Cagece assina convênio de parceria com a Seuma para promover o uso adequado do sistema de esgoto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) assinam convênio, amanhã, no dia 1o de agosto, às 9 horas, no auditório da Sede da Cagece, para melhoria do sistema de saneamento básico em Fortaleza, por meio da promoção da utilização adequada do sistema de esgoto. O evento contará com a presença do Presidente da Cagece André Facó e da Secretária da Seuma Águeda Muniz.
A parceria funcionará com visitas domiciliares em que será verificada a interligação dos imóveis ao sistema coletor de esgoto e haverá sensibilização da população sobre os benefícios do sistema de esgoto. Os moradores cujos imóveis não estiverem interligados serão autuados pela Seuma, conforme a lei. Também serão verificadas possíveis ligações clandestinas na rede de drenagem.
Convênios semelhantes começaram a serem assinados, desde 2003, entre a Cagece e a antiga Semam (atual Seuma). Na época, foi dada prioridade à despoluição da orla de Fortaleza, às áreas no entorno das lagoas e às demandas das Unidades de Negócio da Cagece. Desde então, o convênio vem sendo renovado sistematicamente, tendo em vista a necessidade de viabilizar a correta utilização do sistema de esgoto, pelos moradores de Fortaleza, promovendo a preservação dos recursos hídricos.
O trabalho em parceria também ajuda a diminuir o número de ligações clandestinas na rede pluvial do município, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e para a preservação ambiental. Lembrando que a rede de drenagem é de responsabilidade do município, sendo a fiscalização da utilização indevida (com ligações clandestinas) também de responsabilidade do município.
Vale ressaltar que Cagece e Seuma têm, por natureza, funções complementares, no sentido em que cabe à Cagece a implantação, a operação e manutenção do sistema de esgoto e à Seuma cabe fiscalizar e garantir que o desenvolvimento do município ocorra com o menor impacto ambiental possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário