Pe. Zé sobe ao meio fio e destaca na Câmara o Beco do Cotovelo

 Pronunciamento proferido pelo Deputado José Linhares durante a Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados do dia 24 de abril de 2013.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, em meio ao crescimento acelerado das cidades brasileiras, felizes são as que conseguem manter, como em outros tempos, espaços de convivência acessíveis a toda a população, próprios para encontro de amigos e fervilhantes de notícias sobre os mais variados assuntos. É o caso da minha querida Sobral, que festejou rec entemente os 170 anos de existência do Becco do Cotovelo, também conhecido como “Corredor nacional da democracia”.
Com cerca de 190 mil habitantes, Sobral é uma das cidades que mais se desenvolveram no País na última década, e também considerada uma das 30 melhores para se morar. Isso quer dizer que tem conseguido crescer sem se desumanizar, e um dos motivos deve ser o respeito às tradições populares, das quais a conversa animada no Becco do Cotovelo constitui um significativo exemplo.
Não se trata de espaço muito grande: são menos de 73 metros de extensão e pouco mais de cinco metros de largura, onde funcionam cerca de 20 estabelecimentos comerciais, entre eles alguns bares e uma livraria. O que faz a diferença é o hábito, há muito arraigado na população, de ali procurar saber as novidades, discutir política, futebol ou qualquer outro tema, fazer uma aposta na loteria.
Esse pedaço do centro de Sobral foi criado como Corredor do Becco por lei municipal de 18 de outubro de 1842, para ligar a Rua Velha do Rosário, hoje Cel. José Sabóia, e a Rua Nova do Rosário, hoje Cel. Ernesto Deocleciano. Tendo no meio de seu curto trajeto uma pequena curva, passou a ser chamado de Becco do Cotovelo, nome que a tradição consagrou.
Quem vai a Sobral não pode deixar de andar pelo Becco, e, a comprovar seu caráter democrático, lá já estiveram os então presidenciáveis Fernando Collor de Mello, Leonel Brizola, Mário Covas, Ciro Gomes e Fernando Henrique Cardoso, vários governadores e escritores do porte de Rachel de Queiroz.
Talvez seja também o único beco do mundo com um programa de rádio e um prefeito exclusivo. O programa é o “Bate-papo com Ivan Frota no Becco do Cotovelo”, que desde 1996 vai ao ar todos os sábados, transmitindo debates, reclamações e sugestões dos sobralenses; o prefeito, ainda que honorário, é Expedito Vasconcelos, presidente da Associação dos Amigos do Becco e proprietário do Café Jaibaras, um dos pontos mais frequentados ali.
Há alguns anos, o Becco foi inteiramente reformado, em meio a temores de que perdesse suas características. Mas, quando a obra ficou pronta, a população voltou a frequentá-lo, valorizando aquele espaço privilegiado para o convívio popular.
É bom que seja assim, Senhor Presidente, pois, como escreveu o poeta Tomaz de Lima, “o Becco do Cotovelo é o coração de Sobral”. Está de parabéns a cidade, portanto, pelos 170 anos de um lugar tão apreciado por todos.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário