Educadores usam a palavra


Autoridades debatem na AL reforma do ensino médio no Brasil 

Audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Foto: Dário Gabriel
O ensino médio é o principal gargalo do sistema educacional brasileiro. A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Professor Teodoro (PSD), durante audiência pública na tarde desta sexta-feira (19/04) no Complexo de Comissões da Casa.

“Os dois principais pontos que desafiam os nossos especialistas em educação são a formação dos professores e uma significativa alteração na atual grade curricular das escolas”, pontuou o deputado.

Ainda segundo Professor Teodoro, é preciso urgentemente desenhar uma nova grade curricular que seja mais atrativa para os estudantes, e menos pragmática.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Enéas Arrais Neto, questionou a relevância dos conteúdos passados nas escolas brasileiras para a formação intelectual dos alunos. “Vemos conteúdos programáticos, como tabela periódica, fórmulas e mais fórmulas, sendo difundidas e reproduzidas, sem que reflitamos a necessidade destes conteúdos”, criticou o professor.

Para Enéas Arrais, a imensidão de conteúdos derramados se sobrepõe aos conteúdos de humanização, o que é bastante grave e gera um desinteresse muito grande por parte dos alunos.

O diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio César Cals, Eliseu Paiva, cobrou uma adequação constante na aplicação dos conteúdos escolares às demandas e exigências da sociedade atual. “Precisamos de um currículo novo, cada vez mais atual e que seja adaptado à realidade dos jovens de hoje”, salientou.

Estiveram presentes ao debate, representantes da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio da Câmara Federal, deputados federais Artur Bruno (PT/CE), Chico Lopes (PCdoB/CE) e José Linhares (PP/CE); da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Maurício Holanda; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares; a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisca Rejane Bezerra; o presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Anízio Melo; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário