Coluna do blog



História não conta dinheiro
Ely Aguiar, o atento deputado estadual do Cariri cearense, eleito com base no Crato, levanta uma lebre preocupante: A Transnordestina Logística, empresa de trens que substitui a nossa saudosa RVC e depois a REFESA, vai desativar o caminhar de seus morosos trens entre Fortaleza e o Crato, a 635 quilômetros, de trilhos da capital. A história estaria armada para fim de julho. A empresa de trem transporta hoje todo o abastecimento de combustível para a região sul do Ceará. Daí que, a partir de julho, a gasolina,o óleo diesel e o álcool, passarão a correr sobre carretas. Devo lembrar: Um vagão de trem de combustível carrega o correspondente a três carretas. Então, vamos ter dezenas de carretas nas estradas, queimando óleo, gastando pneu, acabando a velha BR 116, aumentando o preço do frete, ampliando os perigos de acidentes pondo assim, em risco a vida da gente que anda por acolá. Os apartes dos colegas de Ely Aguiar, na Assembléia do Estado, ecoam sua fala,ampliam suas preocupações, expõem o nervo de um problema tão grave que assusta. Não custa nada lembrar um fato curioso vivido por este repórter: Quando a Redentora desativou o ramal ferroviário entre Sobral e Camocim, dois dias depois todos os trilhos foram roubados e viraram mourão em fazendas da região. Ê ê!

A frase: “Se eu tiver problema um dia, não será por falta de felicidade”. Eu, contando mais de meio século de amigos espalhados pelo mundo.

Sobre as ruas cheias
Passado na casca do alho, raposa de rabo felpudo, ex-porta-voz da presidência da república, governador de Fernando de Noronha, Fernando Cesar Mesquita, opina: “Temos que buscar explicações para isso”.

Press release do BNB
“Para fazer do Nordeste um dos melhores destinos turísticos do País, o Banco do Nordeste investe em aeroportos modernos, recuperação de estradas e saneamento básico.” Poucos sabiam disso ou conhecem aeroportos com esse financiamento.

Ta feio
O Brasil, que teve na Bahia um dos maiores produtores de feijão do mundo, está comprando feijão sabe de onde? Da China. Fala sério!

Imposto zerado
A Câmara de Comércio Exterior cortou na segunda-feira, 24, o imposto de importação sobre o feijão, em uma tentativa de aumentar a oferta e aliviar a pressão inflacionária.

De fora do Mercosul
O imposto de 10%, que incidia sobre as importações de países fora do Mercosul, foi zerada até o dia 30 de novembro.

O preço é alto
A cotação de uma saca de feijão subiu de R$ 140 em maio de 2012 para R$ 180 atualmente. O pedido de eliminação da tarifa foi feito pelo Ministério da Agricultura, que defendia isenção da alíquota até dezembro.

Queimando a rosca
Com o dólar nas alturas a conversa gira em torno do aumento, em breve, do preço do pão e da rosca. Simplesmente porque o trigo é importado e seu preço dolarizado. Eita!

Concurso
Estarão abertas até o dia 8 de julho próximo, as inscrições para concurso público para ingresso nos quadros da Polícia Rodoviária Federal. Salários de R$6.500, a R$5.100.

Está em todas
O Ministério Público do Ceará, em Icapui, assinou TAC com a Prefeitura para a realização de concurso público até o fim do ano para a ocupação de cargos hoje preenchidos por não concursados.

Ivo Gomes avisa
Estão abertas as inscrições da III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. As inscrições poderão ser realizadas através do site da conferência, no endereço www.cmefortaleza.org


Rebu (Nota da foto)
Diz que deu rebu na recepção do hotel da Seleção da Espanha. Rapazes do grupo encomendaram 10 meninas para uma troca de idéias em seus apartamentos mas quando elas chegaram foram barradas em nome da segurança. A turma ficou na mão. Já o bem comportado Pique trouxe a Shakira, com quem foi jantar no Moranga,aí ao lado dos donos.

Um comentário:

  1. Macário,

    Essa história de transformarem os trilhos em mourões aconteceu também em Crateús. O 4o. Batalhão Ferroviário chegou àquela cidade em 1954 e construiu cerca de 50 quilômetros de estrada de ferro, ligando-a a Independência. A estrada deveria seguir até Piquet Carneiro, passando por Mombaça, mas parou por ali.
    O Batalhão Ferroviário foi transformado em Batalhão de Engenharia e Construção e limitou-se a construir estradas de rodagem até ser transferido para Barreiras, na Bahia.
    Esse trecho de 50 quilômetro foi percorrido por trem apenas uma vez: no dia da inauguração. Depois disso arrancaram os trilhos e dormentes. As pontes e bueiros bem construídos pelo Exército continuam de pé. Os trilhos ajudam a prender o gado em muitas fazendas da região.

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