Prefeitura de Fortaleza anuncia pacote de ações para melhoria da saúde do Município

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta quarta-feira (10/04), às 18h, no Paço Municipal, pacote de benefícios para a área da saúde da Capital. Entre as principais ações estão a reforma e ampliação de 75 dos 92 postos de Saúde da Cidade e a construção de 25 novos postos, dos quais 22 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e do Ministério da Saúde.
Durante a solenidade, que será realizada às 18 horas, no Paço Municipal, serão empossados pelo prefeito Roberto Cláudio e pela secretária Socorro Martins os profissionais da seleção pública realizada nos últimos dois meses para ocuparem os cargos de diretores de hospital, chefes de distritos de saúde, coordenadores de Centros de Saúde da Família, diretor do Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja) e gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Também durante o anúncio serão assinadas as ordens de serviços para o início das obras de reforma das três unidades de saúde que estão localizadas na Secretaria Regional VI.
Segundo Roberto Cláudio, as obras de reforma e ampliação serão finalizadas ainda em 2013. “Estamos investindo na atenção primária por acreditar que melhorando esse atendimento a situação irá mudar. Por isso, os 112 médicos aprovados no Programa de Valorização a Atenção Básica (Provab) já começaram a atender nos postos, garantindo assim, o aumento da cobertura na Capital de 33% para 50%”, destacou o prefeito. 
O pacote também inclui ações de capacitação de gestores, alteração na rotina dos postos, aquisição de novos equipamentos estruturais para as unidades e a implantação de novo sistema de compras e distribuição de medicamentos.
 A secretária Socorro Martins ressalta que o trabalho que vem sendo desenvolvido na Pasta conta com uma consultoria especializada em saúde primária. “Também estamos preparando novas medidas na área de gestão que contribuirão com a agilidade e a transparência nos processos administrativos”, ressaltou.
As reformas e ampliações nos postos de saúde contemplam todas as regionais da Capital e começam esse mês. Já as obras de construção de novas unidades, serão iniciadas em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário