Opinião

Coisas de sábado
By Wilson Ibiapina

NO CEARÁ É ASSIM...
Férias no Ceará. Beira do mar em Icaraí, Caucaia. Depois de uma manhã na praia e no sol, saímos à procura de comida e fomos bater no único restaurante da vila. Ficamos espantados quando vimos o comerciante, agindo sem o menor interesse em faturar. A Edilma, minha mulher, foi quem perguntou ao dono o que tinha para o almoço. Ela, que não é cearense, não acreditou no que ouviu como resposta:
-” Queira não. O cozinheiro faltou e quem está na cozinha é minha mulher. Ela não sabe cozinhar, não sabe fazer nada.”
 
Na mesma praia, presenciamos um turista paulista pedir 20 sanduíches pra viagem. O dono também desnorteou o freguês recém-chegado de uma cidade que privilegia o lucro: “-Home, isso dá muito trabalho. Leve o salame, compre o pão ali na padaria da esquina e faça sua merenda em casa.” O paulista foi embora sem entender nada.
Nos anos 60, estávamos com um grupo de amigos farreando na beira mar, em Fortaleza e fomos bater na colônia de férias do Sesi, em Iparana, em Caucaia. O dia amanhecendo, o porteiro avisou: só entra quem tá veraneando. Chama o chefe, pedi. E lá vem um major da reserva, ainda quase dormindo, de bermuda, esfregando os olhos. - Major, sou jornalista e estou aqui com esse grupo de colegas do Rio, São Paulo e Recife. “São meus convidados” e foi abrindo o portão. Fui fazendo a  apresentação: Paulo Sabóia, do Jornal do Brasil; Àlvaro Augusto, d' O Jornal, Augusto César, do Diário de Pernambuco; e foi faltando nomes de jornais. Ultima Hora, Gazeta, Diário de Pernambuco, Correio da Manhã.. e aí tive que apelar: “e aqui é o Nanã, engenheiro da terra”. Só não esperava a sinceridade dele; - “engenheiro, não macho. Faço o primeiro ano.”
Oscar Wilde dizia que “pouca sinceridade é uma coisa perigosa, muita sinceridade é absolutamente fatal”. Será sinceridade demais desse nosso povo? Juro que não sei se esse modo de agir é pura preguiça, malícia, ironia ou apenas a pura verdade dita com a simplicidade do povo do sertão. Só sei que no Ceará é assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário