Do total de desapropriações, 83,59% foram executadas, sendo 128 imóveis cadastrados e 107 indenizados. Na Avenida Paulino Rocha, a evolução no processo da obra foi de 24%. Dos 40 imóveis cadastrados, 26 foram indenizados. Já na Dedé Brasil, onde o avanço foi de 8,5%, a previsão de entrega é somente dezembro deste ano. 
CORREDORES
Além das obras de mobilidade para as Copas, o prefeito destacou que as intervenções que garantirão a estruturação do corredor Antônio Bezerra – Papicu foram retomadas. De acordo com ele, além dos trabalhos no Terminal de Antônio Bezerra, processos do Transfor foram retomados esta semana na Aldeota (Av. Antônio Sales e Tibúrcio Cavalcante) e, ainda este ano, o terminal do Papicu passará por uma reestruturação.

Roberto Cláudio anunciou ainda que, em maio, será iniciada a construção dos viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Jr e Antônio Sales. Ainda conforme o prefeito, a segunda etapa da obra, no encontro da Engenheiro Santana Jr com a Padre Antônio Tomaz terá início. “Essa segunda etapa será calculada para que não haja um acúmulo de obras na região, mas vamos executar esses procedimento necessários para elimarmos gargalos do trânsito da Cidade”, completou.
Roberto garantiu ainda que a Prefeitura conseguiu recursos junto ao Ministério das Cidades para executar duas novas intervenções relacionadas à estruturação de corredores de tráfego. Alargamento de vias garantirá a ligação do Conjunto Ceará com o Terminal da Parangaba e do Terminal do Siqueira com o Centro. Porém, o prefeito não precisou os prazos para início destas intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário