Ta no blog do Fabricio Moreira

Advogados e representantes de entidades de classe promovem manifestação em Várzea Alegre. Ato reuniu cerca de quatro mil pessoas.

Advogados lideraram ato público em Várzea Alegre. Foto: Wandemberg Belém
Advogados lideraram ato público em Várzea Alegre. Foto: Wandemberg Belém
Estudante e moradores participaram do ato em Várzea Alegre. Foto: Wandemberg Belém

Um grupo de advogados, representantes de entidades de classe e clubes de serviço, estudantes e moradores realizaram manifestação no centro da Cidade de Várzea Alegre, na região Centro-Sul do Ceará, na manhã desta quarta-feira (30). Segundo os organizadores, cerca de quatro mil pessoas participaram do ato.
O objetivo do ato público é lançar a campanha a favor da designação de um juiz titular para a comarca da Várzea Alegre.
Os advogados reclamam do atraso no julgamento e paralisação dos processos judiciais. Ao final da manifestação, houve concentração em frente ao Fórum de Justiça, depois de caminhada pelas ruas da cidade.
Cinco outdoors foram espalhados pela cidade com a seguinte frase que é tema da campanha: ‘Ô Várzea Alegre boa, só falta juiz titular’.
advogado Elmo Menezes disse que a falta de um juiz titular há quatro anos traz enormes transtornos para a população, em particular aqueles que buscam aposentadoria. “São cerca de quatro mil processos paralisados na comarca”, explicou. “Só há um juiz que responde pela comarca uma vez por semana”.
Por sugestão do promotor de Justiça, André Luiz Simões Jácome, será encaminhado um documento ao Tribunal de Justiça do Estado com três pontos básicos: lançamento de editais de promoção para entrância intermediária referente às duas comarcas da cidade; solicitação de uma força tarefa para julgamento dos processos que se acumulam na cidade; e a designação de um juiz titular.
Houve manifestação em frente ao Fórum de Justiça. Foto de Wandemberg Belém
Houve manifestação em frente ao Fórum de Justiça. Foto de Wandemberg Belém
O advogado Víctor Luciano Pierre, um dos coordenadores do movimento, disse que a situação na comarca local está insustentável, pois os processos não são julgados e todos os setores da sociedade são prejudicados com a quase paralisação da justiça.
No ano passado, houve manifestação na cidade de Icó contra a falta de juiz e também os advogados anunciaram em outdoor a busca por um magistrado – ‘Procura-se um juiz’. A iniciativa obteve ampla repercussão em todo o Ceará.

O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Iguatu, Marco Antonio Sobreira, disse que a instituição já encaminhou relatório para o Tribunal de Justiça do Ceará sobre a deficiência e a falta de juízes em municípios da região Centro-Sul (Quixelô, Iguatu, Icó e Várzea Alegre). “As comarcas passam por dificuldades, sem juízes para julgar os processos, e defendemos de imediato a realização de um mutirão de magistrados”, disse.  “É uma iniciativa que já reivindicamos ao Tribunal de Justiça”.
(JORNALISTA HONÓRIO BARBOSA\DIÁRIO DO NORDESTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário