PROGRAMAS GESTORES ESCOLARES E AGENTE DE CONTROLE SERÃO REALIZADOS NA CIDADE DE SENADOR POMPEU

A Cidade de Senador Pompeu irá receber dois eventos de iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/4), será realizado o Curso de Qualificação de Gestores Escolares em Prestação de Contas, capacitando os profissionais da 14ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (14ª Crede).

O Curso para Gestores Escolares vai acontecer na Sede da 14ª Crede, capacitando 60 profissionais entre diretores, profissionais da Área Financeira e representantes de Conselhos Escolares dos seguintes municípios: Mombaça, Solonópole, Milhã, Pedra Branca, Dep. Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro.

O objetivo é qualificar gestores das escolas públicas estaduais na forma adequada de realizarem procedimento licitatório na modalidade Carta Convite, bem como na Prestação de Contas dos recursos movimentados diretamente pela unidade escolar.

O Diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do TCE, Rubens Cezar Parente Nogueira, ministrará o treinamento, no qual também serão abordados assuntos relacionados à licitação e documentação necessária para demonstrar à correta aplicação dos recursos públicos.

O outro encontro será o Programa Agente de Controle, que acontecerá no Colégio Liceu de Senador Pompeu, Marcionílio Gomes de Freitas. Participarão do evento estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais localizadas nos municípios vinculados à 14ª Crede.

O Programa capacitará cerca de 300 alunos, em duas turmas, na sexta-feira (26/4). A palestra será ministrada pelo assessor da Diretoria do IPC, Pedro Henrique Alves Camelo, e pela Coordenadora Técnica do IPC, Marcella Laura Leite Feitosa.

Através do Programa Agente de Controle, é possível compreender os mecanismos disponíveis a serem usados pelo cidadão comum, a fim de que possa contribuir para maior controle social de forma a melhorar a aplicação dos recursos públicos.

Serviço:
Gestores Escolares
Local: Sede da 14ª Crede
Instrutor: Rubens Cezar Parente Nogueira – Diretor da 5ª ICE/TCE-CE
Participantes: Diretores, Profissionais da Área Financeira e Representantes de Conselhos Escolar vinculadas à 14ª Crede
Carga horária: 12 horas
Dias e Horários: 25/4 (14 às 18h) e 26/4 (8 às 12h / 13 às 17h)
Programa Agente de Controle
Local: Liceu de Senador Pompeu Marcionílio Gomes de Freitas 
Participantes: Estudantes do Ensino Médio das Escolas do Estado localizadas nos municípios vinculados à 14ª Crede em Senador Pompeu/CE;
 1ºTurma:
26/4, das 9 às 10h30
2ª Turma:
26/4, das 14h30 às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário