SBT no Cariri



SBT deve voltar ao Cariri em sinal aberto dentro de 60 dias


Roberto Bulhões

Técnicos do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) estiveram nesta quinta-feira em Juazeiro do Norte, tratando do retorno dos sinais da emissora de Silvio Santos, em canal aberto, para vários municípios da região do Cariri. A emissora que estava sendo retransmitida pelo Grupo Jangadeiro de Fortaleza, saiu do ar no ano passado, depois que a Jangadeiro se filou a Rede Bandeirantes de Televisão. Com isso, todo interior do Ceará, especialmente a região do Cariri, ficaram privados da programação do SBT, ao não ser via antena parabólica. A falta dos sinais do SBT tem sido duramente criticada pela população.
Ao tomar conhecimento do potencial da região do Cariri, especialmente do crescimento da cidade de Juazeiro do Norte, o departamento técnico do SBT manteve contatos com o prefeito Raimundo Macedo (Raimundão), informando-lhe o interesse da emissora retornar as atividades na terra do Padre Cícero. Segundo o próprio Raimundão, “desde a época da campanha politica que o povo me pedia a volta das imagens do SBT”, disse o prefeito, ressaltando que “a TV de Silvio Santos é muito querida em todo Brasil e colocamos a torre da prefeitura a disposição, a exemplo do era anteriormente”. O SBT em Juazeiro é captado desde janeiro de 1988.

NOVOS EQUIPAMENTOS

O SBT já comprou dezenas de equipamentos de retransmissão para viabilizar o retorno da emissora em vários municípios do Ceará, começando por Juazeiro do Norte. Um transmissor digital de 500 watts, juntamente com um novo sistema irradiante (cabos e antenas), deve chegar até o final de julho. Os técnicos do SBT querem que tudo esteja pronto em até 60 dias, assim que a Anatel liberar o canal solicitado. A repetidora que será instalada na torre da prefeitura na serra do horto distribuirá os sinais Juazeiro, Crato, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu. Inicialmente a programação será toda de São Paulo, mas em pouco tempo estará integrada ao SBT Nordeste.

O vereador Tarso Magno vinha constantemente cobrando o retorno do SBT e uma de suas solicitações despertou na direção da emissora, a importância que é a terra de Padre Cícero. Segundo Tarso Magno, quase todos os dias ele encontrava uma pessoa que lhe falava sobre a falta do SBT em Juazeiro. O retorno do SBT em Juazeiro vai também reforçar o retorno dos sinais da emissora no distrito da Palmeirinha, desativado desde 2008 quando o transmissor sofreu uma descarga elétrica. Ao tomar conhecimento do problema da Palmeirinha, o chefe de gabinete da prefeitura de Juazeiro, Dedé Carneiro, afirmou que a prefeitura vai mandar consertar o esquipamento o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário