Ontem havia um mundo de formiga de asa em Fortaleza


Dia chuvoso em 59 municípios do Ceará
Choveu, ontem, em 59 municípios cearenses, entre os quais, Fortaleza, que permaneceu, durante todo o dia, com o céu nublado.  Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), desde o final da noite de quarta-feira, 29, um ramo da Zona de Convergência Intertropical atua no Ceará fazendo chover em várias regiões do Estado. Ontem, a maior chuva foi registrada no município de São Gonçalo do Amarante (104,5 milímetros), seguido por Pentecoste (57mm) e Granja (46mm). Em Fortaleza, o registro foi de 16,8mm.
A meteorologista Cláudia Rickes lembra que a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema causador de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará e adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo do dia de hoje, em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”.
Abaixo da média
Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril. “Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá sim algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.
Garantia-Safra
Os cearenses estão precisando de chuvas regulares para reabastecer o nível de água dos açudes no Ceará, muito dos quais estão em via de colapso, o que ameaça a segurança hídrica de milhares de pessoas. Dois anos seguidos de seca fizeram estragos, também, na produção agropecuária do Estado. Somente com o Garantia-Safra, mais de R$ 295 milhões estarão à disposição dos agricultores familiares caso seja confirmado mais um ano de estiagem.
Para a safra 2013-2014, o Governo do Estado vai investir mais de R$ 26 milhões, aproximadamente, para que os agricultores familiares recebam o benefício. “Foi fundamental a articulação do governador Cid Gomes junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para que essas vagas fossem viabilizadas para o Estado do Ceará”, destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Agora, é torcer para que as chuvas de ontem, contrariado os prognósticos da Funceme, sejam apenas o início de uma quadra chuvosa minimamente satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário