Vai-e-vem


Bilhete Único será votado hoje na Câmara

A Câmara Municipal de Fortaleza aprecia, hoje, o projeto de lei ordinária do poder Executivo que dispõe sobre a instituição do Bilhete Único no sistema de transporte público coletivo de Fortaleza; as condições de utilização pelos beneficiários; e a implantação de equipamentos de controle de identificação nos coletivos para fins de combate às fraudes e usos indevidos. A matéria tramita em regime de urgência. O secretário municipal João Pupo, da Conservação e Serviços Públicos, esteve ontem na Câmara para apresentar o projeto de lei. A proposta, com início previsto para 15 de junho, tem como objetivo principal a redução do tempo de viagem e dos gastos do fortalezense no transporte público.
Em resumo, a proposta é um compromisso adotado pelo prefeito Roberto Cláudio (PSB), desde a campanha eleitoral em 2012, e permitirá que os usuários do transporte público realizem integração ilimitada em um período de duas horas. João Pupo explicou que, atualmente, a integração é limitada, o que permite que apenas 1,7% da população utilize o sistema.
O secretário pontuou algumas regras do projeto, como: a biometria facial no combate às fraudes.
Em se tratando de números, o secretário informou que o projeto já cadastrou 130 mil fortalezenses, com a expectativa de alcançar 250 mil até o início do funcionamento. Com relação ao cadastramento, os usuários recebem em 10 dias um cartão contendo seus dados e identificação, sendo a sua utilização pessoal e intransferível.
João Pupo, por sua vez, reforçou o compromisso da gestão em atender todos os públicos do Sistema de Transporte de Fortaleza. A ideia é manter um cadastramento permanente para a adesão ao Bilhete Único, que deverá acompanhar a procura do usuário aos postos de atendimento.
IMPACTOS E AVANÇOS
Após a apresentação, alguns vereadores subiram à tribuna para questionar a matéria. Dentre as questões, os impactos e avanços do sistema para melhoria do serviço público.Ronivaldo Maia (PT) defendeu que a tecnologia do Bilhete Único deve ser absorvida pela carteira estudantil, tendo em vista que a Lei Orgânica do Município (LOM) garante o direito a meia e a carteira estudantil.

Já o vereador Adelmo Martins (PR) chamou atenção para dificuldades das pessoas idosas no cadastramento. O vereador Adail Junior (PV) solicitou que, posteriormente, a Prefeitura pense numa integração com o sistema metropolitano.
PARECER
Na tarde de ontem, o projeto recebeu o parecer favorável da Comissão Conjunta de Legislação e Transporte. A matéria recebeu a relatoria do líder do governo na Casa, vereador Evaldo Lima (PCdoB). Pelo relatório, a proposta não afronta à Lei Orgânica do Município, nem mesmo as constituições estadual e federal, uma vez que trata de uma medida benéfica para os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário