Água pouca pode prejudicar produção na fruticultura


Entidades negam oferta de água à fruticultura, diz Frutal
A seca repetida, de dois anos seguidos, já está prejudicando a produção de frutas no Ceará, porque a oferta de água para nova produção está sendo negada pelas entidades da área. O comentário, em forma de lamentação, é do presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Brigel, acrescentando que participou, na semana passada, de reunião na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que barrou qualquer expansão de fornecimento de água.
“Nós não vamos ter novos plantios de frutas, a não ser os existentes, porque a água para isso está sendo negada por quem toma conta do setor”, lamenta. Ele acrescenta que empresas famosas - que precisam cumprir com fornecimento de frutas - terão problemas, porque a produção poderá cair. Conforme o presidente, as entidades, que estão negando água, não estão ligadas às estratégias de governo.
O empresário lembra que a matéria-prima para o cultivo de frutas, como qualquer outra planta, é água e sol. Ele, que é presidente da Câmara Setorial do Agronegócio, enfatiza que empresas compromissadas com a exportação precisam produzir para atender as demandas, mas talvez não consigam diante do problema da falta de água.
PREOCUPANTE
Segundo ele, essa situação é muito preocupante, porque poderá representar uma queda na produção de frutas, o que é muito ruim para o crescimento de um modo geral. Esse problema de falta de água, segundo ele, faz com que as autoridades, de um modo geral do Nordeste, principalmente o Ceará, façam pressão ao Governo Federal para apressar a conclusão da transposição das águas do rio São Francisco.
Euvaldo Bringel viajou, ontem, a Brasília, para audiência com o ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, onde irá tratar dessa dificuldade de água no Ceará, e também no Nordeste, aproveitando para saber como andam as obras da transposição. No Ministério da Agricultura, aproveitando a oportunidade, ele procura informações da programação de feiras de frutas no Mundo, destacando a Fruit Logística, que acontece na Alemanha, em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário