Ô país esculhambado!


Câmara aprova criação de cargos para a Copa

O governo teve sete anos para planejar a Copa. Mas ainda corre contra o relógio. Só nesta terça-feira (27), a 16 dias do pontapé inicial, a Câmara aprovou medida provisória que cria 100 cargos de direção, chefia e assessoramento numa área tão estratégica quanto a segurança. A proposta ainda precisa ser votada no Senado.
Os novos cargos serão abertos num órgão do Ministério da Justiça. Chama-se Sesge, Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Hoje, dispõe de 22 servidores. O governo chegou à conclusão de que é pouco. Justificou-se por escrito, na exposição de motivos da medida provisória.
“As ações de segurança sob responsabilidade da Sesge compreendem todos os serviços considerados essenciais nos grandes eventos, sejam eles policiais ou não, com finalidade de responder a qualquer incidente relevante ou outro acontecimento que coloque em risco a segurança da população em geral, dos convidados, das delegações e das comitivas.”
O texto aprovado pelos deputados classifica os cargos como “temporários”. Alega-se que serão extintos em 31 de julho de 2017, depois das Olimpíadas. Serão preenchidos por servidores deslocados de outras repartições, civis e militares. Os selecionados terão seus salários tonificados por comissão criada especialmente para os responsáveis pela segurança da Copa e da Olimpíada.
Pelas contas oficiais, a novidade vai custar algo como R$ 4 milhões por ano. O governo afirma que não haverá desembolso novo, porque foram extintas cerca 500 funções comissionadas. Meia verdade. Essas funções estavam vagas. E o contribuinte não gastaria nenhum tostão se elas continuassem assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário