Tá no blog do Fabricio Moreira

IPHAN: GUARDIÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ICÓ (CE).

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um Órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro.

Em Icó (CE), praticamente, este importante órgão chegou em 1997, quando do tombamento solene de nossas igrejas, sobrados e casarões, que preenche(m) o nosso rico sítio histórico e o Largo do Theberge.

Muitas vezes, seus técnicos, arquitetos, e servidores foram mal interpretados na Ribeira dos Icós, por nossa própria gente, que não entendia a exatidão dos trabalhos prestados em nosso próprio benefício, inclusive, por colocar em prática todo o seu amor, a nossa história, arte e cultura, na defesa intransigente de sua originalidade (acervo cultural e histórico).

Icó ao comemorar 171 anos de emancipação política e 300 de história, no último dia 25 de outubro, os nossos irmãos e conterrâneos espalhados em toda federação, postaram nas redes sociais (fotos), jornais, blogs, sobre os nossos prédios históricos, mostrando toda a sua beleza para o mundo.

O IPHAN é cúmplice desta beleza arquitetônica de Icó.

Respeitar este importante órgão e seus valorosos servidores que prestam serviços em Icó (e no Brasil), é uma questão de cidadania, de cultura, história e arte.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário