Jornalismo de control-C-control-V

Comissão de Ética vai analisar uso de jatos da FAB por ministros
A Comissão de Ética Pública da Presidência começou ontem a analisar os casos de uso irregular de jatos da FAB (Força Aérea Brasileira) por parte de ministros para fins particulares.  A Folha de S.Paulo mostrou neste mês que o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e o ministro Garibaldi Alves (Previdência) usaram aviões oficiais alegadamente para cumprir agenda oficial, mas deram carona para familiares em folga ou férias.
Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, os próximos encaminhamentos devem ser feitos apenas na próxima reunião do colegiado. Entre os próximos passos da Comissão de Ética estão o pedido de informação aos envolvidos para eventual abertura de processo contra eles.  Ontem, os processos foram distribuídos para os relatores Marcello Alencar de Araújo e Mauro de Azevedo Menezes. Eles se reúnem em 19 de agosto para dar prosseguimento às investigações.
Questionado se já dá para avaliar que houve desvio por parte dos ministros, Lacombe limitou-se a dizer: “Não posso falar isso, se eu estiver falando, estarei prejulgando”.  No caso de Rebelo, ele usou um avião da FAB para ir a Cuba no Carnaval com a mulher, o filho e assessores. Ele esteve em Havana em missão oficial e justificou a carona à mulher e ao filho dizendo que ambos também foram convidados pelo governo cubano.  Nenhum dos dois representou o governo brasileiro na missão. Quando o ministério publicou nota sobre a viagem de Aldo, em fevereiro, o nome deles não constava na lista oficial da comitiva.
Sem custos
Em nota, o Ministério do Esporte disse que a viagem da mulher e do filho do ministro Aldo Rebelo a Cuba, em missão oficial, não gerou custos ao governo. Segundo a pasta, os dois foram convidados pelo governo de Cuba e cumpriram a programação “definida pelo protocolo cubano”.
Já Alves usou um avião da FAB em um fim de semana para ir ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã. Segundo nota oficial divulgada mais cedo, ele tinha passagem comprada para ir ao Rio em avião comercial. O documento também afirma que o ministro voltou a Brasília em voo comercial.
No entanto, segundo a nota, ele decidiu mudar o itinerário e avisou a mudança ao Comando da Aeronáutica: “Ao final da cerimônia oficial no Ceará, em vez de retornar a Brasília, ou mesmo a Natal, como lhe facultava o art. 4º do Decreto n.º 4.244/2002, a aeronave da FAB o levou diretamente ao Rio de Janeiro”.  O ministro saiu de Brasília na sexta-feira às 6h com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã, e, em vez de retornar à capital, o ministro foi direto para o Rio, onde não tinha compromissos oficiais.

Penso eu - Porra, meu!!! É Morada Nova!!! Não existe Nova Morada no Ceará!!! Vão darem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário