Mello Mourão, um cearense que sabia ler. E escrever.


Câmara entrega o título de cidadão a Gerardo Mello Mourão (in memoriam)

GerardoA Câmara Municipal de Fortaleza concedeu nesta quinta-feira (25) em sessão solene, o Título de Cidadão de Fortaleza ao poeta Gerardo Majella Mello Mourão (in memoriam). A homenagem foi proposta pelo vereador João Alfredo (PSOL) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. A sessão contou com as presenças da filha do homenageado, Barbara Junqueira Ayres; o deputado federal Mauro Benevides, do secretário da Regional IV, da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Aírton Mourão; Paulo Ferdinando de Melo, professor da UECE; Salete Mourão, vice-prefeita de Ipueiras, terra natal do homenageado.
O deputado federal Mauro Benevides, contemporâneo de Mourão, destacou que o poeta engrandeceu a cultura cearense. “Como poliglota, reconhecido em todo o mundo, por sua verve literária e poética, conseguiu transmitir aos filhos muitos dos seus dons. “Um dos seus filhos, hoje dirige o Instituto Rio Branco, o embaixador Gonçalo Barros Carvalho de Melo Mourão. Sua performance demonstra a herança cultural herdada de seu pai. Hoje, a bibliografia de Mello Mourão está sendo reunida. Ele foi um cidadão de muitos mundos, mas nunca esqueceu o seu Ceará. Essa aureola que hoje a Câmara concede, faz juz a esse homem que pode ser considerado um dos cearenses mais proeminentes da história por sua vida voltada para a cultura do país”.
Em seguida, o vereador João Alfredo saudou o homenageado. Segundo ele, Gerardo de Mello Mourão causa fascínio tanto por suas obras como por sua própria vida. “Ele foi preso na ditadura de Vargas por opção pelo integralismo e de ser falsamente acusado de apoiar os nazistas e pela ditadura militar, quando foi acusado de ser a favor dos comunistas. Ele falava que o que o movia era a justiça social. Algo que era muito presente nas obras dele e o amor pelo Brasil. Acho que a inquietude dele foi a força motriz de sua atuação. Ele dizia que quando fazia política estava cometendo adultério, pois sua vida era a poesia e a literatura. Era um intelectual que não vivia isolado. Ele se preocupou com seu tempo” asseverou.
Alfredo destacou que Mello, foi deputado federal por Alagoas e sofreu na própria pele a repressão de duas ditaduras. “Outra coisa que me chama atenção nele é que não há contradição no bairrismo e no universal. Tinha sua raiz no sertão, mas era um homem do mundo. Tinha amigos como Neruda, mas nunca perdeu a sua cearensidade. Estava vendo uma entrevista quando ele dizia que a homenagem mais importante que ele recebeu foi o título de cidadão de Crateús.
“Ele deixa uma obra e uma poesia que é um marco; “A Invenção do Mar”, onde ele faz referencia a toda uma saga dos portugueses que aqui vieram e se instalaram e mostra como a formação do Brasil começa no Nordeste. Faz referencia à guerrilha de Guararapes. Prestar uma homenagem a quem foi tão homenageado em vida, é afirmar o orgulho de se ter entre nós, mesmo que não esteja vivo, sua obra que fica para as novas gerações”.
Em seguida, foi feita a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza (in Memoriam) ao poeta Gerardo Majella de Mello Mourão, que foi recebido por sua filha Bárbara Junqueira Vaz. Em seu discurso de agradecimento, Bárbara destacou a presença do deputado federal Mauro Benevides, que acompanhou a trajetória de seu pai. “O conheci rapaz e eu menina ainda. Quero agradecer ainda o vereador João Alfredo por essa homenagem. Você conseguiu sintetizar muito bem o que meu pai pensava. Os dois mundos que ele vivia. Realmente você compreendeu o poeta. Ao jornalista Carlos Martins também agradeço pela lembrança e por ter nos encontrado no Rio de Janeiro. Enfim, agradeço também pela presença dos meus primos de Ipueiras e de Fortaleza todos oriundos da raiz sertaneja da família Mourão”, finalizou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário