No Cedro (CE), merenda escolar vai pra muxinga

Merenda escolar é descartada em lixão

A população do município de Cedro, na região Centro-Sul, mostra-se revoltada com o destino que a atual administração está dando à merenda escolar. É que, ao iniciar a gestão, o prefeito Nilson Diniz (PSB), havia denunciado que as escolas municipais encontravam-se praticamente sem merenda escolar.
O estranho é que, três meses depois, mais precisamente no dia oito de abril, uma caçamba que recolhe o lixo da cidade, sinalizada com a logomarca da administração do ex-prefeito João Viana, foi flagrada transportando alimentos, saindo do almoxarifado da merenda escolar da rede municipal de ensino, com destino ao lixão, onde foi descarregada.
Para a ex-servidora municipal e ex-conselheira do Conselho de Acompanhamento e Controle da Merenda Escolar, Cícera Rosânia Campos, o fato é, no mínimo, estranho. “Chamou-nos a atenção o fato de o caminhão parar na esquina do cruzamento da Avenida Pedro Lopes, com a Rua Padre Cícero, e ter retirado um saco, que foi entregue a um senhor não identificado “, afirma.
Diante da situação, Rosânia Campos decidiu ingressar com uma ação no Ministério Público Estadual, onde questiona o procedimento e solicita providências para que o assunto seja esclarecido.
De acordo com ela, que participou da administração anterior, ao sair, “tivemos o cuidado de não deixar merenda estragada no Depósito Central e este tipo de procedimento, da atual gestora da merenda escolar no Cedro nos causa estranheza”.
CONOTAÇÃO POLÍTICA
Conforme ainda a denunciante, os vereadores de oposição foram chamados para comprovarem a ocorrência e também fizeram registros fotográficos. Outro dado relevante é que a atual secretária de Educação do Município consultou apenas uma pessoa do Conselho de Gestão da Alimentação Escolar sobre o assunto, quando deveria ter consultado o colegiado.

Em razão disso, a presidente do Conselho, Franci, renunciou ao cargo, por não estar sendo procurada pela atual titular da Pasta da Educação. “Há, inclusive, indícios de que estaria havendo retaliação política, uma vez que, segundo algumas mães de alunos, a distribuição da merenda, em algumas escolas, ainda encontra-se irregular, gerando prejuízo à comunidade estudantil de Cedro”, completa.
A reportagem procurou contato com a Secretaria de Educação de Cedro, para comentar a denúncia, mas até o fechamento desta edição ninguém havia retornado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário