BNB vai regularizar crédito de produtores

O Banco do Nordeste (BNB) está realizando um trabalho em toda a sua área de atuação - nove estados nordestinos, além da região Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo -, a fim de comunicar aos produtores rurais que estão inadimplentes, como regularizar a sua situação, com amplo desconto no valor principal, mais prazo, carência e taxas de juros interessantes.
Isso porque, dos cerca de 900 mil clientes que estavam em débito com o banco no início deste ano, 652 mil já realizaram a regularização das suas dívidas com a instituição financeira, passando a ter o nome limpo e crédito na praça, inclusive com os demais bancos. Somente, no Ceará, 102.637 criadores e agricultores renegociaram suas dívidas, num total de R$ 688.379,00 e já podem voltar a realizar a tomada de empréstimos e investir na produção. Faltam, ainda, pouco mais de 40 mil, ou seja, um terço do total de 142 mil contratos inadimplentes.
De acordo com o presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza, os pequenos agricultores e agricultores familiares são aqueles que mais ficam preocupados, quando estão devendo ao banco. E eles sempre procuram uma maneira de liquidar estas dívidas, mas por falta de informação, às vezes não procuram a instituição financeira para tentar renegociar.
Através de instrumentos legais - Leis 12.249, 12.716 e 12.844, além das resoluções 4188-4189, 4211-4112 e 4250-4251 -, o banco já renegociou as dívidas de 652.922 produtores rurais, regularizando um total de R$ 4,52 bilhões. “Os agricultores não gostam de ficar devendo a ninguém. É provado que, quanto mais humilde, mais ele paga. E ninguém fica inadimplente porque quer. É bom salientar, ainda, que o banco suspendeu mais de 126 mil ações de execução, até 31 de dezembro deste ano, para que estas pessoas possam renegociar suas dívidas. Só aqui, no Ceará, são 38 mil”, disse.
OPORTUNIDADE
O presidente da instituição salientou, ainda, que se trata de uma grande oportunidade para que os agricultores e criadores, na área de atuação do BNB, regularizarem suas situações, até porque ninguém fica devendo porque quer. Entretanto, os dois últimos anos foram de estiagem, atrapalhando os resultados da colheita dos agricultores, bem como provocando perdas substanciais nos rebanhos da região Nordeste. “Estamos realizando uma divulgação maciça nos órgãos de imprensa, como jornais, televisões e rádios, a fim de alertar os agricultores e criadores em débito, sobre esta excelente oportunidade.
Afinal, eles poderão renegociar as dívidas com até 85% de desconto no valor principal, prazo de até dez anos para pagar, taxas de juros diferenciadas - variando de 0,5% ao ano (a.a.) para os agricultores familiares das faixas A e B (de menor renda, menos de um salário mínimo por mês), 1% a 2% a.a. para os outros integrantes do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a 3% a.a. para os demais produtores -, além de carência de até três anos para começar a pagar, a fim de que eles possam recuperar a sua capacidade produtiva para quitar suas dívidas”, ressaltou.
Outro ponto importante, destacado pelo presidente do BNB, que estava acompanhado do superintendente de Reestruturação de Ativos, Romildo Carneiro Rolim, e do diretor Financeiro e de Mercado de Capitais, Fernando Passos, é que este dinheiro que está sendo recuperado serve para disponibilizar novas e maiores linhas de crédito para eles próprios e outros produtores rurais. “É importante destacar que estes recursos recuperados retroalimentam o crédito.
Por isso, este trabalho é importante, porque além de regularizar sua situação, ainda joga mais recursos para a gente aplicar para eles mesmos e outros produtores”, afirmou Nelson de Souza. Além das agências do BNB, os produtores que estiverem inadimplentes ainda pode entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente e Informação ao Cidadão, através do telefone 0800-728-3030, que é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário