Se pelando de medo

 Restaurante na Redonda(Icapuí)
Tem prefeito do Ceará morrendo de medo das recomendações para que não façam carnaval em seus municípios, porque tem seca no Estado. Muitos deles estão deixando de gerar trabalho, emprego e uma rendazinha para o município e seus moradores, receiosos de contrariar uma recomendação de MP. Agorinha, em Icapui, o Prefeito mandou dizer que iria  cancelar a festa. Parece desconhecer a diferença entre ordem e recomendação. Uma, a ordem, o MP não pode dar, a outra, atende se quiser. O blog fala isso depois de ouvir uma autoridade dalí, que conta com conhecimento de causa porque o carnaval não pode e não deve ser suspenso em Icapui.
- Eu conheço um homem no Icapui que no carnaval pega a moto, bota dois isopores na garupa e vende 500 cervejas. Tem lucro de R$1,00 por garrafa. Eu conheço uma senhora que é chamada para fazer tapioca no café da manhã de pelo menos três das centenas de casas alugadas, o que dá a ela uns R$400, ou uma feira boa pra família.


E tem a bodega, o armazem, o pastorador de carros, os apartamentos de aluguel, as casas de onde as famílias saem para alugar e o peixe, a lagosta, o camarão, o restaurante, por fim, toda uma cidade que se prepara para faturar um dinheirinho no carnaval. E não só, continua o comentarista para o repórter: - Olhe, nós temos um riquíssimo artesanato que vende horrores aos visitantes do carnaval. É que no carnaval não é só festa, não. É descanso também.  É relaxamento. Um paredão de tarde, um conjuntozinho de noite, umas duas ou três animações e isso não sai caro e promove a cidade sob o ponto de vista financeiro e turístico.
Ouvi isso de Icapui, da mesma forma de ouví de uma cidade grande que não liga a mínima para tais recomendações porque seus economistas conhecem o retorno que algo assim promove.
Carnaval pode, pelo visto, ser o substituto para a roça perdida com a seca, opina um outro que vai fazer uma festa de arromba no seu, dele, município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário