Nova Praia do Futuro. Quem sabe diminuam os asaltos.

Prefeitura entrega primeira fase das obras

foto 131227 pfuturo setfor
A primeira fase das obras nas avenidas Zezé Diogo e Dioguinho foi concluída, segundo informou a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor). O prazo para finalizar todo o projeto é março de 2014. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com investimento de R$ 81 milhões. Já em andamento, a próxima etapa compreenderá o trecho que vai da Praça 31 de março até o Mucuripe.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (Pros), cerca de 80% do projeto está executado. Nesta etapa, as obras contemplaram drenagem, iluminação e calçamento padronizados das vias.
A Zezé Diogo recebeu ciclovia, pavimentação em paralelepípedo, duplicação no trecho de dois quilômetros entre a Praça 31 de Março e a rua Renato Braga; a Dioguinho, pavimento rígido no trecho entre o Caça e Pesca e a Praça do Futuro.
Conforme a Setfor, cerca de 200 metros ainda devem receber pavimentação rígida. “Mas tem trecho que ainda não está sinalizado porque o concreto exige em torno de 28 dias para ser curado, e só então vamos liberar o tráfego”, explicou o engenheiro coordenador das obras da Setfor, João Luiz Ramalho.
Para o trecho duplicado da Zezé Diogo, algumas barracas que estavam invadindo a via foram recuadas, respeitando o alinhamento da duplicação. Titular da Setfor, Salmito Filho informou que a Coelce deverá retirar 65 postes em janeiro.
Para a nova iluminação, postes de fibra foram instalados – ecologicamente sustentáveis e resistentes à maresia, explicou o secretário. Em algumas áreas, foram instalados refletores na faixa de praia. João Luiz Ramalho afirmou que a ciclovia da Zezé Diogo e outros pontos das obras ainda serão sinalizados. Sobre o calçadão, um tratamento da pedra, “com uma espécie de verniz, para aumentar a resistência”, terá início no dia 6 de janeiro.
Ruas perpendiculares
As vias perpendiculares que ligam a Dioguinho à Zezé Diogo também deverão ser requalificadas. “Com a diferença cambial, já que o dólar subiu e esse recurso é de financiamento internacional, temos um dinheiro a mais e já estamos formalizando junto ao banco para fazermos a drenagem e requalificação dessas vias”, explicou Salmito.
Para o presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel), Ivan Assunção, a conclusão das obras está trazendo mais segurança para a Praia do Futuro.
A dona de casa Bruna Rodrigues, 25 anos, moradora da Praia do Futuro, comemora as mudanças. “Vem gente fazer caminhada, as crianças estão aproveitando o calçadão, vêm andar de bicicleta. Me sinto mais segura”, conta.
Características e bastidores
Nessa sexta-feira (27), durante apresentação das obras concluídas, uma van transportou prefeito, vereadores e empresários para circular por parte das duas avenidas. A hora escolhida, por volta de 17h, segundo Roberto Cláudio, foi estratégica para mostrar a nova iluminação.
O prefeito afirmou que as obras da Praça 31 de Março foram “replanilhadas e é esperada sinalização da Caixa Econômica para retomá-las. Faremos esforço para, na entrega final da obra, em abril, venha a praça junto”.
Serão implantadas, de acordo com o engenheiro João Luiz Ramalho, 1.280 árvores no porte mínimo de 2,5 a 3 metros em toda a extensão da Zezé Diogo.
Da rua Israel Pordeus, o engenheiro afirmou que será realizado projeto chamado Novo Serviluz. “Também será uma via paisagística e terá ciclovia”, disse.
Com permissão do Eliomar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário