Cid Gomes nomeia 1.000 professores para rede pública estadual



O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), durante reunião com representantes da Apeoc. Durante a audiência foram discutidos temas relativos à educação e magistério.

O governador Cid Gomes nomeou mais 1.000 professores para a rede pública estadual. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (28), durante reunião com representantes da Apeoc, no Palácio da Abolição. Durante o encontro, foram discutidos vários temas referentes à educação e profissionais do magistério. Atualmente, a média salarial para o professor iniciante chega a R$ 2.546,00 sendo o segundo maior do Nordeste.

De acordo com dados da própria Apeoc, de 2011 a 2014 foram consideráveis os ganhos salariais da categoria. No período, os ganhos dos doutores chegou a 87%; entre os professores com graduação, 84%; dos mestres 64%; dos professores com especialização, 62% e os professores temporários tiveram evolução de ganho de 58%.

Entre os pontos levados pela entidade estavam a regulamentação do 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, publicação de processos de estabilidade, concessão de vale-alimentação para os professores temporários com 40 horas, implantação de uma Lei Estadual de aplicação dos Royalties do Pré-Sal e correção do PVR-Fundeb.

Sobre a publicação dos processos, o Governador assegurou que todos os processos estão sendo autorizados e publicados. Quanto à regulamentação do 1/3 extraclasse e a concessão do vale-alimentação para temporários, o processo está sendo concluído pela Procuradoria Geral do Estado. Já a implantação da Lei dos Royalties, Cid aprovou a sugestão e sugeriu que governadores, prefeitos, professores se juntassem na concretização da Lei Federal que se encontra no Supremo Tribunal Federal. Sobre a correção do PVR-Fundeb, o Governador disse que se reunirá com a secretária da Educação, Izolda Cela, na próxima segunda-feira (31), para ver o andamento da questão.

Estiveram também presentes na audiência o líder do Governo da Assembleia, deputado José Sarto; a deputada estadual Raquel Marques, e o deputado federal Artur Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário