Alfredo não aguentou o primeiro embate

Salmito Filho bota João Alfredo pra correr no debate da UECE sobre o Cocó.
foto eliomar 130827 debate salmito e alfredo
O secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor) e vereador licenciado, Salmito Filho (PSB), e o vereador João Alfredo (PSOL) participaram, nessa noite de terça-feira, de um debate sobre os viadutos do cruzamento das avenidas Antonio Sales e Engenheiro Santana Júnior, no Cocó. O encontro ocorreu na Universidade Estadual do Ceará (Uece), como parte da disciplina Antropologia Cultural, do curso de Serviço Social. O debate foi mediado pelo cientista político Josênio Parente e assistido por cerca de 100 estudantes, inclusive de outros cursos da universidade.
Enquanto João Alfredo negou ser líder do movimento contra os viadutos, Salmito Filho se colocou no debate como seu próprio representante, não na condição da palavra oficial da Prefeitura de Fortaleza. Para João Alfredo, a ocupação do Cocó é um momento histórico para Fortaleza, pois mostra uma juventude resistente ao autoritarismo político em defesa do meio ambiente. Já Salmito alegou que a cidade não estaria nessa discussão, caso o Plano Diretor tivesse sido regulamentado pela última gestão.
“Os manifestantes no Cocó, mais antigos na política, não se interessaram pela discussão do Plano Diretor e agora falam em debate. Viraram as costas para o debate mais importante da cidade”, comentou Salmito, ao destacar que o prefeito Roberto Cláudio está enviando para a Câmara Municipal as 19 leis que regulamentam o Plano Diretor. “E o governador Cid Gomes está concluindo a legislação do Parque do Cocó”, completou.
Ao responder questionamentos dos estudantes, Salmito Filho negou que os viadutos teriam como propósito o favorecimento a construtoras. “Se assim fosse, o prefeito iria construir túneis, que custariam quase cinco vezes o valor dos viadutos. Mas não somos irresponsáveis para colocarmos túneis em um local que recebe água pluvial de dois elevados. Os viadutos serão construídos para atender o trabalhador que usa o transporte coletivo, pois quem vai para o shopping que existe naquela área, vai de carro e ainda pela Sebastião de Abreu, de acordo com um levantamento da AMC”, ressaltou Salmito.
Tensão
foto eliomar 130827 debate uece cocó
O debate ficou tenso depois que João Alfredo e Salmito Filho entraram na discussão do Código Florestal e também no aspecto da legalização do Parque. Ao comentar que Cid Gomes (PSB) fez a maior intervenção ambiental da América Latina, diante de uma requalificação urbana, qualificação ambiental e habitações populares, Salmito irritou o vereador João Alfredo, que deixou o debate. Salmito Filho ainda permaneceu no local, quando respondeu a questionamentos dos alunos.
Para a professora da disciplina, Heloíse Riquet, o debate foi rico e esclarecedor. Já o cientista político Josênio Parente disse que a tensão era esperada, diante do clima que envolve o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário