Estudante cospe no rosto da ex-presidente Michelle Bachelet 10


Um estudante cuspiu no rosto da ex-presidente socialista e candidata à reeleição no Chile, Michelle Bachelet, enquanto participava nesta terça-feira (28) de um ato eleitoral na cidade de Arica, razão pela qual foi detido.

O ataque ocorreu enquanto Bachelet, que lidera as pesquisas com vistas às eleições de 17 de novembro, visitava uma praça na cidade de Arica, a 2.000 km ao norte de Santiago.

O jornal eletrônico de Arica "El Morrocotudo" identificou o agressor como Elías Sanhueza, um aluno do segundo ano de antropologia da Universidade de Tarapacá.

Após o ataque, "o estudante não quis falar sobre suas motivações, foi agredido por alguns simpatizantes e detido por carabineiros (policiais)", descreveu o jornal.

Horas mais tarde, Bachelet comentou que "uma pessoa que não entende o que é a democracia me agrediu".

"Se acham que vou me aterrorizar, é claro que não me conhecem. Eu voltei para servir ao meu país, e nada, nem ninguém vai impedir que continue trabalhando por um Chile melhor para todos e todas", acrescentou a candidata.

Embora o porta-voz da campanha de Bachelet, Álvaro Elizalde, tenha qualificado o fato como "um incidente menor", o mundo político chileno se solidarizou com a ex-presidente (2006-2010).

Primeira mulher a chegar à Presidência em seu país, Bachelet voltou ao Chile em março após permanecer quase três anos à frente do escritório ONU-Mulher, para encarar uma nova candidatura presidencial. Por lei, ela estava impedida de disputar a reeleição direta.

Bachelet conta com a sustentação da Concertación, aliança de partidos de centro esquerda que a apoiou em seu primeiro governo e, recentemente, somou-se o apoio do Partido Comunista.

Em 30 de junho, Bachelet disputará as primárias com três aspirantes da Concertación para definir um único candidato do grupo. Por seu grande apoio popular, a vitória de Bachelet nessa instância é dada como certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário