Prefeito de Sobral é o primeiro brasileiro a receber o Prêmio de Personalidade do Ano da APFOA, na Espanha


Veveu Arruda foi reconhecido por sua trajetória em defesa do patrimônio histórico

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Villalba, em Madrid, na Espanha, no dia 2 de abril, Veveu Arruda, prefeito da cidade de Sobral (Ceará), recebeu o Prêmio de Personalidade do Ano, concedido pela Plataforma para o Fomento dos Ofícios Artísticos (APFOA), com a chancela do Governo Espanhol (Ministério da Cultura). A organização espanhola APFOA homenageou Veveu Arruda por sua trajetória em defesa e preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro, em especial, de Sobral.

Na edição anterior, o premiado foi o ministro de Cultura do Egito e Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawass. O objetivo da APFOA é reconhecer personalidades importantes nos mais diversos lugares do mundo, que se esforçam para preservar este legado histórico para as atuais e futuras gerações. A entidade também apóia e promove as profissões artísticas ligadas à conservação e restauro do patrimônio histórico.

Conheça a trajetória de Veveu Arruda em defesa do patrimônio histórico
·         Veveu Arruda tem uma trajetória em defesa do patrimônio histórico brasileiro, em especial da cidade de Sobral. Como advogado, em 1991, ingressou com uma ação popular para impedir a demolição do prédio histórico que hoje abriga a Casa da Cultura de Sobral.
·         Já como Secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social da Gestão Cid Gomes, iniciou o processo de tombamento do Sítio Histórico de Sobral pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O processo, que levou dois anos e sete meses para ser concretizado, inseriu Sobral num seleto grupo de 57 municípios brasileiros, cujos prédios históricos são patrimônio nacional.
·         Como superintendente do IPHAN no Ceará, Veveu idealizou uma coletânea de livros didáticos de história e geografia, com foco no patrimônio cultural, para os municípios cearenses com sítios históricos (Aracati, Icó, Viçosa do Ceará, Quixadá e Sobral).
·         Como Prefeito de Sobral, desde 2011, vem desenvolvendo o projeto Sobral Novo Centro, para padronização de calçadas, restauração de fachadas e requalificação de todo o Centro. O projeto é pioneiro por tornar subterrânea toda a fiação elétrica, de Internet e telefonia da área.

Foto 1: Entrega do Prêmio, na Câmara Municipal de Villalba, Madrid, Espanha. O prêmio foi entregue pelo Prefeito de Villalba, Agustin Juarez.  
Foto 2: Certificado e prêmio concedido pela APFOA. O troféu tem a forma do rosto de Dom Quixote, famoso personagem de Miguel Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário