Tráfico de pessoas é tema de palestras em duas escolas da rede pública de Fortaleza

Procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues conversou com cerca de 200 estudantes sobre o crime; Outras três escolas receberão as palestras na próxima semana
O enfrentamento ao tráfico de pessoas no Ceará e no Brasil foi tema de duas palestras proferidas nesta sexta-feira, 28 de março, pela procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF). Nas palestras, estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública de Fortaleza aprenderam sobre o assunto e puderam entender como o crime pode ser enfrentado.
 
O projeto faz parte da série "Diálogos da Cidadania", promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), e tem por objetivo conscientizar a população jovem da capital sobre a realidade do tráfico humano, sobretudo no período de Copa do Mundo, quando haverá maior fluxo de estrangeiros no Brasil.
 
Durante a conversa com os estudantes, a procuradora Nilce Cunha chamou a atenção dos jovens para o fato do tráfico de pessoas ser um crime praticado, quase sempre, por organizações criminosas. Também lembrou que os aliciadores costumam se tornar amigos ou pessoas próximas às vítimas. "O aliciador se torna amigo para tentar convencer de que a proposta dele é muito boa", advertiu.
 
No Colégio Jenny Gomes, no bairro Aerolândia, cerca de 100 alunos do Ensino Médio assistiram à palestra. Lizandra Azevedo, 17, aluna do 3º Ano, afirmou estar surpresa com os números apresentados pela procuradora. "Uma professora da escola já tinha falado com a gente sobre o tráfico de pessoas, mas eu pensei que eram poucas vítimas", disse.
 
Já no Liceu de Messejana, a estudante Jéssica Iris, 17, aluna do 3º Ano, contou já ter ouvido falar sobre o tráfico humano principalmente entre jovens que viajam em busca do sonho de ser atleta de futebol. "Achei a palestra muito útil para mostrar como isso pode estar perto da gente", avaliou.
 
Durante a palestra, os alunos aprenderam como denunciar e se proteger das quadrilhas de traficantes de seres humanos. Samuel Medeiros Lima, 16, aluno do 3º ano, gostou das informações sobre cuidados que devem ser tomados durante viagens ao exterior. "Eu aprendi que a gente deve guardar e ter cuidado para não perder nossos documentos", citou o estudante.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário