O leriado das sugestões é pra ganhar tempo, apostam aliados e nem tanto.


Aliados debatem sugestões com o Pros
Sem entrar na discussão sobre o nome do candidato à sucessão estadual, Pros tenta organizar um programa de governo com o objetivo de fazer um levantamento das propostas e sugestões apresentadas pelos aliados. Alguns partidos, porém, estão preocupados com a indefinição do cenário de indicação do candidato que terá as bençãos do governador Cid Gomes (Pros).
Se, por um lado, legendas como o PSD defendem o apoio incondicional, por outro, o discurso é de cobrança por mais espaço na aliança e no debate sobre o postulante ao cargo de governador. Outras siglas apresentam condicionantes diferentes para afirmar apoio ao Pros. Diante disso, o Pros iniciará, amanhã, uma série de reuniões. Para o presidente regional do Pros, Danilo Serpa, a tendência é buscar uma proximidade com as demais siglas, que defendem o apoio ao governador Cid Gomes. As ações das secretarias de Segurança Pública e Educação no Estado serão as primeiras áreas a serem discutidas.
Cid, porém, defende que a escolha de nomes só ocorrerá numa última etapa deste processo. Uma fonte ouvida pelo jornal O Estado afirmou que a indicação do postulante ao governo do Ceará deve seguir o estilo adotado para escolher o nome de Roberto Cláudio para a Prefeitura de Fortaleza, em 2012, onde cada partido apontou sua predileção. A definição do candidato ao Senado também deve sair de conversa entre os aliados. O deputado José Nobre Guimarães (PT) é o principal nome na disputa.
O PSD, segundo o deputado estadual Osmar Baquit, prepara-se para levar propostas para o encontro, Apesar disso, não soube informá-las por não fazer parte da comissão que trabalha as sugestões. Entretanto, disse que o partido espera a apresentação do nome do candidato para sentar e conversar sobre os diversos assuntos, inclusive sobre o programa de governo.
O deputado Lula Morais (PCdoB) também aguarda com expectativa a primeira discussão. Segundo destacou, o debate será importante para que, formalmente, cada partido apresente sua contribuição. Ele afirmou que, na educação, os trabalhos estão caminhando bem, uma vez que o Ceará elevou seus índices no Idec (Instituto de Desenvolvimento Educacional do Ceará) e transformou o Programa de Alfabetização na Idade Certa com uma referência nacional, sugerindo que, agora, a ideia é tornar mais célere a qualificação profissionais dos jovens.
Já na área da segurança pública, o deputado informa que o problema é mais complexo, porém, o PCdoB tem acompanhando os investimentos realizados pelo Governo do Estado e fazendo uma avaliação, sugerindo a aplicação de programas sociais em região de maior índice de violência.
ENGAVETADAS
O deputado Ely Aguiar (PSDC) tem, entretanto, outra avaliação. Ele declarou que não apresentará proposta durante o encontro do Pros, pois, segundo justificou, todo o seu mandato fez sugestão para área da segurança, como a criação do Batalhão de Divisas e Delegacia de Crimes Cibernéticos, mas todas foram engavetadas. “Não vou apresentar isso, porque o Governo já sabe. Fui sincero na reunião. O governador passou a vida inteira batendo bola com PMDB e PT e nunca olhou para os pequenos. Agora, que o PMDB pulou fora, tá olhando para os pequenos. O PT rachou”, disse.
SAIBA MAIS
Na semana passada, o Pros decidiu entrar no debate sobre sucessão estadual no Ceará e estabeleceu um calendário de discussão. Na próxima semana, serão realizados mais dois encontros para tratar sobre as áreas de saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico e geração de emprego. A segunda reunião ocorre no dia 3 de junho e a terceira no dia 5 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário