Gente nova no mercado de trabalho

O titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão, assinou, na manhã de ontem, o convênio com 71 empresas e entidades públicas para inserção de 600 jovens no mercado de trabalho formal. Trata-se do Projeto Primeiro Passo, que destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, no sentido de assegurar à juventude cearense, oportunidades de capacitação e garantia do primeiro emprego.
O programa busca, por meio da formação profissional, promover a emancipação social e cidadã dos jovens cearenses. Ao todo, beneficia 32 municípios, totalizando 1.500 novas vagas de estágio, sendo 650 delas para a Capital cearense. O programa funciona com base em linhas de nível. Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo governo e é treinado durante quatro meses nas unidades do programa.
Na segunda, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.
IMPORTANTES
Evandro Leitão defendeu as vagas para os jovens trabalhadores cearenses, já que elas se tornam importante para a renda do Estado.

“Não podemos mais importar mão de obra para tirar a vaga dos nossos cearenses. Essas parcerias é que nos permitem dar ao nosso jovem, a oportunidade que ele tanto precisa” destacou. Em 2012, 81.412 pessoas foram colocadas pelo Governo do Estado no mercado formal de trabalho. Empresários e representantes do Poder Judiciário estiveram presentes no auditório da STDS, onde o secretário expôs os objetivos do projeto.
Ainda para este ano, Evandro Leitão anunciou a profissionalização de 10 mil jovens, do Primeiro Passo e de outros 8.500, por meio do Projovem Trabalhador, outro programa de capacitação previsto para ser reiniciado em maio, com apoio do Governo Federal.
Os jovens interessados em participar dos projetos precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, e será encaminhando a uma das empresas conveniadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário