Os voos do comandante Genaro

Relatos de viagem - Ruta de las nuenas carreteras


Pompeu, iniciei dia 23 de abril a "Ruta de las nuevas carreteras". Sou apaixonado por países andinos e desde 1984 quando vim a primeira vez a Bolívia me encantei com tanta diversidade. Quanto a esta nova viagem, um dos objetivos é conhecer as duas mais novas rotas de acesso ao Pacífico partindo do Atlântico via terrestre. Cheguei a Corumbá MS na madrugada de 24 abril de moto taxi vindo da rodoviária, tranquilamente atravessei a fronteira caminhando com minha velha companheira mochila e amanhecendo dia, estava tirando uma soneca numa pensão bem típica de fronteira. O dia foi pesado e quente. Primeira providência, carimbar o passaporte para entrar no país. Foram 2 horas debaixo de um sol escaldante que me rendeu uma bela faringite. Estou na base da amoxicilina e xarope para continuar o trampo. Partindo de Puerto Quijarro cidade fronteiriça com Corumbá MS as opções são, famoso trem da morte ou os ônibus, a mais nova modalidade de viagem para se chegar a maior cidade deste país, Santa Cruz de la Sierra.  Em trinta anos de idas e vindas a Bolívia, me rendi a viagem de ônibus. Sempre fui adepto ao trem, pela história, seguro, mas com uma desvantagem, lento! Foi meu encontro com a novíssima estrada Transoceânica. Acredite, toda no concreto. Mais de 600 km de estrada que devem ter um tempo de vida útil de do mínimo 50 anos. Saímos 19:15 da noite de 24 de abril e antes do amanhecer 25 abril 05:30 estava desembarcando em Santa Cruz. Várias empresas estão na cobertura do caminho, concorrência livre, isso já me agrada e muito. Você faz algumas perguntas e logo fica sabendo quem é melhor, médio ou pior. Optei pela San Matias. Ônibus com dois pisos, poltronas leito ao preço de b$130,00/R$ 40,00. Aí me lembro da Expresso Guanabara que vende uma passagem para Sobral por R$ 27,00 para cobrir 220 km de estrada péssima e motoristas que se acham verdadeiros comandantes vacas sagradas. Continuando a viagem, queria muito ter visto a Transoceânica durante o dia para avaliar e conhecer melhor. Verdade é que dormi em alguns trechos e foi tudo tranquilo. A rota das novas estradas, continua por Cochabamba e La Paz. Daí é que haverá mudança de ambientes. Pretendo voar de La Paz até a fronteira com Peru, chegar a Cobija ainda na Bolívia e percorrer a nova Inter oceânica. Esta nova estrada liga o Brasil ao Porto de Ilo no Peru, passando pela pérola amazônica, Puerto Maldonado e Cusco, a famosa capital do império Inca. São mais de 700 km até Cusco.
 Partirei de Cusco voltando para La Paz, passando por Copacabana no lindo lago Titikaka que vou reve-lo depois de 15 anos. De La Paz, desço em direção ao Pacífico para o grande porto de Iquique no Chile. Aí fico pelo menos uma semana sendo capitaneado por minha amiga baiana Rosa que tem um restaurante na cidade e faz uma muqueca daquelas.  Tá quase terminando o traçado roteiro elaborado com muito gosto. Dia 22 de maio tenho um vôo saindo de Santiago do Chile. Até lá, depois de Iquique, ainda passarei pelo Atacama, Antofogasta e Viña del Mar. Ê isso meu jovem amigo Pompeu, vou te mandar umas fotos destes belos e interessantes lugares onde tenho muitos amigos e tanto gosto. Abraços, obrigado pela publicação das fotos dos "meninos" que foi sucesso no Ceará, Rússia e França. Comandante Genário Peixoto
Cód. Anac 528752-Piloto Comercial 8420.

Um comentário:

  1. Erratas: Devem-Terá um tempo de vida útil...

    19:15 da noite- 07:15 da noite

    ResponderExcluir