Costume de casa vai à praça; e insiste em não sair


Bezerra de Menezes: vendedores de caranguejo querem voltar para ciclovia

A Prefeitura de Fortaleza voltou a intensificar a fiscalização da venda ilegal de caranguejo na Avenida Bezerra de Menezes durante o feriado de ontem. Após quase dois meses, foi o primeiro dia em que não houve comércio no local. Porém, os vendedores continuam a reclamar do espaço para onde foram realocados, na Praça Paulo Pessoa, ao lado do Mercado São Sebastião, e ameaçam retornar à Avenida no sábado.
Com o reforço da Guarda Municipal, o Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) do Estado, o Ronda do Quarteirão e a Polícia Militar, a atuação dos Profiscais da SER I inibiu o aparecimento de vendedores na ciclovia. Segundo ponderou o chefe dos Profiscais, Francisco José Ferreira, o objetivo da vigilância não é a apreensão dos crustáceos, mas o de orientar aos comerciantes dos riscos que ocasionam expostos naquele local indevido.
Conforme Francisco José, apesar de ser uma tradição de fortalezenses, comprar os caranguejos vivos no corredor da via, o trânsito era prejudicado com as paradas dos veículos, e depois da ciclovia ter sido construída, o passeio de ciclistas também ficou comprometido.
Estes transtornos são considerados violação do Código de Obras e Posturas Municipal e da Lei de Crimes Ambientais. Ainda de acordo com ele, os moradores reclamavam, constantemente, do mau cheiro provocado pelos resíduos deixados, além de presenciarem as árvores e postes servindo de banheiro público. “Infelizmente a população corria riscos de comprar os caranguejos contaminados com bactérias”, disse o chefe dos Profiscais.
Para tentar amenizar a situação dos comerciantes, a Prefeitura de Fortaleza cedeu espaço na Praça do Mercado São Sebastião para que o comércio continuasse. No final de semana passada, três vendedores seguiram com a venda irregular no canteiro, o que resultou na apreensão de 80 caranguejos. No entanto, ontem todos já estavam no espaço cedido pela Prefeitura. “Lá ainda não está 100%, como eles merecem, mas é melhor que estarem na Avenida”, afirmou Francisco José que também atentou para as condições de higienização que são melhores.
INSATISFAÇÃO
Segundo o chefe dos Profiscais, logo no início da fiscalização, os vendedores que já haviam sido remanejados para o Mercado reclamavam da concorrência provocada pelos que ainda resistiam na Avenida Bezerra de Menezes. Pela primeira vez, após quase dois meses de vistoria, todos venderam na Praça Paulo Pessoa durante a manhã do feriado de Corpus Christi.

Entretanto, os vendedores seguem insatisfeitos com o atual local destinado a eles. Segundo Claelson Sena, que vende o crustáceo há 12 anos, o descontentamento é geral. “Hoje [ontem] só não fomos para a Avenida porque a fiscalização está intensa e por ser feriado, mas ninguém aqui está de acordo com a situação em que estamos passando. Sábado estarei de volta ao canteiro mesmo correndo risco de ter minha mercadoria apreendida”, disse Claelson.
PROMESSAS E PREJUÍZOS
Outra reclamação frequente é o prejuízo que os vendedores estão tendo. Ainda segundo Ivonildo, as vendas despencaram, “o que no canteiro eu vendia até 2.700 caranguejos, aqui só vendo 400. Não compensa”.

O apelo dos comerciantes é que sejam disponibilizados os boxes dentro do Mercado São Sebastião, como prometido na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, segundo afirmou Claelson Sena. “Disseram que esse espaço é provisório, mas estamos sendo prejudicados e não sabemos até quando ficaremos aqui, e se seremos ou não colocados lá dentro como nos prometeram”.
Sabendo da ameaça de os vendedores retornarem à Avenida no sábado, o chefe dos Profiscais, Francisco José, prometeu intensificar mais ainda a fiscalização e afirmou que, possivelmente, haverá apreensões. Mas salientou: “Nosso intuito não é apreender a mercadoria deles porque sabemos que dependem disso para sobrevivência, mas eles não podem continuar com a venda ilegal na Via. Nosso trabalho é de orientação e educação”, afirmou.
As fiscalizações vão continuar nas quintas-feiras, sábados e domingos, a partir de 5h30 até às 11h, segundo informou Francisco José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário