Secretário Martins entra na lavoura do Secretário Cesar Pinheiro e fala água


Ceará ainda tem maior estoque d'água

O Ceará tem capacidade de armazenar, nos seus reservatórios, cerca de 18 bilhões de metros cúbicos de água. A informação é do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, observando que, no atual momento, o estoque de água nesses reservatórios gira em torno de 8 bilhões, o que significa uma queda muito acentuada.
Por outro lado, disse que o estoque de água no Ceará pode ser considerado bom, cerca de 44%, em razão de estarmos com dois anos de seca (2012 e 2013) e os anos anteriores não tiveram invernos bons. O que ele dá como certo, é que o Ceará, no Nordeste, ainda é o estado considerado de maior estoque de água.
O que o secretário não esconde é a desigualdade de distribuição das águas. Observou que o Castanhão está com mais de 50% de sua capacidade, que é quase o dobro, mas a região de Crateús tem estoque de apenas 22%. A região do Curu-Aracatiaçu está com apenas 16%  de estoque d’água, comprovando a desigualdade de abastecimento.
Estrutura
Segundo informou, a presidente Dilma Rousseff, na visita que fez ao Ceará, deixou uma estrutura de R$ 600 milhões para serem aplicados em obras estruturantes do tipo adutoras. Essas adutoras vão levar água aos locais mais afetados pela seca, para que possa haver um equilíbrio no abastecimento.

O secretário informa, ainda, que Tauá está com dificuldade de abastecimento, porque o açude Trici está quase vazio. Lembra que será construída uma adutora do açude Favelas para que Tauá tenham tenha água por mais uns quatro ou cinco meses. Por outro lado, disse que uma adutora vai trazer água do açude Arneirós, para garantir o abastecimento de Tauá.
Apontou o município de Quiterianópoles, com colapso no abastecimento, porque está sendo atendido por carro-pipa. Para resolver esta questão, segundo ele, uma adutora do açude Flor do Campo, que fica em Novo Oriente, vai complementar o abastecimento. Por outro lado, disse que o Governo do Estado está dando assistência a municípios com problema de abastecimento de água.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário