Coluna do blog



Bar, o último tabernáculo
Sob a batuta de Cesar Barreto, cearenses de todos os quadrantes, incluindo a grande maioria de sobralenses, reuniram-se no Restaurante da Brasileira, no Mercado Central. Comida exuberante, casa cheia, bebida farta, cachaça velha (uma Douradinha que não durou meia hora) e conversa. Muita conversa e reencontros como o meu com um companheiro com o qual compartilhei os bancos do Colégio Sobralense do primeiro a quarto ano ginasial; Paulo Cesar Saboia Mont’Alverne. Conversa dos colegas de ginásio mas que tinha, na boca do palco aquilo de que sempre gostamos; história. E Paulinho faz uma revelação. Aposentado resolveu morgar na Meruoca, no sítio da família e ler a obra de Machado de Assis. E a surpresa: encontrou um longo capítulo de uma briga do então amanuense Assis com ninguém menos que João Brígido, que lhe fez feroz missiva ao saber que Machado de Assis dissera não a uma pretensão cearense de exploração das minas de cobre de Viçosa do Ceará. Uma peça de fazer inveja o relatório de Assis, uma peça de fazer inveja a crítica raivosa e bem escrita da carta de Brígido, lá naqueles distantes fins dos anos 800 do século atrasado. Coisas que uma boa conversa só nos faz ratificar que é impossivel que algo assim aconteça numa leiteria ou numa igreja, culto ou praça de oração. Vivamos então o bar como destino dos grandes encontros e a história como elo entre pessoas que adoram conta-las depois de bem lidas. Afinal de contas de que vale ler e não passar adiante? Seria o máximo de uma desmedida ambição guardar pra sí. E o bar é o ultimo tabernáculo.

A frase: “Nada mais assustador do que a ignorância em ação”. Johann Wolfgang von Goethe. Sabe quem foi?


Agenor Neto, Michel Temer, Aníbal Gomes
Temer vem aí (Nota da foto)
O PMDB planeja usar com mais vigor a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, nos estados a partir de janeiro de 2014. Foi o que falaram Agenor Neto e Anibal Gomes com o paulista.

Errei feio
Ontem esta colua ppublicou uma nota dando conta de que Roberto Claudio foi vaiado do Nautico com a Vandeleia. Nem o Roberto Claudio conhece a Vanderléia, muito menos cantou com ela. O Roberto em questão é o Carlos e a vaia foi em 1965.  Revisão caiu do cavalo. Eu tambem.

Se  chegar...
O Minisgtério da Saúde mandou dizer que está liberando um dinheirinho pros hospitais universitários.No Ceará serão  agraciados, se o dinheiro chegar Universidade Federal do Ceará - Hospital Universitário Walter Cantídio com R$ 2.661.980,20 e a Universidade Federal do Ceará, na  Maternidade Escola Assis Chateaubriand com R$ 1.012.179,42
Fazendo as contas
Quem conhece Heitor Ferrer sabe que ele não vai querer municipalizar o debate na Assembleia. Ele quer e vai continuar criticando o governo do dr. Cid Gomes.

Só que...
Todo dia ensinam a ele pra olhar pras coisas da AMC. Neguim acha que tem semáforo demais sendo colocado na cidade sem que se saiba os critérios de compra desses olhos.

E mais...
Cidadão preocupado foi à Padre Valdivino e contou uma a uma as placas de trânsito colocadas ao longo da via. Diz que, sabendo o preço de cada uma e quem fabrica da um toco de fazer gosto.

Articulação
Já tem gente pensando em botar seu nome na sucessão do Tribunal de Justiça do Ceará. No mínimo é muito cedo, no máximo...bem aí são outros quinhentos.

Temor
O medo dos gerentes dos poderes públicos é que o povo, essa gente que rouba tampas de esgotos pra vender no ferro velho, descobra que pedra portuguesa é ouro para  a indústria de cimento.

Primeirão
Primeiro a chegar ao Rio amanhã será Gony Arruda. Assim que terminar a sessão da Assembleia o deputado pula num avião pra ver o Flamengo,diz ele,ser campeão em cima dos parnaenses.

O povo julga
Sempre que temuma brecha o povo faz justiça por conta própria. Outro dia pegaram um bandido, assaltante. Não fosse a Polícia chegar e teriam morto o cara.Mas ficou moidinho.

Despanaviado
O Psol perdeu a vela. Agora inventou que quer disputar a presidência da república provavelmente com o paulista Renato Roseno, aquele que vive querendo um mandato no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário