EUA estão pegando fogo

Explosão em fábrica de fertilizantes no Texas deixa dezenas de mortos e centenas de feridos

Explosão em fábrica no Texas (EUA) deixa mortos e feridos

Homens do Corpo de Bombeiros tentam conter chamas em casa perto de fábrica de fertilizantes que explodiu em West, no Texas (EUA), nesta quarta-feira (17). De acordo com emissoras de TV locais, o incidente causou pelo menos 60 mortes e mais de cem feridos Rod Aydelotte/Waco Tribune Herald/AP
Uma explosão em uma fábrica de fertilizantes no Texas (EUA), na noite desta quarta-feira (17), deixou dezenas de mortos e centenas de feridos, informaram as redes de TV dos Estados Unidos. Segundo a rede de televisão "CBS", entre 60 e 70 pessoas morreram. A "CNN" relata pelo menos duas mortes. No entanto, o número de vítimas ainda não foi confirmado pelas autoridades locais.
A explosão ocorreu por volta das 20h (22h horário de Brasília) em West, cidade de 2.700 habitantes distante cerca de 190 quilômetros da capital Austin, e devastou a fábrica da West Fertilizer. A forte explosão foi ouvida a dezenas de quilômetros de distância e incendiou vários prédios em torno da fábrica, entre eles uma escola e um asilo. Segundo a "CBS", o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas estima que mais de 75 casas foram severamente danificadas. Ainda de acordo com ele, 133 pessoas foram retiradas do asilo afetado pela explosão.  
 
Autoridades pediram que moradores das proximidades do local do incidente deixassem suas casas por causa do risco de novas explosões e do forte odor de amônia que se espalhou pela localidade. Se inalado, o gás pode causar danos à saúde do ser humano. 
 
Oficialmente, ainda não há confirmação sobre a quantidade de feridos e nem se há mortos. O número de vítimas divulgado pelas emissoras de TV do país é contraditório. A "CNN" informa que pelo menos duas pessoas morreram. Já a rede "CBS" afirma que os mortos podem chegar a 70, citando estimativa do diretor do sistema de gestão de emergências da cidade, George Smith.     
 
De acordo com a "CNN", pelo menos cem pessoas feridas em decorrência da explosão foram encaminhadas para o centro médico Hillcrest Baptist, em Waco, segundo informou um funcionário do centro médico. O diretor da unidade, Glenn Robinson, disse à "CNN" que uma unidade de atendimento de emergência foi montada em um campo de futebol perto da fábrica para agilizar a triagem dos pacientes.
 
"Foi como se uma bomba nuclear tivesse explodido", descreveu o prefeito Tommy Muska. "Muitas pessoas se machucaram e tem gente que não estará aqui amanhã", lamentou.
 
Uma testemunha do incidente, Bill Bohannan, que fazia uma visita à casa de seus pais, perto da fábrica, contou que a explosão foi "devastadora". "Eu disse: 'isso vai explodir'. E disse a meus pais que entrassem no carro. Estava de pé junto ao meu carro com a minha namorada, esperando que meus pais saíssem, e (a fábrica) explodiu. Nosso carro foi atingido", relatou.
 
Em um comunicado, o governador do Texas, Rick Perry, informou que o governo já "mobilizou recursos do Estado para ajudar as autoridades locais" no socorro às vítimas. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário