ABRAÇA



ABRAÇA CAPACITA ORGANIZAÇÕES PARA DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO

Capacitar e fortalecer as organizações comunitárias de defesa de direitos das pessoas com Autismo no Brasil é o objetivo da oficina promovida pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA), com sede em Fortaleza. O evento acontece nos dias 27 e 28/08, quarta e quinta-feira, no Hotel Mistral e contará com a presença de representações de entidades do Ceará, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, além de representantes de órgãos de defesa de direitos. A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre a ABRAÇA e a Secretaria de Direitos Humanos do Gabinete da Presidência da República (SD H/PR).

No primeiro dia (27/08) haverá apresentação sobre a evolução de paradigma de Deficiência, para discutir os modelos de deficiência e sua repercussão na vida diária. Daí a importância de conhecer a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Obrigações do Estado e papel da Sociedade Civil, suas violações e as obrigações do Estado.

No segundo dia, (28/08), o tema será “Autismo enquanto deficiência no paradigma de Direitos Humanos”, focando na relação entre o Autismo e Direitos Humanos, seguido de discussão sobre “Proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas com Autismo”,
quando serão discutidos casos concretos e soluções com uma abordagem de direitos humanos. A ideia é instrumentalizar os participantes para visibilizar as violações de direitos de pessoas com autismo.

Segundo o presidente da ABRAÇA, Alexandre Mapurunga, o papel dos governos de todas as esferas é importante na implementação de políticas públicas inclusivas para pessoas com autismo. “A sociedade justa e igualitária que queremos não tolera discriminação e respeita o jeito de ser dos autistas. Com leis, políticas e práticas inclusivas, vamos continuar conquistando e transformando os espaços para as pessoas com autismo e suas famílias”, afirma. A médica Fátima Dourado, pediatra e psiquiatra da Infância e da Adolescência e diretora técnica da ABRAÇA, falará sobre a sua experiência na Casa da Esperança, da qual é presidente e mãe fundadora.

Além deste encontro, a ABRAÇA realizará mais 4 oficinas, contemplando as cinco regiões do país, para promover a articulação em rede das organizações e grupos ligados à defesa de direitos das pessoas com autismo, capacitando as lideranças locais nas estratégias de defesa de direitos de pessoas com Autismo, na perspectiva da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Também será instituída uma “Rede de Direitos Humanos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo”, estimulando a atuação das organizações como núcleos de promoção e defesa desses direitos, com a tarefa de aconselhar, orientar, acolher e encaminhar denúncias e casos de violação de direitos afetos à CDPD.

A ABRAÇA foi criada em 2008 com finalidade defender os direitos e promover a cidadania plena das pessoas com autismo e de suas famílias, numa perspectiva inclusiva. Tem assento na Rede Latino-Americana de Organização de Pessoas com Deficiência e suas famílias (RIADIS). No Ceará, congrega a Casa da Esperança, Fundação Projeto Diferente, Centro de Inclusão e Apoio a Pessoa Autista de Pacatuba (CIAPA) e Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sobral (APASO). Estima-se que 1% da população mundial possua Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em algum nível, o que pode significar que o Brasil tenha cerca de dois milhões de pessoas com Autismo. Mais de 400 autistas recebem acompanhamento em instituições especializadas no Estado.

Mais informações:
Local - Hotel Mistral, na Rua Dep. Moreira da Rocha, 504,  Meireles
Contatos:
Alexandre Mapurunga: (85) 8191-3872 / 97603180
Rafael Souza: (85) 9630-0900 (assessor jurídico)
Sônia Oliveira: (85) 9649-4306
Tereza Sandes: (85)8683-7651

Assessoria de Imprensa
Jorn. Angela Marinho (MTb CE686JP)
(85) 8842-3628
angelamarinho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário