Projeto de reintegração e inclusão social de presos e egressos será inaugurado nesta 4ª feira

“As Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza e instituições parceiras inauguram, nesta quarta-feira (03/04), às 17h, a sede onde funcionará o projeto de reintegração e inclusão social, denominado “Fábrica Escola”. O estabelecimento funcionará na avenida Dom Manuel, nº 738, na Capital, e beneficiará cerca de 300 pessoas, entre detentos, egressos do sistema prisional e familiares.
No local, os participantes terão momentos para se autoconhecer, refletir sobre direitos e deveres e reaprender a conviver em família e sociedade. Também aprenderão sobre noções de empreendedorismo e investimento, além de informática básica. O objetivo é abrir possibilidade para a geração de emprego e renda na comunidade. Serão disponibilizadas ainda oficinas de trabalho para a produção de bens e outras atividades voltadas à reintegração e inclusão social. Participarão apenados dos regimes aberto e semiaberto, egressos e familiares. Todos receberão acompanhamento social, pedagógico e psicológico, além de assistência médica e jurídica.
O projeto está fundamentado nos quatros pilares da educação (momentos pessoais, relacionais, produtivos e cognitivos), modelo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).A iniciativa é resultado da parceria entre a 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza, Vara de Penas Alternativas da Capital, Ministério Público cearense, Defensoria Pública do Estado, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM) e Fundação Educacional Deusmar Queirós”.
(TJ-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário