PET - Programa de Encaminhamento ao Trabalho, no Pecém

Programa de Encaminhamento ao Trabalho (PET), a ser lançado amanhã, contribuirá na formação da mão de obra local
Construção Civil, fabricação, montagem, manutenção industrial e elétrica são algumas das áreas que terão vagas abertas para a qualificação de pessoas até o ano de 2014. Os dados fazem parte do mais recente estudo encomendado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e que já teve um plano de ação apresentado para entidades de classe, instituições de ensino e poder público. Estima-se qualificar 5.260 pessoas até o ano de 2014, quantitativo que será acrescido aos 1.175 formandos pelo Senai até este mês de julho.
Diante dessa necessidade e também visando dar oportunidade para os trabalhadores locais, nasceu o Programa de Encaminhamento ao Trabalho (PET), que será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2013, às 18 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – auditório José Flávio -, e conta com o apoio de 18 instituições, além da CSP. Na oportunidade, as instituições envolvidas no programa assinarão o Termo de Cooperação Técnica do PET.
A coordenação das atividades do PET ficará sob a responsabilidade da Fiec e do Senai – este último, juntamente com o Centec, atuará também na qualificação -,cabendo às demais instituições conduzir as ações em conjunto para garantir a mão de obra qualificada tanto para a fase de construção da CSP como para os demais empreendimentos estruturantes localizados no CIPP. Os pontos importantes do programa são a qualificação, o encaminhamento de pessoal qualificado ao mercado de trabalho e a geração de emprego local para promover a sustentabilidade dos projetos instalados no CIPP e a geração e distribuição de renda na região.
APOIO: Estão apoiando esta iniciativa, Governo do Estado do Ceará, Posco Engenharia e Construção do Brasil (PEC), Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Prefeitura Municipal de Caucaia, Prefeitura Municipal de Maracanaú, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco-CE), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Maracanaú (Aedi), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Câmaras do Dirigentes Lojistas de Caucaia, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT),
Av. Dom Luís, 807 | 9º andar | Meireles | Fone: 55 85 3033.3800 Fortaleza | CE | Brasil | CEP: 60160-230
Sistema Nacional de Emprego (Sine-CE) e Associação Comercial Empresarial de São Gonçalo do Amarante (Acesga).
Conheça outras ações e projetos já realizados pela Companhia Siderúrgica do Pecém
- Resgate da Fauna e da Flora
Na área de 579 hectares em que a usina siderúrgica está sendo construída, a CSP realizou em 2008 os primeiros levantamentos da fauna e da flora. Após estudos e diagnósticos, iniciou-se o processo de resgate dos animais e a coleta e beneficiamento das sementes no site. Foram resgatados 5023 animais de 87 espécies, entre os meses de janeiro de 2010 e abril de 2011, e coletadas 300 mil sementes de 43 espécies, que resultou na produção de 150 mil mudas de espécies nativas entre maio de 2011 e maio de 2012. Tanto os animais como as mudas fazem parte hoje do habitat da Estação Ecológica do Pecém.
- Monitoramento da Fauna
A Estação Ecológica do Pecém, compreendendo uma área de 293 hectares, continuará sendo monitorada pela CSP nos próximos anos. O objetivo é avaliar a capacidade de suporte local, tendo em vista os animais encontrados no site da siderúrgica no processo de resgate da fauna e que foram remanejados para esse espaço. Para o sucesso do trabalho, os animais foram medidos e alguns microchipados.
- Reflorestamento
Além de contribuir com o reflorestamento da Estação Ecológica do Pecém, a CSP também destinou 183 hectares no seu site (uma área que não passou pela supressão vegetal, mas que se encontrava degradada) para a produção de espécies nativas, com capacidade de 300 mil mudas/ano. A inauguração oficial do viveiro aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o espaço já conta com um auditório para a realização das atividades de treinamento e educação ambiental, com capacidade para receber até 80 pessoas. Atualmente, a CSP aguarda a autorização da Semace para construir a cerca no entorno do viveiro.
- Banco de Germoplasma
Em abril de 2013, a CSP instalou um Banco de Germoplasma no Parque Botânico do Estado do Ceará, que funciona como um laboratório de sementes de espécies
Av. Dom Luís, 807 | 9º andar | Meireles | Fone: 55 85 3033.3800 Fortaleza | CE | Brasil | CEP: 60160-230
florestais nativas de todo o Estado. Trata-se de uma ferramenta para armazenamento de sementes representativas da flora, visando potencializar a produção de mudas certificadas para serem utilizadas em programas de reflorestamento.
- Xiloteca
A partir da iniciativa da CSP, o Ceará passou a integrar o seleto grupo de xilotecas no Brasil, totalizando agora 29. As amostras de discos de madeira da região foram separadas durante o processo de supressão vegetal no site da siderúrgica. Das 360 amostras, 90 foram catalogadas e passaram a formar uma coleção botânica com dinâmica semelhante a um herbário, contendo informações como coletor, procedência e descrição. A Xiloteca é importante, entre outras coisas, para análise de sequestro de carbono, controle e fiscalização do comércio madeireiro e a precisão da idade das árvores. Outra Xiloteca será doada pela CSP para o Parque Botânico do Ceará, em Caucaia.
- Programa de Monitoramento Ambiental
A CSP está monitorando, desde novembro de 2012, a qualidade ambiental do ar, água, solo e ruído na região, mesmo não estando em operação. A siderúrgica pretende, desta forma, acompanhar as variações da composição química nestes compartimentos, que servirão de referência para a fase de operação da usina.
- Publicação do livro Plano Racional do Resgate de Fauna e Flora
Todo o trabalho realizado no processo de resgate da fauna e flora no site da CSP foi transformado em livro, versão bilíngue, numa ação pioneira no Estado do Ceará. A publicação detalha os procedimentos utilizados e valoriza a biodiversidade de espécies florestais e animais encontrados na região.
- Rede de Diálogo CSP
Lançado em abril de 2013, o programa Rede de Diálogo CSP está voltado para as comunidades do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo é levar informações do projeto, a partir de 12 agentes de diálogo social, que também são moradores da região. A Rede já realizou 1.486 interações até hoje, distribuídas em 5 diferentes frentes de abordagem, além de 14 reuniões coletivas de Diálogo Social com a participação de 47 comunidades e 271 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário