Prefeitura de Fortaleza anuncia implantação de faixas exclusivas e ar-condicionado nos ônibus



Entre agosto de 2014 e julho de 2015 serão implantados mais de 122 km de faixas para circulação de ônibus, vans e táxis

O Prefeito Roberto Cláudio lançou, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24/7), o Programa de Implantação de Faixas Exclusivas de ônibus. Contida no Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), a medida visa garantir, entre agosto desse ano e julho de 2015, a priorização da circulação de ônibus, vans e táxis em mais de 15 das principais vias da cidade, totalizando 122 quilômetros. Até outubro de 2014, seis avenidas receberão as faixas exclusivas: Av. Carapinima, Av. da Universidade, Av. José Bastos, Av. Domingos Olímpio, Av. Antônio Sales e Av. Godofredo Maciel. Ao final de três meses estarão em operação 28,8 quilômetros das novas vias.

De acordo com o Prefeito, Fortaleza tinha apenas 15 km de faixas exclusivas para ônibus. Com a ação, passará a ter 137 km, aumentando em até 40% velocidade de circulação dos veículos e diminuindo o tempo de deslocamento dos passageiros. “As faixas aumentarão a fluidez do trânsito, dando prioridade ao transporte público na cidade. Somada ao Bilhete Único e à integração entre ônibus e vans, essa ação acabará gerando uma nova demanda para os ônibus em Fortaleza”, afirmou.

A escolha das vias selecionadas foi baseada em dois critérios: a estrutura viária e o fluxo de coletivos que transitam por elas. Todas as avenidas contam com pelo menos três faixas de circulação, viabilizando a implantação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Além disso, elas contam com um alto volume de ônibus e vans circulando diariamente. Nas avenidas Carapinima e Universidade, por exemplo, o fluxo chega a ser de 200 coletivos por hora.

O uso das faixas exclusivas será limitado para carros em trechos que variam de 100 a 300 metros, para conversões à direita e acesso a áreas comerciais e residenciais. A fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização, como explicou Luís Alberto Sabóia, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós implantamos a fiscalização eletrônica e já começamos a registrar os abusos e notificar, ainda orientando o usuário. Somente após mais 30 dias tem início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, disse.

Para garantir o início do funcionamento das faixas, as vias selecionadas receberão nova sinalização, equipamentos de fiscalização e novos abrigos nos pontos de parada, com cobertura metálica, nova iluminação e placas de orientação do percurso da linha. As medidas terão gasto estimado de R$ 70 mil a R$ 80 mil por quilômetro, totalizando até R$ 9,76 milhões.  

A Avenida José Bastos e a Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral) terão faixas exclusivas que serão, posteriormente, substituídas por corredores exclusivos de ônibus (localizados à esquerda do canteiro central).

Programa de Implantação de ar-condicionado nos Ônibus
Com o lançamento do Programa de Implantação de ar-condicionado nos ônibus, a Prefeitura estabelece o prazo de seis anos para que toda a frota de coletivos da cidade tenha esse dispositivo. A partir de dezembro deste ano, todo novo veículo adquirido pela frota deverá contar com ar-condicionado. A cada ano, pelo menos 12,5% da frota de ônibus serão substituídos por veículos com ar-condicionado.

 

Uma pesquisa realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza em 2013 apontou que 43% dos usuários de transporte público consideram ar-condicionado o principal atributo de conforto. Segundo Roberto Cláudio, a reposição da frota será gradual para não impactar negativamente no preço da tarifa e por não ser possível instalar ar-condicionado nos ônibus existentes, sendo necessária a troca por veículos que já tenham essa estrutura. “Nós cremos que dando mais rapidez o ônibus, reduzindo o tempo de espera e garantindo o conforto, nós damos ao cidadão a possibilidade de não usar o transporte privado, que engarrafa as vias e traz mais prejuízos à mobilidade urbana”.

Os primeiros veículos adquiridos iniciarão sua circulação nas vias onde foram implantadas as faixas exclusivas, como o Corredor Antonio Bezerra/Centro. Este será mais um benefício que será agregado às linhas a serem beneficiadas pelos programas anunciados.

Vias que receberão as faixas exclusivas até julho de 2015


1)      Av. da Universidade
2)      Av. Carapinima
3)      Av. José Bastos
4)      Av. Eng. Santana Júnior
5)      Av. W. Soares
6)      Av. da Abolição
7)      Av. Godofredo Maciel
8)      Av. Osório de Paiva
9)      Av. Bernardo Manuel
10)   Av. Pres. Castro e Silva
11)   Av. Cel. Matos Dourado
12)   Av. Alberto Craveiro
13)   Av. Raul Barbosa
14)   Av. Domingos Olímpio/Antônio Sales
15)   Av. Leste Oeste

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