Terror em Boston

Suspeito de atentado em Boston é preso em rua de cidade vizinha, diz polícia

Do UOL
A polícia de Massachusetts, nos EUA, confirmou, via Twitter, que o suspeito pelo atentado na Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, 19, foi preso na noite desta sexta-feira (19) em Watertown, cidade vizinha à Boston. Moradores da cidade dizem ter ouvido tiros em uma rua local.

Os tiros teriam sido ouvidos na rua Franklin, onde segundo o jornal "Boston Globe", mais de 60 policiais se concentraram. As primeiras informações indicavam que o suspeito estaria em escondido em alguma casa da rua. Em seguida, a policia desconfiou que Dzhokhar estivesse dentro de um barco coberto por uma lona, localizado no jardim dessa residência.
Como a visão era pouco nítida, a Swat (polícia de elite dos EUA), que também participou da operação, usou granadas para dispersar o suspeito e, com isso, pode desarmá-lo. Autoridades pediram muita cautela na busca, pois deveriam trabalhar com a possibilidade de Dzhokhar estar portanto bombas no próprio corpo.
Ao declararem sua prisão, a policia declarou: "A caçada acabou. A busca acabou. O terror acabou. E a Justiça venceu".

Dzhokhar e o suspeito morto como Tamerlan Tsarnaev, 26, são apontados pelo FBI –polícia federal norte-americana– como responsáveis pelas explosões da maratona, ocorridas na última segunda-feira (15) e que deixaram três mortos e mais de 170 feridos.
Ampliar

Ataques em Boston235 fotos

177 / 235
19.abr.2013 - Policial em veículo blindado cerca prédios enquanto procura um dos suspeitos dos atentados na Maratona de Boston, em Watertown, Massachusetts, nesta sexta-feira (19). A polícia do Estado de Massachusetts pediu, por meio de sua conta oficial no Twitter, que os moradores de Watertown não saiam de suas residências e só abram a porta de casa para a polícia Leia mais Charles Krupa/AP
Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano. Informações ainda não confirmadas dizem que o mais velho teria recebido o visto de permanência no país em 2007, enquanto o irmão mais jovem recebeu o seu em 11 de setembro do ano passado.

Caçada cinematográfica

Até a prisão do segundo suspeito, um enorme grupo de policiais no qual se reuniu membros da policial local, estadual, agentes da Swat e do FBI fizeram uma varreduras pelas ruas do subúrbio de Boston e de Watertown atrás de Dzhokhar, já que Talerman havia sido morto durante a noite desta quinta-feira (18) em tiroteio com a polícia. Dzhokhar conseguira fugir  e estava foragido desde então.
O médico que recebeu o suspeito ferido, disse que ele sofreu múltiplas lesões, o que causou uma parada cardiorrespiratória. Questionado sobre a quantidade de tiros que ele levou, o médico afirmou: "Incapaz de contar".

Ligação com islamismo

Numa rede social,  Dzhokhar se descreve como integrante de uma minoria do Cáucaso, área que abrange a Chechênia, o Daguestão e a Inguchétia e venera o Islã.
Uma conta no Youtube em nome de Tsarnaev Tamerlane --mesmo nome do suspeito morto-- também continha conteúdo com conotação islâmica. Pela conta, criada em agosto de 2012 nos EUA, o usuário compartilhou vídeos relacionados ao islamismo, muito deles rotulados de "terroristas", que acabaram sendo bloqueados.
O pais dos irmãos, Anzor Tsarnaev, que mora na cidade russa de Makhachkala, disse à agência russa "Interfax" que o serviço secreto americano fez uma armadilha para seus filhos por eles serem "crentes muçulmanos". Ele ainda descreveu o filho mais novo, o foragido, como "um verdadeiro anjo".
O FBI informou nesta sexta-feira que seus agentes interrogaram Tamerlan em 2011, a pedido de um governo estrangeiro, mas nenhuma informação suspeita foi encontrada na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário